terça-feira, 18 de julho de 2017

Liturgia do dia 20/07/2017

Nenhum texto alternativo automático disponível.


Leituras
Ex 3,13-20
Sl 104,1.5. 8-9. 24-25. 26-27 (R.8a)
Mt 11,28-30

15ª Semana do Tempo Comum - Ano A

Quinta-Feira

Primeira Leitura: Ex 3,13-20

Naqueles dias, ouvindo a voz do Senhor do meio da sarça, 13 Moisés respondeu a Deus: “Eu vou, então, aos filhos de Israel, para dizer-lhes: ‘É o Deus de vossos pais que me envia a vós’. Mas se eles me perguntarem: ‘Qual é o seu nome?’ que é que vou responder-lhes?”. 14 Deus disse a Moisés: “Eu Sou Aquele Que Sou”. E acrescentou: “Assim dirás aos filhos de Israel: [Aquele que se chama] ‘Eu Sou’ enviou-me a vós”. 15 E Deus disse ainda a Moisés: “Assim dirás” aos filhos de Israel: Aquele Que-É (= Javé), o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, envia me a vós. Este é o meu Nome para sempre e assim serei lembrado de geração em geração”. 16 “Vai convocar os anciãos de Israel e anuncia-lhes: Javé, o Deus de vossos pais, apareceu-me, o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó, e disse: Eu vos visitei, Eu vos visitei! e vi o que vos fazem no Egito! 17 Eu disse, então: Eu vos farei subir da aflição do Egito para a terra dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, dos fereseus, dos heveus e dos jebuseus, para uma terra que mana leite e mel. 18 Eles ouvirão a tua voz. E tu, com os anciãos de Israel, irás ao rei do Egito e dir-lhe-eis: ‘Javé, Deus dos hebreus, veio ao nosso encontro. Por isso, temos de fazer uma caminhada de três dias no deserto para oferecermos sacrifícios a Javé, nosso Deus’. 19 Mas eu sei que o rei do Egito não vos deixará partir, a não ser constrangido por mão poderosa.20 Por isso estenderei a minha mão e ferirei o Egito com toda espécie de prodígios que farei no meio deles. Depois disto vos deixará partir.
Salmo: Sl 104,1.5. 8-9. 24-25. 26-27 (R.8a)
R. Jamais ele esqueceu sua aliança.
1 Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, anunciai aos povos os seus feitos!

5 Lembrai as maravilhas que operou, seus feitos e as palavras de seus lábios.

8 Jamais ele esqueceu sua aliança, por gerações sem conta promulga 9 a promessa que fez a Abraão,

o juramento que jurou a Isaac.

24 E Deus deu a seu povo crescimento e tornou-o mais forte que os egípcios. 25 Mudou seus corações, e então odiaram e trataram seus servos com astúcia.

26 Enviou-lhes Moisés, seu servidor, e também Aarão, seu escolhido,27 que operaram prodígios entre eles e, na terra de Cam, os seus milagres.
Evangelho: Mt 11,28-30

Naquele tempo, disse Jesus:28 Vinde a mim, vós todos que estais oprimidos de trabalhos e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis repouso para vossas almas.30 Porque o meu jugo é suave, e o meu peso, leve”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Vinde a mim , todos vós que estais cansados e fatigados sobe o peso de vossos fardos, e eu vos darei descanso”. (Mt 11,28).
A qual “fardo” refere-se Jesus?
É a leitura precedente, de Mt 11,25-27, que nos fornece a resposta.
Aí Jesus criticou os “sábios e entendidos”, os intelectuais do povo judeu, que rejeitaram a mensagem que os apóstolos e o próprio Jesus lhes levou sobre o Reino de Deus.
Como “sábios e entendidos”, tinham complicado o cumprimento da vontade de Deus, aumentando exigências inumeráveis em centenas de preceitos. Para os intelectuais era agradável entretenimento ficar discutindo sobre as minúcias da Lei de Deus e destes preceitos. Mas para o povo simples cumpri-los era um fardo. Precisamente o que Jesus verificou no meio do povo simples, os “pequeninos” (Mt 11,25).
O ensino de Jesus sobre Deus, Seu Reino, a Salvação é simples e fácil de entender. Ele mesmo se empenha em explicá-lo de modo simples, nas parábolas.
Quando nos consideramos seguidores de Jesus, entendemos como foi importante seu ensino que nos livrou daquele fardo do judaísmo. Entramos no Reino de Deus onde o acesso a Ele é permitido sem complicações. Antes, quanto mais simples formos, como as crianças que Jesus nos mostrou como modelos, melhor entraremos nos mistérios do coração de Deus.
Que atitude devemos ter perante o descanso que Jesus nos garante em nossa vivência religiosa? É a de gratidão, de felicidade, de esperança de um dia, finalmente, viver com Ele no céu onde Deus reina.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário