sexta-feira, 7 de julho de 2017

Liturgia do dia 29/06/2017

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Leituras
Gn 16,1-12.15-16 
Sl 105, 1-2. 3-4a. 4b-5 (R. 1a) 
Mt 7,21-29

12ª Semana do Tempo Comum - Ano A

Quinta-Feira

Primeira Leitura: Gn 16,1-12.15-16 

1 Sarai, mulher de Abrão, não lhe dera nenhum filho. Tinha porém uma criada egípcia chamada Agar. 2 Disse pois Sarai a Abrão: “Não tendo Javé permitido que eu tivesse filhos, peço-te que te unas à minha criada; ao menos por meio dela, talvez, eu tenha filhos”. Abrão atendeu ao pedido de sua mulher. 3 E Sarai, mulher de Abrão, passados já dez anos desde que Abrão viera se estabelecer no país de Canaã, lhe deu a criada egípcia, Agar, por mulher. 4 Uniu-se ele a Agar, que ficou grávida. E ao verificar que estava grávida, começou a olhar com desprezo para sua senhora. 5 Sarai falou a Abrão: “Caia sobre ti a afronta que me é feita! Entreguei-te minha criada, e ela, verificando que estava grávida, começou a olhar-me com desprezo. Javé seja juiz entre mim e ti!”. 6 Abrão respondeu a Sarai: “Pois bem, a, criada está, em tuas mãos. Faze dela o que bem te aprouver”. Sarai começou então a maltratá-la, de modo que Agar fugiu dela. 7 O Anjo de Javé foi encontrá-la junto de uma fonte no deserto, a fonte que está no caminho de Sur. 8 E disse: “Agar, criada de Sarai, donde vens e para onde vais?”.Ela respondeu: “Estou fugindo de Sarai, minha senhora”. 9 Ordenou-lhe o Anjo de Javé: “Volta para junto de tua senhora e sujeita-te a ela”. 10 Disse ainda o Anjo de Javé: “Tornarei a tua descendência tão numerosa, que não poderá ser contada”. 11 E o Anjo de Javé lhe disse: “Eis que estás grávida, e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Ismael; porque Javé ouviu a tua aflição. 12 Ele será como um asno selvagem; ele contra todos, e todos contra ele, e ele habitará apartado de seus irmãos”. 15 Agar deu à luz um filho a Abrão. Ao filho que Agar lhe gerou deu Abrão o nome de Ismael. 16 Abrão tinha oitenta e seis anos quando Agar deu à luz a seu filho Ismael.

Salmo: Sl 105, 1-2. 3-4a. 4b-5 (R. 1a) 

R. Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.

1 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, sua misericórdia não tem fim! 2 Quem contará os feitos do Senhor, entoará o hino que merece?

3 Feliz quem obedece aos seus preceitos, quem pratica a justiça o tempo todo! 4a Vem a nós, ó Senhor, que amas teu povo, 

4b Que eu veja a alegria dos eleitos! 5 Alegre-me a alegria do teu povo, e eu me glorie pela tua herança!

Evangelho: Mt 7,21-29

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21 Nem todos os que dizem: ‘Senhor, Senhor’, entrarão no reino dos céus; mas sim os que fazem a vontade do meu Pai que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Não expulsamos demônios em teu nome? Não fizemos numerosos milagres em teu nome?’ 23 Então lhes declararei: ‘Nunca vos conheci! Afastai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade!’ 24 Assim, todo aquele que ouve as minhas palavras e as põe em prática será semelhante a um homem ajuizado, que constrói sua casa sobre a rocha. 25 Cai a chuva, correm as enxurradas, sopram os ventos que se lançam contra essa casa. Mas ela não desaba, porque está construída sobre a rocha. 26 Mas todo aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática será semelhante a um tolo, que constrói sua casa sobre a areia. 27 Cai a chuva, correm as enxurradas, sopram os ventos que se lançam contra essa casa, e ela desaba: é uma destruição total!” 28 Quando Jesus acabou estes discursos, a multidão estava tomada de admiração pelo seu modo de ensinar. 29 Porque a ensinava como detentor de autoridadeprópria e não como os mestres da lei.

Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.

Boa Nova para cada dia

Mt 7,21-29 

“Nem todo aquele que me diz ‘Senhor’, ‘Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai, que está nos Céus” (Mt 7,21). 

Procuramos as indicações de Jesus para nossa entrada no Reino de Deus e imaginamos que com ‘jeitinho’ podemos entrar. Jesus nos adverte dizendo que não se entra no Reino de Deus por ter feito até coisas prodigiosas como profetizar, expulsar demônios ou fazer milagres. Nada disso tem valor se a Vontade de Deus não for cumprida. 

E, para Jesus, o mais importante e o que em primeiro lugar deve ser feito é cumprir a Vontade de Deus. Feito isto, estamos dentro do Reino de Deus, pois este Reino é precisamente onde tudo acontece como Deus quer, conforme Sua Vontade. 

Demos graças a Deus pelo fato de ser tão fácil encontrar sua Vontade. 

Mas vamos pedir-Lhe que a cumpramos quando isto for difícil. 

Muitas vezes, de fato, fazer a Vontade de Deus pode até nos custar a vida, como foi o caso de mártires. Muitos mártires tiveram que optar entre manter a fé em Deus e abjurar da fé Nele. 

Mas não tenhamos temores de forma alguma quanto a isto. Jesus mesmo nos ensinou a pedir a Deus: “Seja feita a Vossa Vontade”. 

A santidade consiste nisto: fazer a Vontade de Deus. Nossa vontade deve coincidir com a Dele. E isto pode custar um longo tempo de nossa vida. Mas, quando morrermos, deveremos estar de tal modo habituados a fazer a Vontade de Deus que a nossa e a Dele sejam uma só Vontade. Aqui está a felicidade na terra e no céu. 

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário