sábado, 11 de agosto de 2018

Liturgia do dia 24/06/2018


Liturgia do dia 24/06/2018


Leituras
Is 49,1-6
Sl 138(139),1-3.13-14ab.14c-15 (R/. 14a)
At 13,22-26
Lc 1,57-66.80

Natividade de São João Batista, Solenidade

Domingo

Primeira Leitura: Is 49,1-6

1 Ouvi-me, ilhas! Atendei, povos longínquos! Javé me chamou do ventre materno, do seio materno pronunciou meu nome. 2 Fez de minha boca uma espada aguda; protegeu-me à sombra de sua mão. Fez de mim uma seta afiada, escondeu-me na sua aljava. 3 Ele me disse: “És meu Servo, ó Israel, no qual me glorificarei”. 4 Respondi: “Em vão tenho trabalhado, inutilmente consumi minhas forças!”. Mas meu direito está em Javé, minha recompensa em meu Deus. 5 Agora Javé falou, Ele que me formou no seio materno para ser seu Servo, para reconduzir-lhe Jacó, e congregar-lhe Israel. Serei glorificado aos olhos de Javé. Meu Deus é minha força. 6 Ele disse: “É pouco demais que sejas meu servo, para soerguer as tribos de Jacó, reconduzir os restos de Israel.Eu te destino a ser a luz das nações para que minha salvação atinja os confins do orbe”.
Salmo: Sl 138(139),1-3.13-14ab.14c-15 (R/. 14a)
R.Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!
1 Do mestre de coro; de Davi, salmo. Senhor, tu me examinas e conheces, 2 sabes quando me sento ou me levanto. Tu penetras de longe os meus intentos, 3 percebes se caminho ou se repouso, são rotina aos teus olhos os meus passos.

13 Foste tu que plasmaste as minhas vísceras e no seio materno me teceste. 14ab Por tão grande prodígio vos dou graças, velaste sobre mim com tanto amor,

14c Maravilhosas são as tuas obras! 15 Eis que me conhecias por inteiro, quando fui modelado ocultamente, nas entranhas, da terra cinzelado.
Segunda Leitura: At 13,22-26

Naqueles dias, Paulo disse:22 Depois de o ter rejeitado, o Senhor fez surgir Davi como rei. Dele é que deu este testemunho: Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que cumprirá integralmente a minha vontade. 23 Foi de sua descendência que Deus fez sair Jesus, o Salvador de Israel, conforme a sua promessa. 24 Precedendo sua vinda, João tinha proclamado a todo o povo de Israel a mensagem do batismo de conversão. 25 Quando João estava para encerrar a sua missão, declarou: ‘Quem pensais que eu seja? Eu não sou esse tal. Mas depois de mim virá aquele a quem não sou digno de desamarrar as correias das sandálias’. 26 Irmãos, descendentes de Abraão e todos vós que adorais a Deus! É a nós que foi dirigida esta mensagem de salvação.
Evangelho: Lc 1,57-66.80

57 Chegou o dia de Isabel dar à luz e ela teve um menino. 58 Seus vizinhos e parentes souberam que o Senhor lhe tinha mostrado grande misericórdia e se alegravam com ela. 59 No oitavo dia foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60 Mas sua mãe interveio: “Não! Ele vai se chamar João!”. 61 Disseram-lhe: “Mas não há nenhum dos teus parentes com esse nome!”. 62 E perguntaram ao pai, com acenos, como queria que o chamassem. 63 Este pediu uma tabuinha e escreveu: “João é o seu nome”. E todos ficaram surpreendidos. 64 Naquele mesmo instante sua boca se abriu, sua língua se soltou e falava novamente, bendizendo a Deus. 65 Todos os vizinhos ficaram amedrontados, e por toda a montanha da Judeia se contavam estes acontecimentos. 66 Os que ouviam isso o retinham no seu coração e diziam: “Quem será este menino?”. De fato, a mão do Senhor estava com ele.80 Entretanto, o menino crescia e se fortificava no espírito. E foi morar no deserto até o dia em que se manifestou diante de Israel.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
Celebramos nesta solenidade o nascimento de São João Batista.
A Liturgia da Palavra nos quer chamar à atenção sua figura como o anunciador do messias a Israel, Jesus de Nazaré.
Isto quer dizer que enquanto consideramos São João Batista e a missão que Deus lhe Deus, nossa mente vai-se dirigindo à pessoa do próprio Jesus.
Comecemos considerando as próprias palavras de São João Batista sobre sua missão em função da chegada do Salvação do mundo, Jesus Cristo:
Estando para terminar sua missão,
João declarou:
“Eu não sou aquele que pensais que eu seja!
Mas depois de mim vem Aquele
do qual nem mereço desamarrar as sandálias”. (At 13,25).
É a partir desta autocompreensão do próprio São João Batista que chegamos a conhecer a missão que a ele Deus deu.
São João Batista não veio para se vangloriar da missão que Deus lhe deu.
Ele veio para anunciar Jesus e o Reino de Deus.
A missão que São João Batista recebeu de Deus foi tão grandiosa que a tradição da Igreja guardou a memória de seu nascimento milagroso:
- nasceu de pais idosos que já não podiam conceber filhos. Somente o poder milagroso de Deus realizou este prodígio. É sobre ele que o Salmo Responsorial afirma:Fostes vós que me formastes as entranhas, e no seio de minha mãe vós me tecestes ... [Sl 138(139),13].
- E por qual motivo? Para o engrandecimento de São João Batista? Não.
- Tudo o que aconteceu a São João Batista desde sua concepção no seio materno foi em vista de seu anúncio de Jesus de Nazaré e o Reino de Deus.
E isto nos é dito no Evangelho:
Ele vivia nos lugares desertos,
até o dia em que se apresentou publicamente a Israel. (Lc 1,80cd).
Apresentou-se publicamente em Israel pregando um Batismo pela água da conversão.
Tendo purificado uma multidão de filhos de Jacó, aguardou o momento em que batizou o próprio Jesus. Foi então que apresentou aos seus discípulos o próprio Jesus, como o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo.
Ora, estas coisas nos levam a olhar para Jesus, motivo do nascimento milagroso de São João Batista.
Esta festa, portanto, tem a função de nos orientar para a figura de Jesus.Quem era este Jesus de Nazaré que São João Batista anunciou ao Povo Eleito, aos filhos de Jacó?
É de Jesus que afirma a Primeira Leitura, do profeta Isaías:
“Não basta seres meu servo para restaurar as tribos de Jacó ... eu te farei luz das nações, para que minha Salvação chegue até os confins da terra” (Is 49,6).
São João Batista apresentou ao povo de Israel Jesus de Nazaré como Luz das nações. São João Batista sabia que o profeta Isaías tinha se referido ao Messias de Israel por meio desta expressão.
Portanto, na solenidade do nascimento de São João Batista olhamos para Jesus de Nazaré tal como Isaías descreveu, e isto com palavras de Deus: eu te farei luz das nações,  para que minha Salvaçãochegue até os confins da terra” (Is 49,6).
A Salvação que Deus nos dá por meio de Jesus foi anunciada até os confins da terra.
Na tradição religiosa popular esta lembrança é conservada quando o povo festeja São João Batista na data de 24 de junho.
E nesta tradição o povo acende fogueiras e solta fogos de artifício.
Perguntemos: quem a fogueira representa, com sua forte luz no meio da escuridão da noite? Representa São João Batista?
A fogueira de São João não representa São João Batista.
Representa a Luz das nações que é Jesus, o Jesus que São João Batista anunciou ao mundo.
Será que ofenderíamos São João Batista se acendendo a fogueira não nos lembrássemos mais dele do que de JesusLuz das nações?
São João Batista não se ofenderia absolutamente, porque foi ele mesmo quem disse:
“Eu não sou o Messias ...”  (Jo 3,28b).
“É necessário que Ele cresça e eu diminua” (Jo 3,30).
Nisto está a alegria de São João Batista e a nossa.
Festejemos Jesus Cristo com São João Batista, mergulhados na alegria que nesta solenidade se expande a toda a Igreja.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário