sábado, 12 de maio de 2018

Liturgia do dia 11/05/2018


Liturgia do dia 11/05/2018


Leituras
At 18,9-18
Sl 46(47),2-3.4-5. 6-7 (R/. 8a)
Jo 16,20-23a

6ª semana da Páscoa

Sexta-Feira

Primeira Leitura: At 18,9-18

Estando em Corinto, 9 certa noite, o Senhor disse a Paulo numa visão: “Não tenhas medo, mas continua a falar e não cales. 10 Estou contigo e ninguém se aproximará de ti para te fazer mal: tenho um povo numeroso nesta cidade”. 11 Paulo demorou-se lá um ano e seis meses, ensinando a palavra de Deus.12 Sendo Galião governador da Acaia, os judeus de comum acordo se revoltaram contra Paulo e o levaram ao tribunal. 13 Diziam: “Este homem induz o povo a prestar a Deus um culto contra a Lei”. 14 Paulo ia começar a falar, quando Galião disse aos judeus: “Se se tratasse de algum delito ou crime grave, ó judeus, eu vos escutaria com paciência. 15 Mas se a questão gira em torno de doutrinas e de vossa própria Lei, resolvei-a vós mesmos! Desse assunto não quero ser juiz”. 16 E assim os pôs fora da sala do tribunal. 17 Então todos agarraram Sóstenes, chefe da Sinagoga, e lhe deram uma surra diante do tribunal. Galião nem se incomodou com isso. 18 Paulo ficou ainda algum tempo em Corinto.Depois se despediu dos irmãos e embarcou para a Síria, acompanhado de Priscila e Áquila. Mas antes, em Cêncreas, cortou sua cabeleira porque havia feito um voto.
Salmo: Sl 46(47),2-3.4-5. 6-7 (R/. 8a)
R.Deus é o rei de toda a terra.
2 Povos todos, batei palmas, aclamai a Deus com júbilo; 3 pois o Altíssimo é terrível, grande rei por toda a terra.

4 Submeteu-nos os países, pôs nações aos nossos pés; 5 escolheu a nossa herança: ama a glória de Jacó.

6 Deus subiu por entre vivas, em seu trono está sentado. 7 Tocai para Deus, tocai; tocai para o Rei, tocai!
Evangelho: Jo 16,20-23a

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:20 Eu vos afirmo e esta é a verdade: chorareis e gemereis, enquanto o mundo se alegrará. Vós estareis na tristeza; mas vossa tristeza se converterá em alegria. 21 Quando a mulher está para dar à luz, fica triste, porque está chegando a sua hora; porém, nascida a criança, não lembra mais as dores, na alegria de ter vindo um homem ao mundo. 22 Também vós estais tristes agora, mas eu vos tornarei a ver e vosso coração se alegrará, e ninguém poderá tirar vossa alegria. 23a Assim também naquele dia não me perguntareis mais nada.

Leituras: 
Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: 
Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“... vós sentis tristeza, mas Eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração de alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria” (Jo 16,22).
Nesta passagem do Evangelho de São João Evangelista Jesus prevê a tristeza dos discípulos quando virem Sua Morte. E prevê, igualmente, a alegria deles quando virem Sua Ressurreição futura.
Se, ao verem Jesus morto sobre a Cruz, os discípulosse entristeceram e consideraram perdido o que tinham vivido até àquele momento, não tinham mais esperança alguma num futuro sem Ele, pois Sua Morte teria sido o fim de tudo.
Mas ignoravam o sentido da Morte de Jesus.
Era necessária, porque era a Morte Salvadora da humanidade caída no pecado.
Somente entenderão a Morte de Jesus quando o virem Ressuscitado.
Como estas compreensões escapavam aos discípulos, mesmo tendo ouvido de Jesus o anúncio de Sua Ressurreição, foi necessário que Ele mesmo os prevenisse sobre a tristeza por Sua Morte e alimentasse sua esperança pela Sua Ressurreição.
Consideremos os apóstolos entregues a si mesmos, sem a companhia de Jesus.
Eles teriam sido meros homens que seguiram um líder como tantos naquele tempo.
Antes de Jesus tinham aparecido falsos messias que tinham enganado muita gente. Mas depois de mortos, seus seguidores se dispersaram sem rumo.
Jesus conhecia as estórias daqueles falsos messias. Mas não podia evitar a tristeza de seus discípulos diante da realidade crua de Sua Morte. Em relação a Ele e a seus discípulos perante Sua Morte, aconteceria o que dizia o ditado sobre o pastor e suas ovelhas: “Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão” (Mt 26,31).
Somente João ficou ao lado Dele, consolando Sua mãe. Todos os outros dez apóstolos se dispersaram, dominados pela confusão e tristeza. Fora o que Jesus lhes dissera antes.

Jesus, do alto de sua Cruz, não viu todos os seus doze apóstolos.
Pensemos em nós, diante de sofrimentos como os provocados pela morte de alguém para nós muito importante e até mesmo indispensável.Entenderemos, de algum modo, o sentimento de perda dos apóstolos de Jesus.

Mas saibamos que depois de Sua Morte veio a Sua Ressurreição.
Para os discípulos tudo se mudou em alegria, plena esperança num futuro grandioso, e, mais que tudo, esperança na realização do Plano Salvador de Deus Pai por meio de Jesus.
Estes pensamentos devem nos alegrar quando sofremos profundas perdas. Com nossos olhos fixos em Jesus Ressuscitado, recuperaremos toda esperança em nossa Ressurreição como a Dele.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário