segunda-feira, 10 de julho de 2017

Liturgia do dia 06/07/2017

Nenhum texto alternativo automático disponível.


Leituras
Gn 22,1-19
Sl 114,1-2.3-4.5-6.8-9 (R. 9)
Mt 9,1-8

13ª Semana do Tempo Comum - Ano A

Quinta-Feira

Primeira Leitura: Gn 22,1-19
Após esses acontecimentos, provou Deus a Abraão, e clamou: “Abraão! Abraão!”. “Eis-me aqui”, respondeu-lhe.2 E Deus continuou: “Toma teu filho, teu único filho, que tanto amas, Isaac, e vai à região de Moriá e lá oferecê-lo-ás em holocausto sobre um dos montes que te indicarei”. De madrugada Abraão levantou-se, selou seu jumento, tomou consigo dois de seus servos, e seu filho Isaac; cortou lenha para o holocausto, e partiu para o lugar que Deus lhe indicara. 4 No terceiro dia, Abraão levantou os olhos e viu de longe o lugar. 5 Abraão disse então a seus servos: “Ficai aqui, com o jumento, enquanto eu e o menino vamos até lá para adorar; depois voltaremos”. Abraão tomou a lenha para o holocausto e a colocou sobre os ombros de seu filho Isaac, enquanto ele levava o fogo e a faca. Assim caminhavam lado a lado. 7 Isaac dirigiu-se a Abraão: “Pai!”. Respondeu ele: “Eis-me aqui, meu filho!”. Isaac continuou: “Aqui estão o fogo e a lenha, mas onde se acha o cordeiro para o holocausto?”. 8 Respondeu Abraão: “Deus providenciará o cordeiro, meu filho!”, e continuaram a caminhar lado a lado. 9 Tendo chegado ao lugar que Deus lhe designara, erigiu Abraão um altar, preparou a lenha e, amarrando seu filho Isaac, colocou-o sobre a lenha em cima do altar. 10Estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar o filho. 11Mas o Anjo de Javé chamou-o do céu dizendo: “Abraão! Abraão!”. Respondeu ele: “Eis-me aqui!”. 12 E disse o Anjo: “Não levantes tua mão contra o menino e não lhe faças mal algum! Agora sei que verdadeiramente temes a Deus, pois não me recusaste teu filho, teu filho único”. 13E levantando os olhos viu Abraão um carneiro com os chifres presos num espinheiro; foi buscá-lo e sacrificou-o em lugar de seu filho, oferecendo-o em holocausto. 14Abraão chamou aquele lugar “Javé providenciará”; por isso se diz ainda hoje em dia: “Sobre a montanha Javé providenciará”. 15 O Anjo de Javé chamou Abraão uma segunda vez do céu 16 e lhe disse: “Juro-te por mim mesmo, palavra de Javé, pois que tal coisa fizeste, e não me recusaste teu filho, teu único filho, 17 eu te cumularei de bênçãos e tornarei tua descendência tão numerosa como as estrelas do céu e a areia que está na praia do mar. E tua descendência se apoderará das Portas de seus inimigos. 18 Todas as nações da terra serão abençoadas por meio de tua descendência, porque obedeceste à minha voz”. 19 Abraão voltou para onde estavam os servos, e juntos retornaram todos a Bersabé. E Abraão habitou em Bersabé.
Salmo: Sl 114,1-2.3-4.5-6.8-9 (R. 9)
R.Andarei na presença de Deus, junto a ele, na terra dos vivos.
Amo o Senhor de todo o coração, porque atendeu à voz da minha prece. 2 Inclinou para mim os seus ouvidos, escutou-me no dia em que o chamei.

3 As correntes da morte me envolviam, os laços dos abismos me enlaçavam. Invadiram-me angústias e aflições, 4 mas invoquei o nome do Senhor: “Por favor, ó Senhor, vem libertar-me!”.

5 Justo é o Senhor e cheio de bondade, misericordioso é o nosso Deus. O Senhor vela sobre os pequeninos: salvou-me quando eu ia fraquejar.

8 Da morte libertou a minha vida, protegeu os meus olhos, contra o pranto. Ele livrou meus pés das armadilhas, na presença de Deus caminharei.
Evangelho: Mt 9,1-8

1 Entrando na barca, Jesus refez a travessia e voltou para a sua cidade. 2 Aconteceu que lhe apresentaram um paralítico deitado num leito. Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados”. 3 Logo alguns dos escribas puseram-se a falar entre si: “Este homem está blasfemando”. 4 Mas Jesus percebeu seus pensamentos e lhes disse: “Por que esses maus pensamentos em vossos corações?”.5 Que é mais fácil dizer: “Os teus pecados estão perdoados”, ou: “Levanta-te e anda?”. 6 Pois bem, para que saibais que o Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados: “Levanta-te”, disse ao paralítico, “toma o teu leito e vai para tua casa”. 7 Ele se levantou e foi para casa. Vendo isso, as multidões ficaram cheias de temor e deram glória a Deus, que deu tal poder aos homens.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“ ... Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados” ...  (Mt 9,2).
Como o Evangelho de ontem, que tinha o propósito de nos revelar que Jesus era o Filho de Deus e o Messias esperado pelo Povo Eleito, o Evangelho de hoje tem por finalidade nos revelar que Jesus tem poderes que somente Deus tem.
O paralítico que lhe apresentaram para ser curado, era considerado, na mentalidade religiosa da época, culpado por causa de seus pecados.
Se Jesus queria curar aquele paralítico, primeiro tinha que livrá-lo da culpa dos pecados.
E foi precisamente isto que Jesus fez. Primeiro lhe perdoou os pecados e depois o curou.
A cura, para os que assistiam a cena, nem era tão importante assim, comparada com o extraordinário que Jesus fizera, isto é, curar os pecados do paralítico. Isto foi motivo de discussão teológica entre os mestres da Lei ali presentes, que pensavam: “Este homem está blasfemando”. Eles entendiam que somente Deus podia perdoar os pecados. Era verdade. Mas o que não sabiam que Jesus era o Filho de Deus. Como Filho de Deus, Jesus participava do poder divino de perdoar os pecados.
Foi a este ponto que São Mateus nos conduziu neste relato de seu Evangelho.
Como ontem, pensemos bem o que para nós significa saber que Jesus é o Filho de Deus. E lembremos que o próprio Deus e seu Espírito Santo nos inspiram para que o entendamos. Uma vez entendida toda a importância de Jesus como Filho de Deus, agradeçamos ao Pai e ao Espírito Santo.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário