quarta-feira, 18 de abril de 2018

Liturgia do dia 19/04/2018


Liturgia do dia 19/04/2018


Leituras
At 8,26-40
Sl 65(66),8-9.16-17.20 (R/. 1)
Jo 6,44-51

3ª semana da Páscoa

Quinta-Feira

Primeira Leitura: At 8,26-40

Naqueles dias: 26 O anjo do Senhor dirigiu a Filipe estas palavras: “Tu irás rumo ao sul pela estrada que desce de Jerusalém a Gaza. Ela está deserta”. 27 Filipe partiu imediatamente. Ora, vinha chegando um etíope, eunuco e alto funcionário na corte de Candace, rainha da Etiópia, que lhe tinha entregue a guarda de todos os seus tesouros. Ele tinha ido a Jerusalém para adorar a Deus. 28 Agora voltava, lendo o profeta Isaías, sentado em sua carruagem. 29 O Espírito disse a Filipe: “Aproxima-te e acompanha essa carruagem”. 30 Filipe logo se aproximou e percebeu que o homem lia o profeta Isaías. E lhe perguntou: “Por acaso compreendes o que lês?”. 31 Ele respondeu: “Como posso compreender sem que alguém me explique?”. 32 Ora, o trecho da Escritura que estava lendo era este: Como uma ovelha foi levada para ser morto, e como um cordeiro mudo diante do tosquiador, ele não abre sua boca. 33 Foi humilhado porque lhe negaram a justiça. Quem poderá enumerar sua descendência? Porque sua vida está para ser tirada da terra. 34 O eunuco perguntou a Filipe: “Por favor, a quem se refere o profeta nesta passagem? A si mesmo ou a um outro?” 35 Filipe começou a falar e, partindo desse texto da Escritura, lhe anunciou a boanova a respeito de Jesus. 36 Continuando a viagem, a certa altura do caminho encontraram água. E o eunuco disse: “Aqui temos água. Que impede que eu seja batizado?”. [37] 38 Deu ordem de parar a carruagem e entraram na água. Aí Filipe o batizou. 39 Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe. O eunuco não o viu mais e seguiu viagem, cheio de alegria. 40 E Filipe se encontrou na cidade de Azoto. E de lá prosseguiu até Cesareia, anunciando a boa-nova em todas as cidades por onde passava.
Salmo: Sl 65(66),8-9.16-17.20 (R/. 1)
R. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
8 Bendizei, povos todos, nosso Deus; fazei soar bem alto o seu louvor! 9 Pois devolveu a vida à nossa alma; não deixou resvalar os nossos passos.
16 Vós, que temeis a Deus, vinde escutar: vou narrar todo bem que ele me fez. 17 Quando clamou por ele a minha boca, de profundos abismos me elevou.

20 Deus não me repeliu, bendito seja! De sua compaixão não quis privar-me!
Evangelho: Jo 6,44-51

Naquele tempo, disse Jesus à multidão :44 Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia. 45 Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Todo aquele que ouve o Pai e recebe seu ensinamento, vem a mim. 46 Não que alguém tenha visto o Pai; só aquele que é de Deus já viu o Pai. 47 Eu vos afirmo e esta é a verdade: aquele que crê tem a vida eterna! 48 Eu sou o pão da vida. 49 Vossos pais comeram do maná no deserto, e apesar disso morreram. 50 Este é o pão que desce do céu para que não morra quem dele comer. 51 Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente! O pão que vou dar é a minha carne, que eu ofereço pela vida do mundo”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Ninguém pode vir a Mim se o Pai que Me enviou não o atrai.
E Eu o ressuscitarei no Último Dia”. (Jo 6,44).
Antes de tudo, notemos que Jesus está falando a judeus que tinham Moisés como o profeta que conduzia o Povo Eleito por ordem de Deus.
O Povo Eleito sabia que fora Deus que tinha escolhido Moisés e confirmado, com muitos sinais, que ele ia salva-lo da escravidão no Egito.
Jesus, quando inicia sua pregação ao Povo Eleito, apresenta-se como enviado por Deus tal como o fora Moisés. Como Moisés, o Povo precisa de sinais para saber que Jesus veio de Deus.
Mas Jesus é diferente de Moisés. Jesus é o Filho de Deus.
Para entenderem que Jesus é o Filho de Deus, Deus mesmo precisa pôr no coração de cada pessoa esta convicção. Por isso Jesus diz que somente vão a Ele aqueles que Deus Pai atrair a Ele.
Jesus precisava dizer isto porque era o Filho de Deus. Não era apenas o Filho do Homem. Jesus em sua natureza divina somente pode ser entendido e aceito se isto for concedido a cada pessoa por Deus mesmo.
Dizendo isto, Jesus ensina que sem crer em Deus Pai ninguém vai a Ele, o Filho de Deus. Ir a Jesus é uma questão de fé. E fé é dom que somente Deus pode dar.
Entendemos agora como para os pagãos pode ser muito difícil, ou até impossível, acreditar em Jesus Cristo, como Filho de Deus e Segunda Pessoa da Santíssima Trindade. Isto podemos acreditar porque no Batismo recebemos a fé.
Vemos, assim, que no Evangelho de hoje Jesus falava indiretamente da necessidade do Batismo e do dom da fé que Deus nos dá por meio deste sacramento.
Tudo isto nos leva a entender como o Batismo é da maior importância para nós: somos feitos ‘filhos de Deus’ porque nos é dada a participação na Natureza Divina já nesta vida. E nesta condição, entendemos nossa condição de fraternidade em relação a Jesus. Isto é, como Jesus é Filho de Deus por sua natureza divina, nós somos filhos de Deus, em nossa natureza humana, porque somos participantes da natureza divina pelo Batismo.
Ao dom do Batismo se segue o mais importante na obra salvadora de Jesus Cristo. Ele disse: “Eu o ressuscitarei no Último Dia”. (Jo 6,44). Esta é nossa esperança, esperança que por sua vez é o outro dom que Deus nos deu no Batismo. Com a virtude batismal da caridade, amamos a Deus com o coração agradecido.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário