terça-feira, 19 de junho de 2018

Liturgia do dia 23/06/2018


Liturgia do dia 23/06/2018


Leituras
2Cr 24,17-25
Sl 88(89),4-5.29-30.31-32.33-34 (R/. 29a)
Mt 6,24-34

11ª Semana do Tempo Comum

Sábado

Primeira Leitura: 2Cr 24,17-25

17 Depois da morte de Joiada, os chefes de Judá vieram prosternar-se diante do rei; e o rei os ouviu. 18 Abandonaram a Casa de Javé, Deus de seus pais, para prestar culto às imagens e aos ídolos. A cólera de Javé atingiu Judá e Jerusalém, por causa dessa infidelidade do povo. 19 Para fazê-los voltar a ele, Javé enviou, para o meio deles, profetas que dessem testemunho no meio deles, mas eles não os ouviram. 20 O espírito de Deus veio sobre Zacarias, filho do sacerdote Joiada, que se pôs diante do povo e disse: “Assim diz Deus: ‘Por que transgredis os mandamentos de Javé, para não prosperar? Por terdes abandonado a Javé, ele vos abandona também!’”. 21 Conspiraram contra ele e o apedrejaram no adro da Casa de Javé, por ordem do rei. 22 O rei Joás não se lembrava da afeição que lhe havia dedicado Joiada, pai do profeta, e matava seu filho! Este disse ao morrer: “Que Javé veja, e peça contas!”. Os arameus e o fim de Joás. 23 No ano seguinte, o exército dos arameus subiu contra Joás e veio a Judá e a Jerusalém. Exterminaram, entre o povo, todos os chefes do povo, e enviaram todo o seu saque ao rei de Damasco. 24 O exército dos arameus veio com poucos homens, mas Javé entregou em suas mãos um exército numeroso, porque haviam abandonado a Javé, Deus de seus pais. E os arameus executaram o julgamento contra Joás. 25 Quando eles se retiraram, deixaramno às voltas com grandes sofrimentos; seus servidores conspiraram contra ele, por causa do sangue dos filhos do sacerdote Joiada; feriram-no em seu leito, e ele morreu. Foi sepultado na Cidade de Davi, mas não foi enterrado no sepulcro dos reis.
Salmo: Sl 88(89),4-5.29-30.31-32.33-34 (R/. 29a)
R. Guardarei eternamente para ele a minha graça!
4 Firmei com o meu eleito uma aliança, e jurei a Davi, meu servidor: 5 ‘Eterna hei de fazer tua linhagem, Firme o teu trono pelas gerações!’.

29 dar-lhe-ei para sempre a minha graça, com ele manterei minha aliança; 30 farei eterna a sua descendência, farei seu trono como o firmamento.

31 Se seus filhos deixarem minha lei, não quiserem seguir os meus preceitos; 32 se acaso violarem meus decretos e não guardarem mais meus mandamentos,

33 punirei com flagelos o seu crime, com varas punirei o seu pecado; 34 mas nunca os privarei da minha graça, nem à fidelidade faltarei!
Evangelho: Mt 6,24-34

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 24 Ninguém pode servir a dois patrões, porque odiará a um e amará ao outro, ou se afeiçoará ao primeiro e desprezará o segundo. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.25 Por isso vos digo: não estejais preocupados, em relação à vossa vida, com o que haveis de comer [e beber], nem em relação ao vosso corpo, com o que haveis de vestir. Porventura não vale a vida mais que o alimento, e o corpo mais que a roupa? 26 Olhai as aves que voam no céu: não semeiam o grão, nem colhem, nem acumulam a colheita nos celeiros; pois o vosso Pai celeste lhes dá de comer. Acaso não valeis muito mais do que elas? 27 Quem dentre vós, à força de preocupações, pode prolongar um pouco mais a sua própria vida? 28 E quanto à roupa, por que vos preocupais? Observai como crescem as flores dos campos. Não se cansam em fiar para sua roupagem. 29 Mas eu vos digo que nem Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como uma delas. 30 Se, então, Deus assim reveste a planta que hoje está no campo, mas amanhã é lançada ao fogo, quanto mais a vós, homens pobres de fé? 31 Portanto, não vos preocupeis, dizendo: Que havemos de comer? Que havemos de beber? Com que havemos de nos vestir? 32 São os pagãos que se preocupam com todas estas coisas. Ora, vosso Pai celeste bem sabe que precisará de tudo isto. 33 Portanto, acima de tudo tende todo o interesse pelo Reino e pela justiça de Deus, e todas estas coisas vos serão dadas a mais. 34 Não vos preocupeis, então, com o dia de amanhã, porque o dia de amanhã trará consigo suas próprias preocupações. A cada dia bastam as suas penas.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
A beleza do Evangelho de hoje está na poesia e sabedoria com que Jesus ensina seus discípulos.
É neste Evangelho que Jesus ensina os discípulos a não servirem ao dinheiro em vez de servirem a Deus (Mt 6,24).
É aqui que Jesus nos manda confiar absolutamente na providência divina, sem nos preocuparmos com o que precisaremos comer ou beber (Mt 6,25).
Também é aqui que Jesus nos ensina que não nos devemos preocupar com o que precisaremos vestir(Mt 6,28).
E mais ainda:
- Jesus diz que tais preocupações são as dos pagãos, que não conhecem o Deus Pai
- que está no céu,
- que nos dá o pão de cada dia,
- perdoa nossos pecados,
- não nos deixa cair em pecado
- e nos livra de todo o mal,
- porque Dele é o Reino e a Glória (Mt 6,13).

P
or Pai temos o Pai de Jesus. Do que teremos medo? Por qual motivo teremos incertezas quanto a nosso futuro?
Experimentemos a Providência divina nos momentos de nossas inseguranças. É desta maneira que aprendemos a depositar só em Deus nossa completa confiança.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário