sexta-feira, 27 de abril de 2018

Liturgia do dia 03/04/2018


Liturgia do dia 03/04/2018


Leituras
At 2,36-41
Sl 32(33),4-5.18-19.20 e 22 (R/. 5b)
Jo 20,11-18

OITAVA DA PÁSCOA

Terça-Feira

Primeira Leitura: At 2,36-41

No dia de Pentecostes, Pedro disse aos judeus: 36 Por isso toda a casa de Israel deve saber com certeza que Deus entronizou como Senhor e Cristo este Jesus que vós crucificastes”. 37 A estas palavras, sentiram o coração despedaçado e disseram a Pedro e aos demais apóstolos: “Irmãos, que devemos fazer?”. 38 Pedro lhes respondeu: “Convertei-vos e cada um peça o batismo em nome de Jesus Cristo, para conseguir perdão dos pecados. Assim, recebereis o dom do Espírito Santo. 39 Pois a promessa foi feita para vós e vossos filhos, assim como para todos aqueles — tão numerosos — que se acham longe de vós, que Deus irá chamar”. 40 E ainda com muitas outras palavras insistia com eles e os aconselhava dizendo: “Salvai-vos dessa geração perdida”. 41 Ora, os que acolheram sua palavra receberam o batismo; e naquele dia aderiram mais ou menos três mil pessoas.
Salmo: Sl 32(33),4-5.18-19.20 e 22 (R/. 5b)

R. Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.

4 Pois é reta a palavra do Senhor, e tudo o que ele fez é verdadeiro. 5 Ele ama a justiça e a retidão, da graça do Senhor enche-se a terra.
18 Porém olha o Senhor pelos que o temem, aqueles que confiam em seu amor, 19 para livrar da morte as suas almas e fazê-los viver quando houver fome!

20 Nossas almas esperam no Senhor: é ele o nosso auxílio e o nosso escudo. 22 Venha a nós, ó Senhor, a tua graça: colocamos em ti nossa esperança!
Evangelho: Jo 20,11-18

Naquele tempo:11 Maria, contudo, ficou fora chorando, perto do sepulcro. Enquanto soluçava, inclinou-se para o túmulo, 12 e viu dois anjos vestidos de branco, sentados, um à cabeceira, outro aos pés do lugar onde o corpo de Jesus tinha sido depositado. 13 Perguntaram-lhe: “Mulher, por que choras?”. Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14 Dizendo isso, voltou-se para trás e viu Jesus de pé, mas não percebeu que era ele. 15 Jesus disse: “Mulher, por que choras? A quem procuras?”. Ela o confundiu com o jardineiro e lhe pediu: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o puseste para que eu vá buscá-lo!”. 16 Jesus lhe disse: “Maria!”. Ela, voltando-se, falou-lhe em hebraico: “Rabbuní!”, que significa “Mestre”. 17 Jesus disse: “Não me segures mais, pois já não estou glorificado face ao Pai? Vai, porém, procura meus irmãos para lhes dizer: subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18 Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Vi o Senhor!” E contou o que Jesus tinha dito.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Maria!”
 (Jo 20,16b).
Causam-nos surpresa as duas falas diferentes de Jesus quando se revela, Ressuscitado, a Maria Madalena. Ela não identifica com sendo Dele as primeiras frases:“Mulher, por que choras? A quem procuras?” (Jo 20,15bc). Mas O identifica quando ouve seu nome pronunciado por Ele do mesmo modo como o dizia antes de ter ressuscitado: “Maria!”.
Bastou uma palavra para que Maria Madalena identificasse Jesus, que antes pensara ser o jardineiro.
Bastou uma palavra de Jesus para provar Sua Ressurreição.
Bastou uma palavra de Jesus para mudar o pranto em alegria.
Bastou o testemunho de Maria Madalena para mudar o ambiente triste dos discípulos em festa.
Entremos no Coração de Jesus para encontrar lá a alegria que Ele mesmo tinha por ter sido ressuscitado pelo poder de Deus Pai.
Peçamos a Ele esta alegria também para nós.
E, nesta alegria, continuemos celebrando este Tempo Pascal.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário