segunda-feira, 4 de junho de 2018

Liturgia do dia 01/06/2018


Liturgia do dia 01/06/2018

Leituras
1Pd 4,7-13
Sl 95(96),10.11-12.13 (R/. 13b)
Mc 11,11-26

8ª Semana do Tempo Comum

Sexta-Feira

Primeira Leitura: 1Pd 4,7-13

Caríssimos: 7 O fim de todas as coisas está próximo. Sede, pois, sensatos e vigiai na oração. 8 Sobretudo, amai-vos constantemente uns aos outros, porque “a caridade encobre uma multidão de pecados”. 9 Praticai a hospitalidade reciprocamente sem murmurar. 10 Cada qual use o dom recebido a serviço dos outros, como bons administradores da multiforme graça cie Deus. 11 Se alguém fala, que fale como se fossem palavras de Deus; se alguém serve, que sirva como quem se vale de um poder que Deus lhe deu, para que em tudo Deus seja glorificado, graças à mediação de Jesus Cristo. A ele a glória e o poder, pelos séculos dos séculos. Amém! Coragem e alegria cristã na perseguição. 12 Caríssimos, não estranheis o fogo da provação que serpeia entre vós. Portaivos como se nada houvesse acontecido de extraordinário. 13 Antes, alegrai-vos na medida em que participais dos sofrimentos de Cristo. Haveis de exultar jubilosos também na manifestação de sua glória.

Salmo: Sl 95(96),10.11-12.13 (R/. 13b)

R. O Senhor vem julgar nossa terra.

10 Dizei entre as nações: “Reina o Senhor!”. Jamais vacila o mundo que firmou, ele governa os povos com justiça.

11 Rejubilem-se os céus, exulte a terra; aplauda o mar com tudo que contém! 12 Os campos com seus frutos rejubilem, as árvores exultem nas florestas.

13 Em face do Senhor exultem todos, porque ele vem para reger a terra. Governará o mundo com justiça, aos povos regerá com lealdade.

Evangelho: Mc 11,11-26

11 Jesus, chegando a Jerusalém, entrou no Templo. Depois de ter examinado tudo, como já era tarde, saiu com os Doze para Betânia. 12 No dia seguinte, quando deixaram Betânia, teve fome. 13 Viu de longe uma figueira coberta de folhas, e foi ver se encontrava alguma coisa. Mas, chegando perto, só encontrou folhas, porque não era a época dos figos. 14 E disse-lhe: “Que nunca mais alguém coma dos teus frutos!”. E seus discípulos ouviram isto. Expulsão dos vendedores do Templo. 15 Chegam a Jerusalém. Entrando no Templo, Jesus começou a expulsar os que vendiam e compravam dentro do Templo. Derrubou as mesas dos cambistas e os bancos dos vendedores de pombas. 16 Não consentia também que ninguém atravessasse o Templo carregando objetos. 17 E os instruía, falando: “Por acaso não está escrito: Minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? Mas vós fizestes dela um antro de ladrões!”. 18 Os sacerdoteschefes e os mestres da lei vieram a saber isto. Procuraram então um modo de fazê-lo morrer, porque o temiam, visto que todo o povo estava entusiasmado com o seu ensino. 19 Quando caiu a noite, eles se retiraram para fora da cidade. 20 Quando, na manhã seguinte, passaram por lá, viram que a figueira tinha secado, até as raízes. 21 Pedro se lembrou e disse a Jesus: “Olha,Rabi: a figueira, que amaldiçoaste, ficou seca!”. 22 Jesus respondeu: “Tende fé em Deus! 23 Eu vos declaro esta verdade: se alguém ordenar a este monte: ‘Levanta-te, joga-te no mar!’, sem duvidar no seu coração, mas crendo que se cumprirá a sua palavra, ele o conseguirá. 24 Por isso vos declaro: tudo o que pedirdes na oração, crede que certamente o recebereis e vos será concedido. 25 E, quando ficais de pé para rezar, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai que está no céu perdoe também vossos pecados”. 26 Mas se não perdoardes, tampouco vosso Pai vos perdoará vossas faltas

Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus. São Paulo, Edições Loyola, 2016.

Boa Nova para cada dia
"... tudo o que pedirdes na oração, acreditai que já o recebestes, e assim será" (Mc 11,24).

Vamos considerar o que acontece quando fazemos a Deus nossas orações, conforme Jesus ensinou e conforme o entendemos com nossa limitada compreensão. 

De fato é limitada nossa compreensão sobre o que Deus realiza quando a Ele apresentamos nossas orações.

De modo geral achamos que podemos pedir a Deus tudo o de que precisamos.

Mas achamos que Deus pode demorar a nos responder, ou pode não querer nos atender, ou ainda, que não nos atenderá jamais por motivos que não conhecemos. 

Mas estejamos atentos ao que Jesus nos ensina neste Evangelho.

Ele é direto em sua afirmação:

- "... acreditai que já o recebestes..." 

- "... e assim será". 

Isto é, assim será se o que pedimos a Deus não vai contra Sua vontade com sabedoria maior do que a nossa e não vai contra nossa Salvação eterna.

Muitas vezes Deus não nos concede o que pedimos. 

Como entender este procedimento de Deus?

A verdade é que Deus sabe muito melhor do que nós o que precisamos. Ele nos antecede com seu amor de Pai, seja nos concedendo imediatamente, seja protelando o atendimento de nosso pedido, porque sabe que outra ocasião será melhor para nossa Salvação. O procedimento dos pais humanos é útil para entender o de Deus: nem sempre os pais podem dar aos filhos o que estes lhes pedem. Poderão dar-lhes em outra ocasião, mais apropriada e certa. Ou, em outros casos, não darão nada do que os filhos pedirem, porque sabem que somente lhes fariam mal. Assim Deus também não nos dá o que atrapalha nossa Salvação eterna.

Como não conseguimos penetrar no mistério da vontade de Deus, permanecemos na esperança de sermos atendidos, fundamentados na nossa fé e na esperança da Vida Eterna. 

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário