terça-feira, 19 de junho de 2018

Liturgia do dia 22/06/2018


Liturgia do dia 22/06/2018


Leituras
2Rs 11,1-4.9-18.20
Sl 131(132),11.12.13-14.17-18 (R/. 13)
Mt 6,19-23

11ª Semana do Tempo Comum

Sexta-Feira

Primeira Leitura:2Rs 11,1-4.9-18.20

Naqueles dias: 1 Atalia, mãe de Ocozias, sabendo que o filho morrera, pôs-se a exterminar toda a descendência real. 2 Josabet, porém, filha do rei Joram e irmã de Ocozias, tomou Joás, filho de Ocozias, e o tirou do meio dos filhos do rei que estavam sendo mortos: ocultou-o com a ama no quarto dos leitos. Furtou-o aos olhos de Atalia, e não foi posto à morte. 3 Permaneceu escondido com Josabet no Templo de Javé, durante seis anos, enquanto Atalia reinava no país.4 No sétimo ano, porém, Joiada mandou procurar os centuriões dos caritas e dos guardas, e os introduziu junto de si no Templo de Javé. Fez com eles um pacto sob juramento, mostrando-lhes o filho do rei. 9 Os centuriões fizeram tudo o que lhes ordenara o sacerdote Joiada. Cada um tomou os seus homens, tanto os que entravam de serviço no sábado como os que saíam, e vieram para junto do sacerdote Joiada. 10 O sacerdote entregou aos centuriões as lanças e os escudos do rei Davi que se achavam no Templo de Javé. 11 Os guardas, de armas na mão, se postaram desde o lado sul do Templo até o lado norte do Templo, rodeando o altar e o Templo, para proteger o rei. 12 Joiada, o Sacerdote, trouxe o filho do rei, impôs-lhe o diadema e lhe entregou o documento de estipulação da aliança. Estabeleceram-no rei e o ungiram, e batendo palmas gritaram: “Viva o rei!”.13 Ao ouvir as aclamações do povo, Atalia encaminhou-se para a multidão no Templo de Javé. 14 E viu o rei de pé sobre o estrado segundo o costume; junto ao rei estavam os chefes e os trombetas e todo o povo exultando de alegria, e tocavam-se as trombetas. Atalia rasgou suas vestes, exclamando: “Traição! Traição!”. 15 O sacerdote Joiada ordenou então aos centuriões que estavam à frente do exército: “Arrastai-a para fora do recinto, e, se alguém a seguir, matai-o com espada!”. Porque o Sacerdote dissera: “Que não haja morte no templo de Javé”. 16 Agarraram- na e, levada pela Entrada dos cavalos até o palácio real, ali a mataram. 17 Joiada concluiu uma aliança entre Javé, o rei e o povo, pela qual este se obrigava a ser o povo de Javé; fez também o mesmo entre o rei e o povo. 18 Foi, então, todo o povo do país ao templo de Baal, e o demoliu, destruiu totalmente seus altares e suas imagens, e tirou a vida a Matan, sacerdote de Baal, diante dos altares. Após ter colocado guardas no Templo de Javé. 20 Alegrou-se todo o povo, e a cidade se manteve calma. Atalia, entretanto, fora morta à espada no palácio real.
Salmo: Sl 131(132),11.12.13-14.17-18 (R/. 13)
R. O Senhor preferiu Jerusalém por sua morada.
11 Disse o Senhor a Davi (não falha o seu juramento):“Fruto das tuas entranhas colocarei no teu trono.

12 Se fiéis forem teus filhos às minhas leis e aliança, os filhos seus igualmente no meu trono hão de sentar-se”.

13 Pois o Senhor quis Sião, por morada ele a escolheu: 14 “Meu repouso é para sempre, é o lugar que eu desejei.

17 Aqui farei florescer para Davi forte herdeiro. E acenderei uma lâmpada que ao meu Ungido ilumine. 18 Porém a seus inimigos revestirei de vergonha, enquanto em sua cabeça fulgirá seu diadema!”.
Evangelho: Mt 6,19-23

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 19 Não junteis para vós tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões penetram para roubar. 20 Mas acumulai para vós tesouros no céu, onde nem traça nem ferrugem os consomem, e onde os ladrões não penetram para roubar. 21 Porque, onde estiver o teu tesouro, ali estará também o teu coração. 22 Teus olhos são como uma lâmpada para o corpo. Se, pois, teus olhos estão bons, todo o teu corpo estará na luz. 23 Mas se teus olhos estão doentes, todo o teu corpo estará em trevas. E se a luz que está em ti são trevas, como serão grandes essas trevas!
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Juntai para vós tesouros no céu” (Mt 6,20b).
Notemos como Jesus vai aos poucos ensinando seus discípulos a orientarem todas as suas orações, propósitos de vida e hábitos espirituais todos eles voltados para Deus.Não que os discípulos não soubessem que um fiel judeu devia ser assim.
O que Jesus lhes ensina é uma nova maneira do ser fiel a Deus. Uma maneira firme porque a mais correta e a melhor que possa existir.
Desta vez Jesus combate toda forma de egoísmo que a avareza pode criar.
Há pessoas que pensam somente nos bens da terra.
Juntam para si riquezas como se por meio delas pudessem prolongar seus dias de vida ou nelas encontrar a felicidade.
Com os discípulos não deve ser assim.Os discípulos devem juntar tesouros no céu.
O que isto quer dizer?
Tesouros no céu são os talentos recebidos de Deus na terra, multiplicados como Deus deseja.
Não se deve receber a Graça de Deus em vão. Uma vez recebida, nossa correspondência a ela deve ser plena: não em nosso benefício egoísta, mas para o bem dos mais necessitados.
Os tesouros no céu são nossas obras:
de caridade,
de perdão,
de oração no silêncio do coração e em presença de Deus,
de nossos jejuns como oração autêntica agradável ao Pai celeste,
e tudo o mais que o Espírito Santo nos inspirar como vontade divina.
Tudo isto Jesus já tinha ensinado aos discípulos de alguma maneira.
Pelo Evangelho nós as aprendemos.
E juntamos um tesouro no céu, como Jesus ensinou e desejou de cada um de nós.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário