sexta-feira, 27 de abril de 2018

Liturgia do dia 28/04/2018


Liturgia do dia 28/04/2018


Leituras
At 13,44-52
Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R/. 3cd)
Jo 14,7-14

4ª semana da Páscoa

Sábado

Primeira Leitura: At 13,44-5244 No sábado seguinte, foi quase a cidade inteira que se juntou para ouvir a palavra de Deus. 45 Vendo aquela multidão, os judeus ficaram cheios de inveja e responderam às palavras de Paulo com pesados insultos. 46 Enchendo-se então de coragem, Paulo e Barnabé declararam: “Era nosso dever pregar primeiro a vós a palavra de Deus. Mas já que a recusais, e não vos julgais vós mesmos dignos da vida eterna, então nos voltaremos para os pagãos. 47 Foi assim que o Senhor nos ordenou: Eu te constituí luz das nações, para levares a salvação até as extremidades da terra”. 48 Ouvindo isso, os pagãos muito se alegraram e se puseram a glorificar a palavra do Senhor. E todos os que estavam destinados à vida eterna abraçaram a fé. 49 Deste modo a palavra de Deus se expandia por toda a região. 50 Entretanto, os judeus incitavam as senhoras piedosas da alta sociedade e os mais importantes líderes do lugar. Assim moveram uma perseguição contra Paulo e Barnabé e os expulsaram de sua região. 51 Os dois sacudiram a poeira de seus pés contra eles e prosseguiram viagem para Icônio. 52 Por seu lado, os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.Salmo: Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R/. 3cd)R.  Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.1 Entoai ao Senhor cântico novo, que ele fez maravilhas! Sua mão poderosa e braço santo valeram-lhe a vitória.

2 Revelou o Senhor o seu auxílio, sua justiça aos povos.

3ab De seu fiel amor ele lembrou-se, em favor de Israel.

3cd Os extremos da terra contemplaram nosso Deus a salvar-nos. 4 Aclamai o Senhor, ó terra inteira, com cânticos e música!
Evangelho: Jo 14,7-14

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7 se conhecêsseis a mim, conheceríeis também a meu Pai. Desde já o conheceis e o tendes visto”. 8 Filipe disse: “Senhor, mostra-nos o Pai é isto nos basta!”. 9 Jesus respondeu: “Filipe, há tanto tempo que convivo convosco e ainda não me conheces? Quem me vê, vê também o Pai. Como podes dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? 10 Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não vêm de mim. Quem realiza estas obras é o Pai, que permanece em mim. 11 Crede-me: eu estou no Pai e o Pai em mim. Senão, crede ao menos em razão das obras. 12 Eu vos afirmo e esta é a verdade: quem crê em mim fará as obras que eu faço. E fará até maiores, porque vou ao Pai, 13 e o que pedirdes ao Pai em meu nome eu farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14 Se me pedirdes algo em meu nome, eu o farei.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.Boa Nova para cada dia“Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai.Como é que tu dizes ‘Mostra-nos o Pai’?”. (Jo 14,9,b-f).A pergunta do apóstolo Felipe a Jesus pode ser entendida de duas maneiras:a)  Felipe, apesar de toda convivência com Jesus, não via Nele, ainda claramente, a presença e imagem de Deus Pai. Era uma limitação que qualquer apóstolo podia ter em sua dificuldade em entender ensinos de Jesus, como as parábolas. Muito do que Jesus dizia precisava de uma explicação posterior. Não nos surpreendamos caso nós mesmos fizéssemos tal pergunta. Devemos supor que outros apóstolos tivessem a mesma dificuldade, mas não a mesma coragem de fazer esta pergunta a Jesus. Nós às vezes preferimos permanecer na ignorância em vez de manifestá-la humildemente e resolver o problema uma vez por todas.
b) Jesus
, que supunha em seus discípulos uma compreensão mais avançada das coisas que Ele lhes dizia, lamentou-se da lentidão de Felipe. Ele, Jesus, também tinha razão. Esta lentidão dos discípulos algumas vezes se devia ao comodismo, e poderíamos dizer, da falta de instrução e preguiça mental. Todos nós podemos passar por isso. No entanto, Jesus com paciência, dá a devida explicação a Felipe: Nele, em Jesus, o Pai habita. Se Jesus vivesse em nosso tempo, vendo-O, e vendo Nele o Pai, diríamos: ‘Tal Pai, tal Filho’.Ora, esta pergunta de Felipe e esta resposta de Jesus ficaram propositalmente registradas no Evangelho de São João Evangelista. Isto quer dizer que Jesus respondeu também aos demais apóstolos, que não tiveram a coragem de Felipe em fazer esta pergunta a Jesus. Foi porque eles perceberam a importância de Jesus ser a imagem de Deus Pai que se viram na obrigação de não esquecer este diálogo de Jesus com Felipe. E nós, hoje, somos gratos a Felipe também.A importância desta explicação de Jesus a Felipe sobre a imagem e semelhança que Jesus era do Pai é enorme para a teologia, para o conhecimento do próprio Jesus. Nos séculos posteriores esta passagem do Evangelho de São João Evangelista prestou grande serviço aos teólogos que estudaram a natureza humana e divina de Jesus.Como imagem e semelhança de Deus Pai Jesus se afirmou Deus como o Pai é Deus.Como imagem e semelhança de Deus Pai, Jesus, o Filho de Deus feito Homem, mostrou-se a perfeita imagem de Deus que o Homem Adão devia ter sido se não tivesse pecado.Em outras palavras: Jesus é o Adão perfeita Imagem e Semelhança de Deus, o Adão da Nova Criação que Deus realizou pela Encarnação e Ressurreição de Seu Filho.
Estas informações são muito importantes para nossa instrução doutrinal sobre Jesus Cristo e Deus Pai. Fixemos em nossa memória este ensino, porque nos ajudará em nossas meditações e vida de oração em União com Deus.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário