terça-feira, 18 de julho de 2017

Liturgia do dia 22/07/2017

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Leituras
Ct 3,1-4a
Sl 62(63),2.3-4.5-6.8-9 (R. 2b)
Jo 20,1-2.11-18

15ª Semana do Tempo Comum - Ano A

Sábado

Primeira Leitura: Ct 3,1-4a

Eis o que diz a noiva:1Sobre o meu leito, de noite, procurei aquele que o meu coração ama; procurei-o e não o achei! Levantar-me-ei e percorrerei a cidade, pelas ruas e pelas praças procurarei aquele que o meu coração ama; procurei-o e não o achei. 3 Encontraram-me os guardas que fazem a ronda da cidade: “Vistes acaso aquele que o meu coração ama?”. 4a  Mal passara por eles, encontrei aquele que meu coração ama.

Salmo: Sl 62(63),2.3-4.5-6.8-9 (R. 2b)
R. De ti tem sede minh’alma, Senhor!
Ó Senhor, és o meu Deus desde a aurora eu te buscava. De ti tem sede minh’alma, desejava-te o meu corpo. Qual a terra ressequida, solo ávido de água.

3 Venho agora ao santuário, vejo teu poder e glória. 4Teu amor é mais que a vida, os meus lábios te celebrem!

5 Quero pois te bendizer pelos meus dias afora. Ergo ao céu as minhas mãos, e o teu nome pronuncio.

6 Minha boca se deleita com o sabor dos sacrifícios. Também meus lábios exultem, celebrando o teu louvor!
8 Tuas asas me abrigaram, rejubilo à sua sombra. 9Abraçou-te a minha alma, tua destra sustentou-me.
Evangelho: Jo 20,1-2.11-18

1 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi bem cedo ao sepulcro, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra que o fechava tinha sido tirada. 2 Correu, então, à procura de Simão Pedro e do outro discípulo, aquele a quem o Senhor amava, e lhes falou: “Retiraram do sepulcro o Senhor e não sabemos onde o puseram!”. 11Maria, contudo, ficou fora chorando, perto do sepulcro. Enquanto soluçava, inclinou-se para o túmulo, 12 e viu dois anjos vestidos de branco, sentados, um à cabeceira, outro aos pés do lugar onde o corpo de Jesus tinha sido depositado. 13 Perguntaram-lhe: “Mulher, por que choras?”. Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14 Dizendo isso, voltou-se para trás e viu Jesus de pé, mas não percebeu que era ele. 15Jesus disse: “Mulher, por que choras? A quem procuras?”. Ela o confundiu com o jardineiro e lhe pediu: “Senhor, se foste tu que o levaste, dize-me onde o puseste para que eu vá buscá-lo!”.16 Jesus lhe disse: “Maria!”. Ela, voltando-se, falou-lhe em hebraico: “Rabbuní!”, que significa “Mestre”.17 Jesus disse: “Não me segures mais, pois já não estou glorificado face ao Pai? Vai, porém, procura meus irmãos para lhes dizer: subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18 Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Vi o Senhor!” E contou o que Jesus tinha dito.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, 
Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Maria!” (Jo 20,16b).
A Liturgia da Palavra foi procurar este Evangelho para nos mostrar o significado de Santa Maria Madalena para a Igreja nascente. Isto porque foi primeiro a ela que Jesus Ressuscitado aparece.
Quando Ela ouve a voz de Jesus e é chamada por seu nome, pensamentos inesperados e surpreendentes lhe passam pela mente:
aquela era exatamente a voz de Jesus antes que ele morresse na cruz.
Portanto se agora não está estendido no túmulo e fala, é porque ressuscitou.
O que queria dizer Ressurreição? Era um mistério, era uma sensação espiritual maravilhosa, era um deslumbramento.
E isto fora dado somente a ela até aquele momento. Que privilégio!
Ela permaneceria ali ao lado de Jesus indefinidamente. Também no Monte Tabor São Pedro queria ficar para sempre contemplando a Transfiguração de Jesus (Lc 9,33). Porém é Ele quem dá a ordem a Maria para ir em busca dos demais discípulos. E saindo dali, foi anunciar a todos: “Vi o Senhor!” (Jo 20,18b).
Perguntemos: por que Jesus escolheu a Madalena para lhe aparecer antes de todos os apóstolos? Qual significado tinha Maria Madalena para Jesus a ponto de merecer este privilégio?
Os quatro Evangelhos pouco citam Maria Madalena; são apenas 12 vezes. Não dão informações muito detalhadas sobre ela. Mas uma informação parece mais precisa. Está em Lc 8,1-2:
Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa-nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele e também algumas mulheres que haviam sido curadas de mais espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; ...
Maria Madalena, portanto, acompanhava as pessoas que serviam a Jesus em sua missão de anunciar o Reino de Deus. Ela fazia isto por gratidão, porque antes fora uma pessoa doente. Naquele tempo muitas doenças eram atribuídas a maus espíritos. Dela Jesus expulsara sete demônios. Seriam sete doenças? Não sabemos. Apenas temos certeza de que ela dedicara sua vida ao serviço de Jesus depois de curada.
O fato de Maria Madalena ser a primeira mulher da lista de Lc 8,1-3 deve indicar sua grande importância entre todas. Se foi assim, Jesus lhe seria muito grato. Teria sido por isso que lhe apareceu em primeiro lugar depois de ressuscitar? Também isto não podemos confirmar, pois os Evangelhos nada dizem sobre este ponto. Somente podemos supor que para Jesus aquele grupo de mulheres ajudantes era da maior importância, e que certamente Maria Madalena as liderava, assim como São Pedro liderava os apóstolos.
Em nossa meditação sobre o Evangelho de hoje, tenhamos presente a importância que Jesus dá a uma mulher para fazer dela a primeira testemunha de sua Ressurreição.
Consideremos, antes de tudo, a santidade desta mulher que perseverou em sua busca de Cristo, e o encontrou Ressuscitado. Isto é mais importante do que tudo o que se possa afirmar desta pessoa, tão explorada por uma literatura mal intencionada e perversa em nossos dias.
Rezemos, portanto, pedindo a Santa Maria Madalena que nos coloque ao lado do Jesus Ressuscitado que ela contemplou e deseja anunciar também a nós. Este é de fato o anúncio que ela nos faz: Ele vive!
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário