quarta-feira, 18 de abril de 2018

Liturgia do dia 21/04/2018


Liturgia do dia 21/04/2018


Leituras
At 9,31-42
Sl 115(116B),12-13.14-15.16-17 (R/. 12)
Jo 6,60-69

3ª semana da Páscoa

Sábado

Primeira Leitura: At 9,31-42

Naqueles dias:31 A Igreja vivia em paz, em toda a Judeia, Galileia e Samaria; ela se edificava e caminhava no temor do Senhor. E crescia, graças ao apoio do Espírito Santo. Pedro cura Eneias em Lida. 32 Pedro, que viajava por toda a parte, foi certo dia visitar também os santos que moravam em Lida. 33 Lá encontrou um homem chamado Eneias, que havia oito anos estava de cama: era paralítico. 34 Pedro lhe disse: “Eneias, Jesus Cristo te dá a saúde. Levanta-te e arruma tu mesmo a tua cama”. E ele se levantou no mesmo instante. 35 Todos os habitantes de Lida e da planície de Saron viram isto e se converteram ao Senhor. Pedro ressuscita Tabita em Jope. 36 Em Jope, havia uma discípula chamada Tabita, nome que se traduz por “Gazela”. Praticava muitas boas ações e era generosa nas esmolas que fazia. 37 Ora, aconteceu que naqueles dias ficou doente e veio a falecer. Então lavaram o corpo e o colocaram no andar superior. 38 Como Lida estava perto de Jope, os discípulos ouviram falar que Pedro se encontrava lá. Mandaram dois homens chamá-lo com estas palavras: “Não demores em vir até nós”. 39 Pedro partiu imediatamente com eles. Logo que chegou, conduziram-no ao andar superior. E todas as viúvas se aproximaram dele. Elas choravam e lhe mostravam os vestidos e outras roupas que Tabita fazia quando estava com elas. 40 Pedro mandou que todo mundo saísse de lá, ajoelhou-se e rezou. Depois voltou-se para o cadáver e disse: “Tabita, levanta-te”. Ela abriu os olhos e fixando-os em Pedro, sentou-se no leito. 41 Pedro estendeu a mão para ela e a ajudou a levantar-se. Depois, chamou os santos e as viúvas e a apresentou viva!42 A notícia correu por toda Jope e muitos acreditaram no Senhor. 43 Pedro ficou muito tempo em Jope, na casa de um curtidor de couros chamado Simão.
Salmo: Sl 115(116B),12-13.14-15.16-17 (R/. 12)

R. Como agradecerei ao meu Senhor tudo o que fez por mim?
12(3) Como agradecerei ao meu Senhor tudo o que fez por mim?  13(4) Por minha salvação elevo o cálice, invocando o seu nome!
14(5) Pago minhas promessas ao Senhor diante de todo o povo. 15(6) Quão preciosa aos olhos do Senhor a morte dos seus santos!
16(7) Teu servo sou, de tua escrava filho; quebraste os meus grilhões! 17(8) E te ofereço, grato, um sacrifício, o teu nome invocando.
Evangelho: Jo 6,60-69

60 Muitos dos discípulos de Jesus disseram, depois de o ouvirem: “É dura esta linguagem! Quem a pode ouvir?”. 61 Percebendo que seus discípulos murmuravam a este respeito, Jesus lhes disse: “Isto vos escandaliza? 62 Então, o que será quando virdes o Filho do homem subindo para o lugar onde estava antes… 63 O espírito é que dá vida; a carne de nada serve. As palavras que vos tenho dito são espírito e vida. 64 Contudo alguns de vós não creem”. Já desde o começo Jesus sabia quais os que não acreditavam e quem havia de entregá-lo. 65 E acrescentou: Por isso vos disse que ninguém pode vir a mim se isto não lhe for concedido pelo Pai”. 66 Desde então, muitos discípulos o abandonaram e não mais o seguiam. 67 Jesus perguntou, então, aos Doze: “Vós também não quereis ir embora?”. 68 Simão Pedro respondeu: “Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. 69 E nós acreditamos e conhecemos que és o Santo de Deus”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
A partir daquele momento, muitos discípulos o abandonaram e não mais andavam com ele. (Jo 6,66).
Quando falamos da Ressurreição de Jesus, entendemos como muitas pessoas não acreditam nela, porque se trata de um mistério de fé e não de um cientificamente verificável com os meros dados da ciência.
Mas antes mesmo de sua Ressurreição Jesus encontrou quem O rejeitou.
E o motivo não foi o anúncio de sua Ressurreição, e sim do mistério da Eucaristia: um dia Ele daria à humanidade o alimento de Seu Corpo e de Seu Sangue. Ao ouvirem isto, muitos dos que O seguiam disseram:“Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” (Jo 6,60).
Jesus não se perturbou com isto.
Não se perturbou com o fato de alguns não aceitarem Seu Corpo como comida e Seu Sangue como bebida. Jesus ficaria prejudicado por causa disto? De forma alguma. O mistério de sua Eucaristia persiste, seja que os homens o aceitem ou não.
Do mesmo modo mais tarde, quando Jesus ressuscitar, haverá pessoas que não acreditarão Nele. Hoje há muitos que não acreditam Nele, nem em sua Ressurreição. Jesus será prejudicado por isso?Absolutamente não, tal como não se sentiu inferiorizado quando os líderes judeus, tenho conhecimento da ressurreição de Lázaro, não acreditaram Nele.
Assim a humanidade pode não acreditar na Ressurreição de Jesus como preferir. Mas a Ressurreição é um fato que ultrapassa qualquer dúvida humana. Assim como um cego não pode ver a luz do sol, o sol não deixa de existir por isso.
Jesus não se perturba com a falta de fé das pessoas, mesmo que, possivelmente, sejam milhões e milhões. Nada disto faz diferença.
Ele virá sobre as nuvens do céu no dia certo. E neste momento ninguém poderá negar que Ele vive.
Quando celebramos o mistério maior de nossa fé, a Ressurreição de Jesus e com a Dele a nossa, reforçamos nossa fé Nele no Tempo Pascal. Sabemos que somente assim teremos a Salvação eterna. Se outros não creem em Jesus Cristo, isto para nós pouca diferença faz. Perseverar na fé até o fim é o que procuramos com todo coração. Não o vimos ressuscitado, mas cremos e sabemos que Ele é o nosso Deus.
Tenhamos esta convicção com Pedro, que disse: “Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus” (Jo 6,69). Ele é o Santo de Deus ressuscitado para fazer de todos nós santos como Ele é Santo.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário