sábado, 12 de maio de 2018

Liturgia do dia 02/05/2018

Liturgia do dia 02/05/2018


Leituras
At 15,1-6
Sl 121(122),1-2.3-4a.4b-5
Jo 15,1-8

5ª Semana da Páscoa

Quarta-Feira

Primeira Leitura: At 15,1-6

1 Alguns indivíduos que tinham chegado da Judeia começaram a ensinar aos irmãos o seguinte: “Se vós não receberdes a circuncisão, conforme a lei de Moisés, não podereis ser salvos”. 2 Paulo e Barnabé protestaram, travando uma discussão muito forte com eles. Por isso ficou resolvido que Paulo e Barnabé, acompanhados de alguns deles, iriam a Jerusalém para tratar da questão com os apóstolos e os presbíteros. 3 Assim, mandados com recomendações pela Igreja, atravessaram a Fenícia e a Samaria, relatando a conversão dos pagãos e causando imensa alegria entre todos os irmãos. 4 Chegando a Jerusalém, foram acolhidos pela Igreja, os apóstolos e os presbíteros. Relataram, então, tudo o que Deus tinha feito com eles. 5 Contudo, algumas pessoas do grupo dos fariseus, que tinham abraçado a fé, intervieram para sustentar que era preciso circuncidar os pagãos e mandar que seguissem a lei de Moisés. 6 
Então os apóstolos e os anciãos se reuniram para examinar essa questão. 
Salmo: Sl 121(122),1-2.3-4a.4b-5 (R/.cf.1)
R. Quanta alegria quando ouvi: “Nós vamos à Casa do Senhor!”
1 Quanta alegria quando ouvi: “Nós vamos à Casa do Senhor!”. 2 E eis os nossos pés, Jerusalém, chegando às tuas portas,

3 Jerusalém, cidade edificada como um único corpo! 4a Em cuja direção sobem as tribos, as tribos do Senhor.

4b Para louvar o nome do Senhor, tarefa de Israel. 5 Lugar onde se encontram os tribunais
Evangelho: Jo 15,1-8

Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1 Eu sou a videira autêntica e o meu Pai é o lavrador. 2 Ele cortará todo o ramo que não der fruto em mim, e podará todo o que der fruto, para que produza mais. 3 Vós já estais limpos por meio da palavra que vos tenho anunciado. 4 Permanecei em mim, como eu em vós. Como um ramo, se não permanecer na videira, não poderá dar fruto por si mesmo, assim também vós, se não  permanecerdes em mim. 5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto, porque, sem mim, nada podeis fazer. 6 Se alguém não permanece em mim, será lançado fora como o ramo e secará. Será como os ramos secos que são juntados, atirados ao fogo e queimados. 7 Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem também em vós, então, pedi o que quiserdes e vos será concedido. 8 Meu Pai é glorificado nisto: em que produzais muito fruto e vos comporteis como meus discípulos.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado” (Jo 15,7).
São João Evangelista inicia aqui seu capítulo 15, sobre a videira, Cristo, e os ramos, que nos representam.
O Evangelho é muito claro: Deus Pai, que aqui Jesus chama de ‘agricultor’, cuida da videira e de seus ramos. Ora, Jesus se põe na figura da videira, o tronco, de onde saem todos os ramos. Se Ele disse que Seu Pai é quem cuida da videira e dos ramos, é porque esta representação de nossa união com Jesus Cristo é a desejada por Deus em nosso benefício. Em outras palavras: Deus Pai não nos entende como separados de Seu Filho. Deus Pai quer nossa união permanente com Jesus, e numa união de tal modo necessária e vital, que nossa existência cristã ficaria sem sentido e se evaporaria no ar se fôssemos separados de Jesus.
Poucas vezes consideramos esta realidade de nossa existência. Não se trata de simples consideração bonita para nos comover algumas vezes. Trata-se da realidade que Deus mesmo realiza e quer que continue para sempre. São Paulo diz: “O que poderá nos separar do amor de Cristo?”. A tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? (Rom 8,35). Isto é, nada neste mundo pode desfazer o que para nós Deus determinou: nossa vida de união com Jesus Cristo.
Tomemos consciência da importância teológica e definitiva de nossa existência como cristãos. E meditemos sobre isto várias vezes. Disto depende o aprofundamento de nossa consciência enquanto filhos amados por Deus e unidos inseparavelmente de Jesus Cristo.
Mas um detalhe deste Evangelho nos comove ainda mais. Jesus disse:
“Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado”. (Jo 15,7).
É como se Jesus dissesse: o que é Meu é para nós. Em nossa união com Ele não há separação de bens. Peçamos, portanto, a Jesus, tudo aquilo de que precisamos.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário