terça-feira, 18 de julho de 2017

Liturgia do dia 24/07/2017

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Leituras
Ex 14,5-18
Sl Ex 15,1-2.3-4.5-6 (R.1a)
Mt 12,38-42

16ª Semana do Tempo Comum - Ano A

Segunda-Feira

Primeira Leitura: Ex 14,5-18

5 Entretanto, foi anunciado ao rei do Egito que o povo tinha fugido. Mudou então o coração de Faraó e o de seus servos a respeito do povo e disseram: “Que foi que fizemos, deixando partir Israel para não mais servir-nos?”.6 Faraó mandou atrelar o seu carro e levou consigo o seu povo. 7 Tomou também 600 carros escolhidos e todos os carros do Egito com três homens em cada um deles. 8Javé havia endurecido o coração de Faraó, rei do Egito, o qual lançou-se no encalço dos filhos de Israel. Estes, porém, haviam saído num rasgo de libertação. 9 Saindo em sua perseguição, os egípcios alcançaram-nos acampados junto ao mar. Toda a cavalaria, os carros de Faraó e seus cavaleiros, e todo o seu exército, chegaram a Pi-Hahirot, defronte de Baal-Sefon.10 Faraó aproximava-se. Levantando os olhos, os filhos de Israel viram os egípcios movendo-se no seu encalço e ficaram com muito medo. Os filhos de Israel clamaram então a Javé. 11 E disseram a Moisés: “Foi, acaso, por não haver sepulturas no Egito, que nos tiraste de lá para morrermos no deserto? Que foi que nos fizeste, fazendo-nos sair do Egito? 12 Não era esta a palavra que te dirigíamos no Egito? Então dizíamos: ‘Deixa-nos! Queremos continuar a servir aos egípcios!’. Pois é melhor para nós servir aos egípcios do que morrer no deserto”. 13 Moisés disse ao povo: “Não tenhais medo! Permanecei firmes e vereis a salvação que Javé há de realizar hoje em vosso favor: esses egípcios que hoje estais vendo, não mais os tornareis a ver, nunca mais! 14 Javé combaterá por vós; só vos compete ficar tranquilos”. 15 Javé disse a Moisés: “Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que se ponham a caminho. 16 E tu, levanta o bastão e estende a mão sobre o mar. Assim dividi-lo-ás para que os filhos de Israel entrem pelo meio do mar de pés enxutos. 17Quanto a mim, endurecerei o coração dos egípcios para que eles entrem atrás deles. E Eu serei glorificado à custa de Faraó e de todo seu exército, de seus carros e de seus cavaleiros. 18 E os egípcios saberão que Eu sou Javé, quando Eu me glorificar à custa de Faraó, de seus carros e de seus cavaleiros”.
Salmo: Sl Ex 15,1-2.3-4.5-6 (R.1a)
R. Cantarei a Javé, porque se exaltou soberanamente.

1 Cantarei a Javé, porque se exaltou soberanamente, precipitando no mar a cavalos e cavaleiros! 2 Javé é minha força e o meu cântico. Ele tornou-se a minha salvação. Ele é meu Deus, eu O glorificarei; o Deus de meu pai, eu O exaltarei.

3 Javé é como um guerreiro; seu Nome é Aquele-Que-É. 4Arremessou ao mar os carros de Faraó e o seu exército, afundou os melhores dos seus combatentes no Mar dos Juncos.

5 Os abismos os cobrem, eles desceram as profundezas como pedras. Tua direita, Javé, é admirável pela força, tua direita, Javé, esmaga o inimigo.
Evangelho: Mt 12,38-42

Naquele tempo 38 alguns dos mestres da lei e fariseus começaram a provocá-lo, dizendo: “Mestre, queremos ver um sinal vindo de ti”. 39 Mas ele lhes respondeu: “Geração má e rebelde! Pede um sinal, mas não lhe será dado outro, senão o do profeta Jonas. 40 Porque, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do monstro marinho, assim o Filho do homem estará no seio da terra três dias e três noites. 41 Os homens de Nínive vão se levantar contra esta geração no dia do Juízo e condená- la, porque eles mudaram de vida com a pregação de Jonas, e eis aqui alguém maior do que Jonas! 42 A rainha do Sul vai se levantar no dia do Juízo contra esta geração e a condenará, porque veio dos confins da terra ouvir a sabedoria de Salomão, e eis aqui alguém maior do que ele!”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti” (Mt 12,38b).
Quando os discípulos saíram em missão, enviados por Jesus para anunciar o Reino de Deus por cidades e povoados, encontraram pessoas que os acolheram e outras que os rejeitaram.
Desta vez, neste Evangelho, é o próprio Jesus quem enfrenta alguns mestres da Lei. Eles querem ver algum sinal de Jesus. Não dizem por qual motivo. Seria para Jesus provar que era o Messias? O Evangelho não nos diz.
Porém Jesus não deixa lhes responder.
Ele já tinha dados sinais mais do que claros de que era o Messias.
E desta vez Ele lhes diz: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado ... ”. (Mt 12,38b). Será dado, mas o sinal de Jonas: três dias Jesus estará morto sob a terra e ressuscitará. Mas isto os fariseus não entenderam porque não tinham condição de entender nem o queriam entender. Eles já tinham decidido matar Jesus (Mt 12,14).
Jesus perdera toda esperança de um diálogo com os fariseus.
Ele os condenará e profetizará o juízo divino contra eles, tal como o fizera em relação a Corazim, Betzaida e Cafarnaum.
No Juízo Final haverá menor rigor contra Nínive do que contra a geração dos fariseus do tempo de Jesus (Mt 12,41). Nínive se convertera ouvindo a pregação de Jonas. E os fariseus não perceberam que Jesus era maior que Jonas.
No Juízo Final a rainha de Sabá condenará os fariseusdo tempo de Jesus. Ela procurou a sabedoria em Salomão. E os fariseus não perceberam que Jesus era maior que Salomão. Eles eram “sábios e entendidos” ...
Quando Jesus ressuscitar, nenhum líder judeu o verá em Sua Glória. Seria este o sinal que Jesus lhes daria de que era o Servo de Javé, o Messias, o Filho de Deus, o Salvador do mundo. Jesus se manifestará somente a seus “pequeninos”.
Sejamos “pequeninos” como Jesus entende, para merecermos vê-lo ressuscitado no dia em que Ele nos levar para a Vida Eterna.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário