sábado, 12 de maio de 2018

Liturgia do dia 06/04/2018


Liturgia do dia 06/04/2018


Leituras
At 4,1-12
Sl 117(118),1-2 e 4.22-24.25-27a (R/. 22)
Jo 21,1-14

OITAVA DA PÁSCOA

Sexta-Feira

Primeira Leitura: At 4,1-12

Naqueles dias: depois que o paralítico fôra curado,1 Pedro e João ainda estavam falando ao povo, quando apareceram os sacerdotes e o comandante do Templo, 2 indignados porque ensinavam o povo e anunciavam, a partir do que se deu com Jesus, a ressurreição dos mortos. 3 Eles os agarraram e os deixaram presos até o dia seguinte, pois já era tarde. 4 Entretanto, muitos dos que haviam escutado creram, e o número deles subiu para cinco mil, aproximadamente. 5 No dia seguinte as autoridades dos judeus, os anciãos e os mestres da lei reuniram-se em Jerusalém; 6 e também o Sumo Sacerdote Anás, e ainda Caifás, João, Alexandre e todos os que eram da linhagem dos sacerdotes-chefes. 7 Colocaram os apóstolos no meio e começaram o interrogatório: “Com que autoridade, ou em nome de quem fizestes isto?”. 8 Pedro, possuído do Espírito Santo, respondeu: “Autoridades e anciãos do povo! 9 Estamos sendo interrogados sobre o benefício feito a um enfermo, pelo qual ele se encontra aqui salvo. 10 Pois bem! Ficai sabendo, todos vós e todo o povo de Israel: foi em nome de Jesus Cristo, o Nazareno — crucificado por vós e ressuscitado dentre os mortos por Deus —, que este homem se apresenta curado diante de vós. 11 É ele a pedra que vós, os arquitetos, desprezastes e que se tornou a pedra angular. 12 E em ninguém mais se encontra a salvação; pois debaixo do céu não foi dado aos homens outro nome pelo qual possamos ser salvos”.
Salmo: Sl 117(118),1-2 e 4.22-24.25-27a (R/. 22)
R. A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular.
1 Dai graças ao Senhor porque ele é bom: “O seu amor se estende pelos séculos!”. 2 A casa de Israel agora o diga: “O seu amor se estende pelos séculos!”. 4 Os que temem a Deus agora o digam: “O seu amor se estende pelos séculos!”.

22 “Pedra que os construtores rejeitaram, ei-la que se tornou pedra angular. 23 Tudo isso foi obra do Senhor e foi aos nossos olhos maravilhas. 24 Eis que o Senhor fez para nós um dia, nele nos alegremos e exultemos!

25 Concede-nos, Senhor, a salvação; concede-nos, Senhor, prosperidade!” 26 Bendito seja em nome do Senhor aquele que penetra nos seus átrios! 27a Da casa do Senhor vos bendizemos: Deus é o Senhor, que Deus nos ilumine!
Evangelho: Jo 21,1-14

1 Depois disto, Jesus se mostrou novamente a seus discípulos às margens do mar de Tiberíades. Foi assim que ele apareceu. 2 Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael, o que era de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos. 3 Simão Pedro disse: “Vou pescar”. Os outros disseram: “Vamos contigo”. Saíram e entraram numa barca, mas não pescaram nada naquela noite. 4 Ao amanhecer, Jesus se apresentou na praia; mas os discípulos não reconheceram quem era. 5 Jesus perguntou: “Rapazes, já pescastes alguma coisa?”. Responderam-lhe: “Nada!”. 6 Ele lhes disse: “Lançai a rede à direita da barca e achareis!”. Lançaram-na e não podiam mais arrastá-la, tal era a quantidade de peixes. 7 Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!”. Quando Simão Pedro ouviu dizer que era o Senhor, vestiu sua roupa, porque estava despido, e atirou-se ao mar. 8 Os outros discípulos, entretanto, foram até a praia na barca, arrastando a rede cheia de peixes: eles estavam cerca de cem metros longe da margem. 9 Quando chegaram à terra, viram preparadas umas brasas, com um peixe colocado em cima, e pão. 10 Jesus disse: “Trazei agora alguns dos peixes que acabais de apanhar”. 11 Simão Pedro foi e puxou para a terra a rede cheia com cento e cinquenta e três grandes peixes. Apesar de serem tantos, a rede não se rompeu. 12 Jesus falou: “Vinde, comei!”. Nenhum dos discípulos se animava a perguntar-lhe: “Quem és tu?”, pois sabiam que era o Senhor. 13 Jesus então se aproximou, tomou o pão e o distribuiu entre eles. O mesmo fez com o peixe. 14 Foi esta, portanto, a terceira vez que Jesus se manifestou a seus discípulos, depois que ressuscitou dos mortos.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
Logo que pisaram em terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. (Jo 21,9).
Esta foi a aparição de Jesus junto ao lago de Genesaré.
Os discípulos não tinham pescado nada a noite toda.
Jesus, ainda não reconhecido como O Ressuscitado, da praia disse que lançassem a rede do lado direito do barco onde os peixes estavam. Para os pescadores isto era normal. Às vezes quem está na praia vê cardumes que os do barco não notam.
Mas Jesus não ficou muito tempo incógnito.
Quando a quantidade de peixes foi tão grande, imediatamente João associou aquela pescaria com as duas pescas milagrosas que Jesus fizera quando vivia com eles. Logo João disse: “É o Senhor”. Sem duvidar em nada, Pedro saltou do barco e foi a nado para a praia ao encontro de Jesus.
E Jesus correspondia ao que os discípulos lhe tinham dado para comer numa aparição anterior: eles Lhe tinham dado um pedaço de peixe assado. Pois desta vez foi Jesus quem preparou peixe assado para os pescadores que foram ao seu encontro. Seria um peixe bem grande e os sete discípulos estariam famintos depois de uma noite de pesca infrutífera. Viram como Jesus fora atencioso com eles. Desta vez foi Ele quem os convidou a comer dos peixes que tinham pescado. Esta aparição ficou inesquecível. Quando os discípulos a narravam para outras pessoas, lembravam sempre o número dos grandes peixes pescados naquela ocasião: cento e cinquenta e três! Não três,. Não cinquenta. Não cem, mas cento e cinquenta e três.
Pena que o Evangelho não nos diz para onde foi Jesus depois desta aparição. A descrição do Evangelho é muito resumida. No entanto é tão fotográfica que podemos ver seus personagens movendo-se naquela cena única de mais uma aparição de Jesus Ressurreição.
Não vimos Jesus Ressuscitado.
Mas sempre podemos lembrar: Ele disse que é bem-aventurado quem acredita sem tê-Lo visto. E estes somos nós. Somos bem-aventurados por causa de nossa fé na Ressurreição de Jesus. Que este pensamento nos domine este dia.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário