segunda-feira, 4 de junho de 2018

Liturgia do dia 30/05/2018


Liturgia do dia 30/05/2018


Leituras
1Pd 1,18-25
Sl 147(147B),12-13.14-15.19-20 (R/. 12a)
Mc 10,32-45

8ª Semana do Tempo Comum

Quarta-Feira

Primeira Leitura: 1Pd 1,18-25

Caríssimos:18 Já o sabeis: fostes resgatados de vossa vida fútil, herança dos antepassados, não por valores perecíveis, prata ou ouro, 19 mas pelo sangue precioso de Cristo, o Cordeiro imaculado, sem mancha, 20 que, predestinado já antes da criação do mundo, se manifestou no final dos tempos por amor de vós. 21 É por ele que tendes fé em Deus, que o ressuscitou dos mortos e o glorificou. Desta maneira vossa fé e esperança estão em Deus. E de sincero amor fraterno. 22 Depois de terdes purificado, em obediência à verdade, as vossas almas para um amor fraternal sincero, amai-vos uns aos outros de coração puro e incessantemente. 23 Com efeito, renascestes de um germe não corruptível, mas incorruptível, mediante a Palavra de Deus, viva e permanente. 24 Pois toda a carne é como o feno, e toda sua glória, como a flor de feno. Secou-se o feno e sua flor murchou, 25 porém a Palavra do Senhor permanece eternamente. Esta é a Palavra que vos foi anunciada.

Salmo: Sl 147(147B),12-13.14-15.19-20 (R/. 12a)

R. Glorifica ao Senhor, Jerusalém,

12 (1) Glorifica ao Senhor, Jerusalém, Sião, canta louvores ao teu Deus. 13 (2) Firmou de tuas portas os ferrolhos, abençoou teus filhos no teu seio.

14 (3) Ele garante a paz para o teu solo e com a flor do trigo te alimenta. 15 (4) Ele transmite à terra as suas ordens, logo corre veloz sua palavra.

19 (8) Revelou a Jacó sua palavra, suas leis e preceitos a Israel. 20 (9) Com nenhum outro povo agiu assim, a nenhum revelou os seus preceitos
Evangelho: Mc 10,32-45

Naquele tempo: 32 Eles estavam a caminho, subindo para Jerusalém. E Jesus ia adiante deles. E eles estavam apavorados. Os outros que os seguiam estavam com medo. Novamente ele tomou consigo os Doze e começou a lhes falar sobre o que iria acontecer com ele: 33 “Eis que estamos subindo para Jerusalém e o Filho do homem será entregue aos sacerdotes-chefes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos, 34 que farão zombarias às suas custas, cuspirão nele, o açoitarão e lhe tirarão a vida. Mas depois de três dias ressuscitará”. 35 Chegaram perto de Jesus os filhos de Zebedeu, Tiago e João, e lhe disseram: “Mestre, queremos que nos concedas o que te vamos pedir”. 36 Ele lhes perguntou: “Que quereis que eu vos faça?”. 37 Responderam: “Concede que na tua glória estejamos sentados, um à tua direita e outro à esquerda”. 38 Mas Jesus replicou: “Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que vou beber, ou ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?”. 39 Eles lhe responderam: “Podemos!”. Jesus então lhes disse: “Bebereis o cálice que vou beber e sereis batizados com o batismo com que vou ser batizado. 40 Mas não pertence a mim conceder que vos senteis à minha direita ou à minha esquerda. Isto é para aqueles aos quais foi preparado”. 41 Os outros dez, que tinham ouvido, começaram a se zangar contra Tiago e João. 42 Jesus os chamou para perto de si e lhes disse: “Sabeis que os que são tidos como governantes das nações exercem seu domínio sobre elas, e os chefes, o seu poder. 43 Entre vós não deve ser assim. Aquele de vós que quiser ser o maior, seja o vosso servidor. 44 E aquele de vós que quiser ser o primeiro, seja o servo de todos. 45 Pois o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos”.

Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus. São Paulo, Edições Loyola, 2016.

Boa Nova para cada dia
... os discípulos estavam a caminho, subindo para Jerusalém, e Jesus ia na frente. (Mc 10,32ab).

"... o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua Vida como resgate para muitos" (Mc 10,45).

O Evangelho de hoje concentra nossa atenção sobredois fatos da vida de Jesus e seu relacionamento com eles.

O primeiro fato foi o anúncio de sua Paixão e Morte em Jerusalém (Mc 10,32-34). Aparentemente isto em nada incomodou os discípulos.

De fato, o Evangelho passa logo ao segundo fato: o pedido dos filhos de Zebedeu, João e Tiago, de que ocupassem os dois postos mais importantes ao lado do trono de Jesus, quando Ele voltasse em Sua Glória, tal como os dois imaginavam, vendo as coisas somente do ponto de vista humano.

Na verdade, o anúncio da Morte e Paixão de Jesus feita neste Evangelho não ficou sem propósito. Será o último versículo que dará o fecho que nos permite entender estes dois fatos da vida de Jesus.

Se os discípulos não entenderam o anúncio da Paixão e Morte de Jesus, interrompido pelo pedido dos dois irmãos, os mesmos discípulos entenderão os sentido da própria existência de Jesus neste mundo: "... o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua Vida como resgate para muitos" (Mc 10,45).

Ou seja, os dois filhos de Zebedeu estavam errados. Pensavam que em Seu Reino Jesus ia subjugar as pessoas para ser servido por elas como o faziam os reis humanos deste mundo.

Mas o Reino de que Jesus falava, enquanto Messias de Israel, não era deste mundo. 

Neste mundo os reis têm suas cortes, seus ministros, poderosos sobre o povo. Eles dão ordens e são obedecidos.

Não foi assim com Jesus neste mundo. Ele esteve a serviço de todos, dos sadios e dos doentes, dos judeus e dos gentios, dos ricos e dos pobres. Ele não reivindicou para si todo o poder que tinha como Filho de Deus. Nisto tudo foi exemplo de serviço e Salvação da humanidade.

Depois de entenderem isto, os dois filhos de Zebedeu souberam que jamais ocupariam lugares de honra no Reino de Jesus. < Como Ele, passariam a viver a serviço dos outros, e como seus apóstolos dariam a própria vida para, com Jesus, salvar o mundo. Eles deram suas vidas como resgate de muitos. São Tiago São João Evangelista 
Em nossas comunidades cristãs hoje em dia cabe a cada cristão dispor-se a serviço dos outros. Inúmeras são estas exigências. Mas o que não pode acontecer conosco é ter pretensão de dominar os outros, mas sim servir-lhes seguindo o exemplo de Jesus e de seus discípulos. Se não sabemos como fazer isto, ou se dentro de nós há resistências, peçamos ao mesmo Jesus que nos ajude a sermos como Ele. < Ele, assim, nos transformará pelo Poder que tem como Rei Divino.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário