sábado, 12 de maio de 2018

Liturgia do dia 07/04/2018


Liturgia do dia 07/04/2018


Leituras
At 4,13-21
Sl 117(118),1 e 14-15.16ab-18.19-21 (R/. 21a)
Mc 16,9-15

OITAVA DA PÁSCOA

Sábado

Primeira Leitura: At 4,13-21

Naqueles dias:13 Em face desse desassombro de Pedro e João ficaram admirados, considerando que eram gente analfabeta e simples. Reconheceram-nos porque tinham sido companheiros de Jesus, 14 mas não sabiam o que dizer contra eles, porque viam o doente curado, de pé, ao lado deles. 15 Então, ordenaram que saíssem da sala do Conselho e começaram a discutir entre si: 16 “Que faremos com estes homens? Aconteceu um milagre notável por meio deles; e todos os moradores de Jerusalém ficaram sabendo disso e então não podemos negá-lo. 17 Mas, para que a notícia não se espalhe ainda mais entre o povo, vamos proibir rigorosamente que mencionem mais esse nome a quem quer que seja”. 18 Então os chamaram e proibiram-lhes taxativamente que de jeito nenhum falassem ou ensinassem em nome de Jesus. 19 Mas Pedro e João responderam: “Cabe a vós decidir diante de Deus: devemos obedecer a vós ou a Deus? 20 Porque não podemos calar sobre o que  imos e ouvimos”. 21 Eles então os ameaçaram ainda mais e por fim os soltaram. Não puderam castigá-los por causa do povo: toda a gente louvava a Deus pelo que tinha acontecido.
Salmo: Sl 117(118),1 e 14-15.16ab-18.19-21 (R/. 21a)

R. Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes.

1 Dai graças ao Senhor porque ele é bom: “O seu amor se estende pelos séculos!” 14 O Senhor é meu louvor e minha força, ele foi para mim a salvação. 15 “Clamores de triunfo e de alegria ressoam pelas tendas dos fiéis. A destra do Senhor fez maravilhas,

16 a destra do Senhor me levantou, a destra do Senhor fez maravilhas.” 17 Não, eu não vou morrer, mas viverei, para cantar as obras do Senhor. 18 O Senhor castigou-me na verdade, mas não me abandonou nas mãos da morte.

19 Abri-me, vós, as portas da justiça e entrarei dando graças ao Senhor! 20 “Sim, esta é a porta do Senhor; só quem é justo pode atravessá-la.” 21 Graças a ti, Senhor, porque me ouviste e te tornaste a minha salvação!
Evangelho: Mc 16,9-15
9 Tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. 10 Ela foi contar o fato aos que tinham sido seus companheiros, que estavam angustiados e choravam. 11 Pois bem, eles, ouvindo dizer que Jesus estava vivo, e que ela o tinha visto, não acreditaram. 12 Depois disto, ele apareceu sob outra forma, a dois deles que estavam a caminho do campo. 13 Eles voltaram e contaram o fato aos outros; mas nem estes acreditaram. 14 Por fim, ele apareceu aos Onze, quando estavam à mesa. E reprovou severamente a sua teimosa incredulidade, porque não acreditaram nem naqueles que o tinham visto ressuscitado. 15 E disse: “Ide ao mundo inteiro, proclamai o Evangelho a todas as criaturas.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
Quando ouviram [de Maria Madalena] que Ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar. (Mc 16,11).
Sabemos pelo Evangelho de Marcos que foi Maria Madalena a primeira discípula a ver Jesus Ressuscitado.
Quando ela vai dar esta boa notícia aos outros discípulos, que estavam em luto e chorando, não quiseram dar-lhe crédito. O que Maria Madalena podia fazer para os convencer da verdade que ela tinha verificado? Jesus tinha-a chamado por seu nome tal como fazia quando estava vivo antes de morrer na Cruz.
É importante notar isto, porque aos discípulos o testemunho de uma mulher, e apenas uma, não era digno de crédito. Eles precisavam de provas maiores. Ora, disto o próprio Jesus iria cuidar. Aparece, em seguida, aos discípulos de Emaús e logo depois aos onze apóstolos que faziam luto e choravam.
Maria Madalena tinha razão para se indignar contra os incrédulos onze apóstolos. Eles eram muito exigentes. Deviam ter crido nela imediatamente. Ora, que Maria Madalena estava certa, o próprio Jesus vai dizer.
Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que O tinham visto Ressuscitado (Mc 16,14).
Para nós este recado de Jesus é válido?
Sem dúvida. Jesus quer que acreditemos em Sua Ressurreição através das testemunhas oculares e fidedignas, seus discípulos, Maria Madalena e os onze apóstolos. Jesus não admite que recusemos o testemunho deles.
Por outro lado, se não acreditarmos no testemunho dos que viram Jesus Ressuscitado, em quem acreditaremos?
Vemos, portanto, quanto foi importante a comunidade primitiva cristã que viu Jesus em suas diferentes aparições como Ressuscitado.Sem a Igreja primitiva, sem os primeiros discípulos de Jesus, de seus apóstolos, como teríamos notícia da Ressurreição de Jesus? Pelos líderes do Povo Eleito, nada saberíamos. Foram eles os primeiros a querer ver o desaparecimento de Jesus. Eles não foram dignos de ver Jesus Ressuscitado e nem de serem suas testemunhas.


Notemos, por fim, que os Evangelhos que lemos nesta Oitava da Páscoa tem por finalidade provar a Ressurreição de Jesus pelo testemunho dos que O viram, os que tocaram seu corpo, os que com Ele comeram os peixes da pesca milagrosa no lago de Genesaré, e dos que o viram, por fim, subir ao céu de volta ao Pai.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário