sábado, 12 de maio de 2018

Liturgia do dia 01/05/2018


Liturgia do dia 01/05/2018


Leituras
At 14,19-28
Sl 144 (145),10-11.12-13ab.21(R/.cf. 12)
Jo 14,27-31a

5ª semana da Páscoa

Terça-Feira

Primeira Leitura: At 14,19-28

19 A esta altura, apareceram alguns judeus de Antioquia e Icônio, que conseguiram atrair o povo para seu lado. Apedrejaram então a Paulo e o arrastaram para fora da cidade, pensando que estivesse morto. 20 Mas, quando os discípulos se juntaram ao seu redor, ele se levantou e voltou para a cidade. No dia seguinte, partiu com Barnabé para Derbe. Paulo e Barnabé voltam para Antioquia da Síria. 21 Depois de terem anunciado o Evangelho àquela cidade, conseguindo muitos discípulos, voltaram a Listra, Icônio e Antioquia. 22 Confortavam os ânimos dos discípulos e os exortavam a se manterem firmes na fé, dizendo: “Precisamos passar por muitos sofrimentos para podermos entrar no Reino de Deus”. 23 Em cada Igreja eles constituíam presbíteros, impondo-lhes as mãos, faziam preces e jejuns, recomendando-os ao Senhor, em quem tinham acreditado. 24 Atravessaram a Pisídia e chegaram à Panfília. 25 Anunciaram a palavra em Perge, depois desceram a Atália. 26 De lá navegaram para Antioquia, onde tinham sido recomendados à graça de Deus para a missão que acabavam de cumprir. 27 Ao chegarem, eles reuniram a Igreja e contaram tudo o que Deus tinha feito com eles, e sobretudo como tinham aberto a porta da fé aos pagãos. 28 Depois, ficaram longo tempo com os discípulos.
Salmo: Sl 144 (145),10-11.12-13ab.21(R/.cf. 12)
R. Para os filhos de Adão narrem teus feitos, a grandiosa glória do teu reino.
10 Todas as criaturas te agradeçam, bendigam-te, Senhor, teus santos todos! 11 Falem eles da glória do teu reino e saibam proclamar teu poderio.

12 Para os filhos de Adão narrem teus feitos, a grandiosa glória do teu reino. 13ab Pois o teu reino é um reino para sempre, todas as gerações são teu domínio.
21 Hino em honra ao Senhor cantem meus lábios, louve todo mortal seu santo nome!
Evangelho: Jo 14,27-31a

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:27 Eu vos deixo a paz; dou-vos minha paz. Eu vo-la dou, não como a dá o mundo. Não se perturbe, nem desfaleça o vosso coração. 28 Ouvistes o que eu vos disse: vou e volto a vós. Se me amásseis, vos alegraríeis de que eu vá ao Pai, porque o Pai é maior do que eu. 29 Digo isto agora, antes que aconteça, para que acrediteis, quando acontecer. 30 Já não falarei mais convosco, porque está para chegar o príncipe deste mundo. Ele não pode nada contra mim; 31 mas é preciso que o mundo saiba que eu amo o Pai e procedo como o Pai me ordenou.
Ou prs. da memória de S. José
Primeira Leitura: Gn 1,26-2,3

26 Por fim Deus disse: “Façamos o Homem à nossa imagem, como nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, todos os animais selvagens e todos os répteis que rastejam sobre a terra”. 27 E Deus criou o Homem à sua imagem; à imagem de Deus Ele o criou; homem e mulher Ele os criou. 28 Deus os abençoou dizendo: “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a; dominai sobre os peixes do mar, as aves do céu e todos os animais que rastejam sobre a terra”. 29 Deus disse; “Eu vos dou por alimento toda planta que contém semente sobre a superfície de toda a terra, e todas as árvores frutíferas que contêm semente: isso vos sirva de alimento. 30 A todos os animais selvagens, a todas as aves do céu e a tudo o que rasteja sobre a terra animado de sopro de vida, dou, para que se alimentem, as plantas verdes”. E assim se fez. 31 Deus viu tudo o que fizera, e eis que estava muito bom. Houve tarde e houve manhã: um sexto dia. 2,1 Assim foram terminados o céu e a terra, e todo o seu exército. 2 Terminou Deus no sétimo dia toda a obra que fizera, e descansou no sétimo dia de toda a obra que havia feito. 3 Deus abençoou o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a sua obra de criação.
Salmo: Sl 89(90),2.3-4. 12-13. 14 e 16 (R/. 17c)
R. Que o Senhor, nosso Deus, nos abençoe e faça prosperar nosso trabalho!
2 Bem antes que as montanhas se elevassem e a terra e o mundo houvessem sido feitos, tu desde sempre e para sempre és Deus!

3 Podes fazer ao pó voltar os homens, podes dizer: “Voltai, filhos de Adão!”. 4 Mil anos aos teus olhos são como ontem, qual vigília da noite que passou.

12 Dá-nos saber contar os nossos dias, e os nossos corações se tornam sábios. 13 Um instante, Senhor! Oh, até quando? Tem compaixão de nós, estes teus servos!

14 Sacia-nos depressa em teu amor, e alegres cantaremos toda a vida!

16 Revelem-se aos teus servos tuas obras. A tua glória à sua descendência.

Evangelho: Mt 13,54-58

Jesus 54 Chegando à sua terra, ensinava o povo na sinagoga, de modo que muitos ficavam surpresos e diziam: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55 Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não é a chamada Maria? E seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas? 56 Não se encontram entre nós todas as suas irmãs? De onde pois, lhe terá vindo tudo isso?”. 57 E isto lhes era ocasião de escândalo. Jesus, então, lhes disse: “Todo profeta é respeitado em toda parte, menos na sua terra e entre os seus”. 58 E não fez ali muitos milagres, porque não tinham fé.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
São José Operário -Gn 1,26-2,3; Sl 89(90),2.3-4.12-13.14 e 16; Mt 13,54-58.
Não é Ele o filho do carpinteiro?” (Mt 13,55a).
O Evangelho de hoje quer acentuar a figura de São José como pai adotivo de Jesus e operário exemplar. Por isso lemos esta frase de Mt 13,55a: Jesus era o filho do carpinteiro.
Mas não nos esqueçamos que tudo o que São José foi, o foi em vista de sua missão de pai adotivo do Filho de Deus, Jesus.
Assim consideramos a figura de São José a partir de Jesus e Sua missão salvadora, ao mesmo tempo que o consideramos como parte importante da comunidade de Nazaré.
A partir da missão salvadora de Jesus entendemos São José como aquele homem santo e de vida ilibada escolhido por Deus: esposo da Virgem Santíssima Maria não podia deixar de ser santo como ela. Como pai adotivo de Jesus, devia ser o pai judeu devotado ao culto de Deus em todas as coisas. Foi através de São José que Jesus aprendeu, em sua infância e adolescência, tudo o que se referia ao Deus do Povo Eleito. Jesus mesmo se entendeu como membro do Povo Eleito pelo exemplo de São José.
A partir da profissão de carpinteiro, figura importante na pequena comunidade de Nazaré,consideramos São José como aquela pessoa a quem todos recorriam para lhe pedir seus serviços. Nele Jesus via o exemplo do homem honesto, trabalhador, cumpridor de seus deveres religiosos e sociais com extrema exatidão e dedicação.
Se pudéssemos voltar ao tempo, indo a Nazaré, encontraríamos em São José aquela pessoa admirada por seus conterrâneos e parentes. Dele todos deviam se orgulhar. No Evangelho de hoje, a figura de São José é mencionada para afirmar sua profissão e seu relacionamento com Jesus. Nada é dito contra sua pessoa. Isto nos leva a concluir que foi sempre aquele homem bom e santo.
Hoje, portanto, admiramos São José pelo cumprimento da missão que Deus lhe deu, e vejamos nele um modelo a seguir. Peçamos a São José que nos leve a Jesus. E indo a Jesus iremos a Deus, e estando com Deus somos salvos para a Vida Eterna.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário