terça-feira, 19 de junho de 2018

Liturgia do dia 19/06/2018


Liturgia do dia 19/06/2018


Leituras
1Rs 21,17-29
Sl 50(51),3-4.5-6a.11.16 (R/. cf. 3a)
Mt 5,43-48

11ª Semana do Tempo Comum

Terça-Feira

Primeira Leitura: 1Rs 21,17-29

Após a morte de Nabot,17 A palavra de Javé foi dirigida nestes termos a Elias, o Tesbita: 18 “Levanta-te, e vai ao encontro de Acab, rei de Israel, em Samaria, eis que ele está na vinha de Nabot, para onde foi a fim de tomar posse dela. 19 E tu lhe dirás: ‘Assim fala Javé: tu assassinas, e ainda por cima vens usurpar! Por isso assim fala Javé: no mesmo lugar onde os cães lamberam o sangue de Nabot, os cães lamberão também o teu sangue!’”. 20 Acab disse a Elias: “Então me apanhaste, meu inimigo!”. Elias respondeu: “Sim, apanhei-te porque tu te vendeste para fazer o mal aos olhos de Javé. 21 Eis que eu trarei desgraça sobre ti e varrerei a tua descendência, eliminando todos os homens da casa de Acab em Israel, livres ou escravos. 22 Procederei com tua casa como procedi para com a de Jeroboão, filho de Nabat, e para com Baasa, filho de Aías, pois provocaste a minha cólera, induzindo Israel a pecar”. 23 E também a respeito de Jezabel Javé falou, dizendo: “Os cães devorarão Jezabel fora dos muros de Jezreel. 24 Os da família de Acab que morrerem dentro da cidade, os cães os devorarão; os que morrerem no campo, as aves do céu os comerão”. 25 Pois jamais houve quem procedesse tão perversamente como Acab, fazendo o mal aos olhos, de Javé, pois sua mulher Jezabel o seduziu. 26 Procedeu de modo extremamente abominável, cultuando os ídolos, como os amorreus que Javé expulsou diante dos filhos de Israel. 27 Ao ouvir as palavras de Elias, Acab rasgou as vestes, colocou um saco no corpo, e jejuou; dormia vestido de saco e andava a passos lentos. 28 E a palavra de Javé foi dirigida a Elias, o Tesbita, nestes termos: 29 “Vês como Acab se humilha diante de mim? Porque ele se humilhou diante de mim não mandarei a desgraça enquanto ele viver: só nos dias de seu filho é que enviarei a desgraça sobre a sua casa”
Salmo: Sl 50(51),3-4.5-6a.11.16 (R/. cf. 3a)
R. Misericórdia, ó Senhor, porque pecamos!
3 Deus, tem pena de mim no teu amor, teu grande amor apague o meu pecado! 4 Lava completamente a minha culpa, de toda iniquidade purifica-me!

5 Pois eis, eu reconheço a minha falta, meu pecado está sempre à minha frente. 6a Foi contra ti somente que eu pequei e fiz o que era mau ante os teus olhos.

11 Desvia o teu olhar do meu pecado, apaga inteiramente as minhas culpas.

16 Deus que me salvas, livra-me da morte, exulte a minha língua, porque és justo.
Evangelho: Mt 5,43-48

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43 Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. 44 Mas eu vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem; 45 deste modo vos mostrareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque faz raiar o sol sobre os bons e os maus, e chover sobre os justos e os injustos. 46 Pois, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Acaso os desprezados cobradores de impostos não fazem também assim? 47 E, se cumprimentardes somente a vossos irmãos, que fareis de especial? Acaso os pagãos não fazem a mesma coisa? 48 Portanto, sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“... se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? ”. (Mt 5,46ab).
Jesus continua, neste Evangelho, a nos dar lições que, de início nos parecem muito exigentes.
Porém estas lições não devem ser consideradas apenas quando essas dificuldades aparecem. São para serem consideradas pelo efeito maravilhoso que produzem dentro de nós, porque dentro de nós está o Reino de Deus.Para pessoas próximas de Deus e de Jesus Cristo, estas exigências são cumpridas com bastante facilidade, uma vez que estas pessoas pautam suas existências pelo Amor a Deus. E, quando se ama a Deus, o que Ele nos pede é causa de alegria, um privilégio, porque somos objeto de Sua atenção divina.
Se não nos vemos nestas condições espirituais necessárias para cumprir o que Jesus pede de nós, é nosso dever insistir em nossas orações para que Ele nos modifique, e nos faça viver na alegria verdadeira que é o cumprimento das vontades divinas.
Nada mais no mundo merece nossa maior atenção.
Não nos esqueçamos que separados de Deus sempre somos perdedores.
Mas em união com Ele sempre somos vencedores. É deste modo que conseguimos amar também os que não nos amam.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário