segunda-feira, 4 de junho de 2018

Liturgia do dia 29/05/2018


Liturgia do dia 29/05/2018


Leituras
1Pd 1,10-16
Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R/. 2a)
Mc 10,28-31

8ª Semana do Tempo Comum

Terça-Feira

Primeira Leitura: 1Pd 1,10-16

Caríssimos: 10 Esta salvação foi objeto das atenções e investigações dos profetas, ao vaticinarem sobre a graça destinada a vós. 11 Indagavam o tempo e as circunstâncias a que se referia o Espírito de Cristo que, habitando neles, atestava com antecedência os padecimentos reservados a Cristo e as glórias que lhes sobreviriam. 12 Foi-lhes revelado que propunham não a si próprios, mas a vós, estes mistérios que agora vos têm sido anunciados por aqueles que vos evangelizaram, movidos pelo Espírito Santo enviado do céu. São verdades que até os anjos gostariam de aprofundar. Suas exigências de santidade. 13 Preparai-vos, pois, espiritualmente para vossa caminhada. Sede sóbrios e esperai plenamente na graça que vos será trazida pela revelação de Jesus Cristo. 14 Como filhos obedientes, não sigais as paixões de outrora, quando éreis ignorantes. 15 Sede santos em toda a vossa conduta, assim como é santo Aquele que vos chamou. 16 Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. 


Salmo: Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R/. 2a)

R. O Senhor fez conhecer seu poder salvador, perante as nações.

1 Entoai ao Senhor cântico novo, que ele fez maravilhas! Sua mão poderosa e braço santo valeram-lhe a vitória.

2 Revelou o Senhor o seu auxílio, sua justiça aos povos. 3 De seu fiel amor ele lembrou-se, em favor de Israel.

Os extremos da terra contemplaram nosso Deus a salvar-nos. 4 Aclamai o Senhor, ó terra inteira, com cânticos e música!

Evangelho: Mc 10,28-31

Naquele tempo:28 Pedro então começou a dizer: “Nós abandonamos tudo e estamos te seguindo!”.29 Por isso Jesus afirmou: “Eu vos declaro esta verdade: ninguém que deixar uma casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou terras por causa de mim e do Evangelho, 30 ficará sem receber, já agora, no presente, cem vezes mais em casas, em irmãos, em irmãs, em mães, em filhos, em terras, e também perseguições, e, no mundo futuro, a vida eterna. 31 Muitos que agora são os primeiros se tornarão os últimos e os últimos se tornarão os primeiros”.

Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus. São Paulo, Edições Loyola, 2016.

Boa Nova para cada dia


"Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de Mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida ... e no mundo futuro a Vida Eterna" (Mc 10,29-30).

No Evangelho vemos Jesus prosseguir em seu ensino sobre a recompensa que terão os que O seguirem nesta vida terrena. O Evangelho de São Marcos que lemos hoje é muito claro. Jesus não recompensa com pouco. Ele dá tudo o que merece quem O segue neste mundo. Mas, ainda muito mais, o que neste mundo procurava o homem rico. Jesus nos oferece no mundo futuro a Vida Eterna" (Mc 10,30d).

A esta altura, pensamos: pena que aquele homem rico não ouviu a pergunta de São Pedro e a resposta de Jesus. São Pedro, de fato, disse a Jesus: "Eis que nós deixamos tudo e Te seguimos". E Jesus então revelou o prêmio que Deus Pai tinha reservado aos que mereceriam a Vida Eterna por tê-lo seguido, por ter com Ele padecido, com Ele ter anunciado o Reino de Deus e ter iniciado a Sua Igreja neste mundo.

Para nós, cristãos do século XXI, Jesus nos promete o mesmo que prometeu a seus apóstolos? Sem dúvida. Desde que sigamos seu conselho de nos distanciarmos da ambição dos bens materiais deste mundo, mereceremos os bens celestes no mundo da eternidade com Ele.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário