quinta-feira, 13 de julho de 2017

Liturgia do dia 13/07/2017

Nenhum texto alternativo automático disponível.


Leituras
Gn 44,18-21.23b-29; 45,1-5
Sl 104,16-17. 18-19. 20-21 (R. 5a)
Mt 10,7-15

14ª Semana do Tempo Comum - Ano A

Quinta-Feira

Primeira Leitura:  Gn 44,18-21.23b-29; 45,1-5

18 Então Judá se aproximou de José e falou: “Por favor, Senhor Ministro, permite a teu servo dizer uma palavra aos ouvidos do Ministro meu Senhor, sem que tua ira se inflame contra teu servo, porque és igual a Faraó. 19 O Ministro meu Senhor tinha perguntado a seus servos: ‘Tendes ainda um pai ou um irmão?’. 20 e respondemos ao Ministro meu Senhor: ‘Sim, temos um velho pai e outro irmão menor, filho de sua velhice; o irmão dele morreu, e só ele resta como filho único de sua mãe; e seu pai o ama’. 21 E tu ordenaste a teus servos: ‘Trazei-o para que eu o veja com os meus próprios olhos!’. 23b ‘Se vosso irmão menor não vier convosco, não mais podereis aparecer diante de mim!’24 Voltamos então para junto de nosso pai, teu servo, e lhe contamos as palavras do Ministro meu Senhor. 25 E quando nosso pai disse: ‘Ide comprar mais uma vez um pouco de mantimento’, 26 nós lhe respondemos: ‘Nós não podemos voltar sem ter conosco nosso irmão menor, porque não poderemos nos apresentar àquele homem sem ter conosco nosso irmão menor!’. 27 Então teu servo, nosso pai, nos disse: ‘Bem sabeis que minha mulher só me deu dois filhos: 28 um partiu para bem longe de mim, e eu disse: certamente foi despedaçado por uma fera, e de fato até agora nunca mais o tenho visto. 29 Se me tirardes ainda mais este de junto de mim, e se lhe acontecer uma desgraça, vós fareis que meus cabelos brancos desçam na amargura para o Xeol’. 45,1 E José não pôde mais se conter diante de todos os que o cercavam e deu ordem: “Fazei sair todo mundo de junto de mim”. E ninguém mais estava perto dele, quando José se deu a conhecer a seus irmãos. 2 Ele levantou a voz e começou a chorar tão alto que os egípcios ouviram, e a notícia chegou até a corte de Faraó. 3 José disse a seus irmãos: “Eu sou José! Vive ainda meu pai?”. Mas seus irmãos não podiam responder de tão assustados ficaram em sua presença. 4 Disse-lhes então José: “Aproximai-vos de mim!”. E eles se aproximaram. Ele disse: “Eu sou José, vosso irmão que vendestes para o Egito. 5 Mas agora não fiqueis aflitos, nem vos atormenteis por me terdes vendido para cá, pois foi para a preservação da vossa vida que Deus me mandou adiante 
de vós.
Salmo: Sl 104,16-17. 18-19. 20-21 (R. 5a)
R. Lembrai as maravilhas do Senhor!
16 Quando fez vir à terra a grande fome e privou-os do pão que os sustentava, 17 à frente deles já mandara um homem, José, então vendido como escravo.

18 Teve José seus pés agrilhoados e uma argola de ferro no pescoço, 19 até que se cumpriu o que previra e a palavra de Deus foi confirmada.

20 Então mandou o rei que o libertassem, livrou-o dos grilhões o soberano: 21 fê-lo senhor de toda a sua casa, de todos os seus bens o dispenseiro.
Evangelho: Mt 10,7-15

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:7 Pregai, pelo caminho: ‘O reino dos céus está perto’. 8 Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Acabais de receber de graça, dai de graça. 9 Não arranjeis nem ouro, nem prata, nem dinheiro para carregar convosco, 10 nem saco de viagem, nem duas túnicas, nem calçado, nem bordão, porque o trabalhador tem direito ao seu sustento. 11 Quando entrardes em qualquer cidade ou povoado, perguntai se há uma pessoa digna de vos receber e ficai em sua casa até a vossa partida. 12 Quando entrardes numa casa, saudai a família que nela mora; 13 se de fato aquela família for digna, descerá sobre ela a vossa paz; se, porém, não for, que a paz vos seja devolvida. 14 E se alguém de uma casa ou cidade não vos acolher nem ouvir vossas palavras, saí de lá sacudindo o pó de vossos pés.15 Eu vos declaro esta verdade: no dia do Juízo haverá menos rigor para a região de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília,
Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“... as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade no dia do juízo”. (Mt 10,15b).
Quando Jesus mandou seus discípulos às cidades e povoados para anunciarem a chegada do Reino dos Céus,precisou adverti-los da seriedade e obrigatoriedade de sua aceitação.
E o modo como fez isto foi a lembrança do fato terrível acontecido no tempo de Abraão: Sodoma e Gomorra foram destruídas por viverem nos mais horríveis pecados, isto é, numa moral corrompida contra a vontade de Deus. Não foram poupadas pelo castigo divino porque nelas não havia nem dez justos (Gn 18,32).
De modo semelhante ao de Sodoma e Gomorra, mas muito mais exigente, será o julgamento de quem não aceitar o anúncio do Reino dos Céus por Jesus e seus discípulos.
Ao dizer que haverá um julgamento no Dia do Juízo, Jesus ao mesmo tempo afirma que haverá um momento em que Deus dirá seu ‘basta’ aos pecados da humanidade. Neste Dia todos serão julgados e o Reino dos Céus vigorará plenamente e sem nenhuma oposição.
Nesse Dia o príncipe dos demônios, Belzebu, será definitivamente derrotado juntamente com os que o seguiram. Ora, sabemos que no confronto com Jesus os que seguem Belzebu são os seus inimigos, os fariseus (Mt 12,24). Eles rejeitaram Jesus. Serão julgados no dia do Juízo com mais rigor do que o aplicado contra Sodoma e Gomorra.
Pessoas que não aceitam o Reino dos Céus existem ainda em nossos dias.
Sabemos que há cultos satânicos em muitos lugares deste mundo. Estes cultuadores do demônio querem substituir o Reino de Deus pelo Reino de Satã quando chegar o fim do mundo.
Estas coisas podem nos assustar, mas nossa fé é firme na declaração de Jesus:              

“Todo poder me foi dado no céu e sobre a terra” (Mt 28,18).
E ainda: “... Eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo” (Mt 28,20).
Quem foi perdoado de seus pecados no Batismo, quem tem fé em Jesus Cristo e nele confia, jamais será atingido pelo mal que há no mundo provocado por quem se diz adorador de Satã.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário