sábado, 12 de maio de 2018

Liturgia do dia 12/05/2018


Liturgia do dia 12/05/2018


Leituras
At 18,23-28
Sl 46(47),2-3.8-9.10 (R/. 8a)
Jo 16,23b-28

6ª semana da Páscoa

Sábado

Primeira Leitura: At 18,23-28

23 Tendo passado ali algum tempo, Paulo partiu de novo e percorreu, por etapas, as regiões da Galácia e da Frígia, confortando todos os discípulos. 24 Certo judeu, chamado Apolo, natural de Alexandria, homem erudito, chegou a Éfeso. Era profundo conhecedor das Escrituras. 25 Tinha sido instruído na doutrina do Senhor e com entusiasmo e exatidão falava e ensinava a respeito de Jesus, embora tivesse apenas conhecimento do batismo de João. 26 Com toda a firmeza ele começou a falar na sinagoga. Ouvindo-o, Priscila e Áquila levaram-no consigo e explicaramlhe mais minuciosamente a doutrina de Deus. 27 E como quisesse partir para a Acaia, os irmãos, depois de lhe dirigir palavras de estímulo, escreveram aos discípulos que o acolhessem bem. Quando chegou ali pela graça de Deus, foi de grande ajuda aos fiéis, por causa de seus dons. 28 De fato, respondia aos judeus com firmeza e publicamente, demonstrando pelas Escrituras que Jesus é o Messias.
Salmo: Sl 46(47),2-3.8-9.10 (R/. 8a)R. Deus é o rei de toda a terra.2 Povos todos, batei palmas, aclamai a Deus com júbilo; 3 pois o Altíssimo é terrível, grande rei por toda a terra.8 Deus é o rei de toda a terra: vossos hinos o proclamem! 9 Das nações Deus é o rei, em seu trono está sentado.

10 Eis que os reis dos povos juntam-se a louvar o Deus de Abraão; são de Deus os reis da terra: subiu mais alto que todos!
Evangelho: Jo 16,23b-28

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 23b Eu vos declaro: se pedirdes alguma coisa a meu Pai em meu nome, ele vos dará. 24 Até agora não pedistes nada em meu nome. Pedi e recebereis, para que vossa alegria seja perfeita. Cristo vencedor do mundo. 25 Estou dizendo estas coisas por meio de figuras. Vem o momento em que não vos falarei mais assim obscuramente, mas vos anunciarei claramente o que se refere a meu Pai. 26 Naquele dia pedireis em meu nome, e digo: não pedirei mais ao Pai por Vós, 27 pois o próprio Pai vos ama, porque vós me tendes amado, e crido que saí de junto de Deus. 28 Saí de meu Pai e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo e vou para o Pai”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.Boa Nova para cada dia“... o próprio Pai vos ama, porque Me amastes e acreditastes que Eu vim da parte de Deus”. (Jo 16,27).Sabemos que Jesus tinha profunda estima por seus discípulos, pois os conhecera antes de os chamar. Ele os escolheu um a um, porque assim o quis.Mas no Evangelho de hoje Jesus nos diz mais: aqueles que Ele escolheu, são amados não só por Ele mas pelo próprio Pai.Quando os discípulos ouviram isto de Jesus, sem dúvida se surpreenderam. Eles ficaram maravilhados porque no meio do Povo Eleito somente eles foram os escolhidos por Jesus e entraram num relacionamento especial com Deus.Isso tudo porque com Jesus os discípulos estavam no Plano de Salvação de Deus. Com Jesus anunciaram o Reino de Deus, em que a Salvação da humanidade era levada a todas as pessoas.Ora, um dia Jesus tinha dito que quem O acolhia, acolhia não só a Ele, mas também o próprio Pai (Jo 13,20).Os Evangelhos não nos relatam as reações dos apóstolos a estas palavras de Jesus. Os evangelistas precisavam dizer tudo resumidamente, porque o material da escrita naquele tempo era muito caro. Por outro lado, a intenção deles era a de concentrar a atenção dos leitores na pessoa e na mensagem de Jesus. Assim muitos detalhes foram deixados para a compreensão dos leitores, considerados inteligentes o bastante para isto.Nós, porém, podemos imaginar a sensação de encanto e admiração dos discípulos de Jesus por terem sido assim escolhidos preferencialmente pelo amor de Deus por eles.Nós, que recebemos o Batismo, somos também amados por Deus Pai como os apóstolos de Jesus.Pelo Batismo nos tornamos filhos de Deus, herdeiros da Vida Eterna. Encanto e admiração devem nos tomar assim como aconteceu com os apóstolos.Pensemos bem nestes sinais de amor preferencial de Deus por nós. Ainda hoje milhões de pessoas não receberam o Batismo que recebemos. Sejamos gratos a Deus para sempre.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário