terça-feira, 18 de julho de 2017

Liturgia do dia 19/07/2017

Nenhum texto alternativo automático disponível.


Leituras
Ex 3,1-6.9-12
Sl 102,1-2.3-4.6-7 (R. 8a)
Mt 11,25-27

15ª Semana do Tempo Comum - Ano A

Quarta-Feira

Primeira Leitura: Ex 3,1-6.9-12

1Moisés apascentava as ovelhas de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Tendo conduzido o rebanho para o outro lado do deserto, chegou à montanha de Deus, o Horeb. 2 E o Anjo de Javé apareceu-lhe numa chama de fogo, do meio de uma sarça. Moisés reparou que a sarça ardia em chamas, sem se consumir. 3 Disse, pois, Moisés: “Vou voltar-me para contemplar este espetáculo notável e qual a causa por que não queima a sarça”. 4 Javé percebeu que ele se voltava para ir ver. Então, do meio da sarça, Deus o chamou: “Moisés! Moisés!”. E ele respondeu: “Aqui estou”. 5 Deus prosseguiu: “Não te aproximes daqui. Tira as sandálias de teus pés, porque o lugar em que estás é uma terra santa”. 6 E acrescentou: “Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó”. Cobriu Moisés o rosto porque tinha medo de olhar para Deus. 9 É que o clamor dos filhos de Israel chegou até Mim. Eu vi a opressão com que os egípcios os oprimem. 10 E agora vai, pois eu te envio a Faraó, a fim de que tires do Egito o meu povo, os filhos de Israel”. 11 Moisés respondeu a Deus: “Quem sou eu para ir ter com Faraó, e como poderei tirar os filhos de Israel do Egito?” 12 Javé retrucou: “Eu estarei contigo. E este será o sinal de que eu te enviei: quando tiveres tirado o meu povo do Egito servireis a Deus sobre esta montanha”.
Salmo: Sl 102,1-2.3-4.6-7 (R. 8a)
R.  O Senhor é bondoso e compassivo.
1 Bendize o teu Senhor, ó minha alma; louve todo o meu ser seu santo nome! 2 Sim, bendize o Senhor, ó minha alma, não esqueças nenhum de seus favores!

Pois perdoou as tuas culpas todas, de toda enfermidade te curou. 4 Salvou da sepultura a tua vida, cercou-te de carinho e compaixão.

6 Sim, o Senhor, procede com justiça, ele defende a causa do oprimido. 7 Revelou a Moisés os seus desígnios, aos filhos de Israel, seus altos feitos.
Evangelho: Mt 11,25-27

25 Naquele tempo Jesus disse: “Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, por teres ocultado estas coisas aos sábios e entendidos e as teres revelado aos pequeninos. 26 Sim, Pai, porque desta maneira é que se realizou o que dispuseste na tua benevolência. 27 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai, nem alguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“ ... ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar” 
(Mt 11,27).
Nos dias passados consideramos a pregação do Reino de Deus por Jesus e por seus Apóstolos. Eles foram preparados para esta missão cuidadosamente por Jesus. Ele lhe dera instruções e os prevenira sobre as dificuldades que entrariam.
Mas o mais importante da missão dos Apóstolos, quando anunciavam o Reino de Deus, era manifestar ao Povo Eleito quem era Seu próprio Deus, que na pessoa de Jesus se manifestava de maneira viva.
Jesus ensinou os discípulos que deviam ver Nele a imagem de Deus Pai.
“Quem me vê, vê o Pai” (Jo 14,9).
Mas este conhecimento de Deus Pai somente vinha aos homens através de Jesus:
“ ... ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Mt 11,27).
A quem o Filho quis revelar o Pai em primeiro lugar?
Foi a seus discípulos, os que deveriam sair pelo mundo anunciado o Pai e Seu Reino.
É deste modo que entendemos como a Deus é importante a participação de pessoas, escolhidas por Jesus, para o estabelecimento do Reino de Deus no mundo.
Nós somos tais pessoas, porque a nós Jesus mesmo Se doa na Eucaristia de Seu Corpo e de Seu Sangue. Nós conhecemos o Pai por meio Dele, e assim nossa vida se transforma num testemunho vivo de Deus e de Seu Reino. Isto é o que dá todo o sentido e a importância de nossas vidas neste mundo.
Na Vida Eterna encontraremos Deus que nesta vida terrena testemunhamos, mesmo sem saber completamente quem é Ele. Na Vida Eterna O veremos tal como é. E na felicidade sem fim, saborearemos seu amor plenamente.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário