sábado, 12 de maio de 2018

Liturgia do dia 30/04/2018


Liturgia do dia 30/04/2018


Leituras
At 14,5-18
Sl 113B(115),1-2.3-4.15-16 (R/. 1)
Jo 14,21-26

5ª semana da Páscoa

Segunda-Feira

Primeira Leitura:At 14,5-18

Naqueles dias, em Icônio: 5 Pagãos e judeus, com seus chefes, tentaram apelar para a violência e apedrejá-los. 6 Conscientes da situação, eles foram se refugiar nas cidades da Licaônia, Listra, Derbe e seus arredores. 7 E ali também ficaram anunciando o Evangelho. 8 Havia em Listra um homem que sempre estava sentado, porque era aleijado das pernas. Coxo de nascença, nunca tinha sido capaz de dar um passo. 9 Ele ouvia Paulo falar. Este olhou bem firme para ele e percebeu que tinha a fé necessária para ser curado. 10 Então disse com voz forte: “Levanta-te, fica bem de pé!”. Ele deu um salto e começou a caminhar. 11 O povo, vendo o que Paulo acabava de fazer, levantou a voz, dizendo em língua licaônica: “Os deuses desceram para junto de nós em forma humana!”. 12 Deu a Barnabé o nome de Zeus e a Paulo o de Hermes, pois era este quem tinha a iniciativa da palavra. 13 E já o sacerdote do Templo de Zeus, fora dos muros, mandou levar às portas da cidade touros e grinaldas, pois, de acordo com a multidão, queria lhes oferecer um sacrifício. 14 Percebendo isto, os apóstolos Barnabé e Paulo rasgaram suas roupas, saltaram para o meio da multidão e gritaram: 15 “Amigos, por que fazeis isto? Nós também somos homens como vós; a boa-nova que vos anunciamos é que deveis abandonar esses falsos deuses e voltar-vos para o Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que existe neles. 16 Nos tempos passados, ele permitiu que os povos seguissem seus próprios caminhos; mas 17 não deixou de manifestar quem ele é por meio de seus benefícios. Pois ele vos mandava as chuvas do céu e as colheitas abundantes na época própria, garantindo o vosso alimento e enchendo de alegria os vossos corações”. 18 Foi a muito custo que conseguiram, com essas palavras, evitar que o povo oferecesse um sacrifício para eles.
Salmo: Sl 113B(115),1-2.3-4.15-16 (R/. 1)
R. Não a nós, ó Senhor, glória ao teu nome, pela tua verdade e o teu amor!
1 Não a nós, ó Senhor, glória ao teu nome, pela tua verdade e o teu amor! 2 Não zombem as nações: “Onde o seu Deus?”.

3 Está no céu e faz o que lhe apraz! 4 Os deuses das nações são ouro e prata, ídolos fabricados pelos homens.

15 abençoe-vos quem fez o céu e a terra! 16 O céu é do Senhor, porém a terra, foi aos filhos dos homens que a entregou.
Evangelho: Jo 14,21-26

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:21 Quem recebe os meus mandamentos e os observa, esse me ama; e o que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me mostrarei a ele”. 22 Judas, não o Iscariotes, disse: “Senhor, por que te manifestarás a nós e não ao mundo?”. Jesus respondeu: 23 “Se alguém me ama, guardará minha palavra, meu Pai o amará, nós viremos a ele e nele estabeleceremos nossa morada. 24 Quem não me ama não cumpre minhas palavras. Estais ouvindo não minha palavra, mas a do Pai que me enviou. 25 Eu vos tenho dito estas coisas enquanto permaneço convosco. 26 Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai vos enviará em meu nome ele vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar o que eu vos disse.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“... quem Me ama será amado por Meu Pai, e Eu o amarei e Me manifestarei a ele”. (Jo 14,21).
Estas são sublimes palavras de Jesus.
Todos nós desejamos que se realizem em nossa vida de união com Ele e com Deus Pai.
Mas isto tem um preço fácil de pagar: Jesus disse qual é este preço na frase anterior a esta que meditamos aqui: “Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, este me ama” (Jo 14,21ab).
Portanto o preço a pagar para receber o amor de Jesus, o amor de Deus, a manifestação de Jesus em nossa alma, é o amor por Ele. Este amor sendo verdadeiro nos leva imediatamente a preferir a vontade Dele à nossa. É isto o que acontece entre as pessoas que se amam: a pessoa que ama faz a vontade da pessoa amada em vez de fazer a sua vontade própria. E não vê nisto perda alguma.
Esta lição é simples como Deus é simples.
O amor a Deus é simples como Deus é simples.
Amar a Jesus Cristo e a Deus consiste na felicidade de cumprirmos o que Jesus ensinou.
Maior felicidade do que esta não existe no mundo.
Assim entendemos como felicidade e alegria andam juntas e inseparáveis na vida de quem ama a Deus e a Seu Filho Jesus.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário