sábado, 12 de maio de 2018

Liturgia do dia 08/04/2018


Liturgia do dia 08/04/2018


Leituras
At 4,32-35
Sl 117(118),2-4.16ab-18.22-24 (R/.1)
1Jo 5,1-6
Jo 20,19-31

2º DOMINGO DA PÁSCOA

Domingo

Primeira Leitura:  At 4,32-35

32 A multidão dos crentes como que tinha um só coração e uma só alma. Ninguém dizia que era propriedade sua nem um só de seus bens; pelo contrário, tudo lhes era comum. 33 Os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus com grande poder. Todos possuíam a graça em abundância. 34 Não havia necessitados entre eles. Todos os que possuíam terras ou casas vendiam tudo e levavam o dinheiro, 35 e o entregavam aos apóstolos.
Salmo: Sl 117(118),2-4.16ab-18.22-24 (R/.1)
R. Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; eterna é a sua misericórdia!
2 A casa de Israel agora o diga: “O seu amor se estende pelos séculos!”. 3 A casa de Aarão agora o diga: “O seu amor se estende pelos séculos!”. 4 Os que temem a Deus agora o digam: “O seu amor se estende pelos séculos!”.

16 a destra do Senhor me levantou, a destra do Senhor fez maravilhas.” 17 Não, eu não vou morrer, mas viverei, para cantar as obras do Senhor. 18 O Senhor castigou-me na verdade, mas não me abandonou nas mãos da morte.

22 “Pedra que os construtores rejeitaram,ei-la que se tornou pedra angular. 23 Tudo isso foi obra do Senhor e foi aos nossos olhos maravilhas. 24 Eis que o Senhor fez para nós um dia, nele nos alegremos e exultemos!
Segunda Leitura: 1Jo 5,1-6

Caríssimos:1 Quem acredita que Jesus é o Messias nasceu de Deus. E quem ama o que gerou ama o que foi gerado. 2 Sabemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e cumprimos seus mandamentos. 3 Nisso consiste o amor de Deus: em cumprir os seus mandamentos. E seus mandamentos não são pesados. 4 Assim, quem nasce de Deus vence o mundo. E é esta a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 5 Quem vence o mundo senão quem acredita que Jesus é o Filho de Deus? 6 Foi ele quem veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo. Não só na água, mas na água e no sangue. E é o Espírito que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.
Evangelho: Jo 20,19-31
19 Na tarde do mesmo dia, que era o primeiro depois do sábado, os discípulos estavam reunidos com portas fechadas, por medo dos judeus. Então Jesus entrou, ficou no meio deles, e disse: “A paz esteja convosco!”. 20 Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Quando os discípulos viram o Senhor, ficaram cheios de alegria. 21 Então Jesus lhes disse de novo: “A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio”. 22 Depois destas palavras, soprou sobre eles e lhes disse: “Recebei o Espírito Santo. 23 Aqueles a quem perdoardes os pecados, serão perdoados; aqueles a quem retiverdes, serão retidos”. 24 Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando Jesus veio. 25 Os outros discípulos lhe disseram: “Vimos o Senhor!”. Mas ele respondeu: “Se não vir nas suas mãos as feridas dos pregos, se não puser nelas meu dedo e não colocar minha mão no seu lado, não acreditarei!”. 26 Oito dias depois, os discípulos se achavam de novo na casa, e Tomé com eles. Jesus entrou, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e os cumprimentou: “A paz esteja convosco!”. 27 Depois, disse a Tomé: “Mete aqui teu dedo e olha minhas mãos; levanta tua mão, mete-a no meu lado e crê, e não sejas mais incrédulo!”. 28 Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!”. 29 Jesus lhe disse: “Porque me viste, Tomé, acreditaste. Bem-aventurados os que acreditam sem ter visto!”. 30 Jesus fez ainda, na presença dos discípulos, muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. 31 Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e, acreditando, tenhais vida no seu nome.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
NÓS, OS QUE CREMOS EM JESUS CRISTO, SOMOS OS VENDEDORES DO MUNDO. 
(cf. 1Jo 5,5)
Jesus em sua vida passou por grandes dificuldades e riscos de vida por causa de seus inimigos. No entanto, não entregou sua vida para a Salvação da humanidade senão no momento determinado pelo Pai. Ele venceu o mundo. Em suas contínuas e prolongadas orações feitas ao Pai Ele recebia força e confirmação de sua missão vitoriosa sobre todo tipo de mal.
Muito poucas vezes tentamos entrar no Coração de Jesus para perguntar como Ele orava ao Pai nos momentos da Ceia, de seu julgamento pelos sumos sacerdotes, por Herodes, por Pilatos, no caminho do Calvário, em sua agonia e Morte na Cruz.
Por antiga tradição a Igreja pôs em prática, no dia da Morte de Jesus na Cruz, o conhecido sermão das ‘sete palavras de Jesus na Cruz’.Sabemos, deste modo, ao menos, quais palavras Jesus dirigiu ao Pai nestes momentos fundamentais para nossa Salvação.
Perguntemos também o que Jesus terá rezado no momento de Sua Ressurreição.
De algum modo podemos imaginar Jesus rezando o que o Salmo Responsorial de hoje diz:
A mão direita do Senhor fez maravilhas,

A mão direita do Senhor Me levantou ... [Sl 117(118),16ab].
O ‘levantar’ neste salmo pode significar ‘erguer depois de dar a vida’. Jesus ‘levantou’ a filha de Jairo segurando-a com suas mãos santíssimas.
Deus Pai ‘levantou’ Jesus com o mesmo Poder que teve quando criou a Vida no mundo. Ressuscitado, o Jesus de Nazaré não mais aquele simples homem que morreu na cruz. É o homem que, único na história até hoje, recebeu do Pai uma Vida Divina que somente o Pai tem. Aqui está o grande mistério do Jesus Ressuscitado: Ele é Nova Criação da humanidade e do mundo.
Ora, Nova Criação significa a superação da Primeira Criação, a de Adão e Eva, que por desobediência pecaram e desmereceram a Vida Eterna.
Como Jesus reverteu esta situação dos nossos primeiros pais?
Diz o Evangelho de hoje:
“Recebei o Espírito Santo.
A quem perdoardes os pecados,
eles lhes serão perdoados; ...”. (Jo 20,22c-23a).
Ora, em Gênesis não está dito que Deus dera a Adão e Eva o Espírito Santo.
Mas agora, na Nova Criação, Jesus deu o Espírito Santo aos apóstolos, com uma finalidade bem clara: tornar as pessoas dignas da Vida Eterna por meio do cancelamento de seus pecados.
Assim em Igreja, por meio dos sucessores dos primeiros apóstolos, recebemos o Espírito Santo no Batismo e na Crisma. Nossos pecados são perdoados. Somos, assim, merecedores da Vida Eterna, por meio de Jesus, pelo poder de Sua Morte e Ressurreição.
Esta ação da Igreja começou com os doze apóstolos.Eles entendiam o sentido da Morte e Ressurreição de Jesus, e ensinavam à comunidade dos convertidos.Estes, os convertidos, formaram a Igreja primitiva, que desde sua origem permaneceu unida, numa união cuja marca era o Novo Mandamento dado por Jesus.
A comunidade se fortalecia porque ... com grandes sinais de poder os apóstolos davam testemunho da Ressurreição do Senhor Jesus. (At 4,33ab).
Hoje cremos na Ressurreição de Jesus pela herança que recebemos de nossos pais que nos levaram ao Batismo na Igreja. Não temos necessidade de grandes sinais de poder dos apóstolos, porque não somos como os primeiros convertidos que precisavam deste estímulo. Todos os sinais de poder de Deus para provar a Ressurreição de Jesus foram suficientes no passado e no presente, para nós, que somos Sua Igreja.
Vivemos num mundo em que cristãos são perseguidos, crucificados, decapitados em nome de uma falsa visão religiosa sobre o próprio Deus.
O que nos garante firmeza e perseverança em momentos de perseguição?
Como os cristãos perseguidos hoje têm força para darem a vida pela fé na Ressurreição de Jesus?
São João Evangelista nos diz:
Quem é o vencedor do mundo
senão aquele que crê que Jesus
é o Filho de Deus? (1Jo 5,5).
Quem crê que Jesus é o Filho de Deus somos nós, em Igreja. É porque cremos Nele que não temos medo dos riscos e perseguições que o mundo nos prepara.
Nós, os que cremos em Jesus Cristo, somos os vendedores do mundo, tal como foi Ele.
Esta é a convicção que nos dá a Liturgia da Palavra deste domingo.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário