sexta-feira, 27 de abril de 2018

Liturgia do dia 27/04/2018


Liturgia do dia 27/04/2018


Leituras
At 13,26-33
Sl 2,6-7.8-9.10-11 (R/. 7)
Jo 14,1-6

4ª semana da Páscoa

Sexta-Feira

Primeira Leitura: At 13,26-33

Naqueles dias, tendo chegado a Antioquia da Pisídia, Paulo disse na sinagoga: 26 Irmãos, descendentes de Abraão e todos vós que adorais a Deus! É a nós que foi dirigida esta mensagem de salvação. 27 De fato, os habitantes de Jerusalém e seus chefes não reconheceram a Jesus; mas ao condená-lo, cumpriram o que foi anunciado pelos profetas que são lidos todos os sábados. 28 Embora não encontrassem nele motivo de morte, eles o condenaram e pediram a Pilatos que o mandasse matar. 29 Quando tinham realizado tudo o que estava escrito a respeito dele, tiraram-no da cruz e o colocaram num sepulcro. 30 Mas Deus o ressuscitou dentre os mortos. 31 Durante muitos dias ele apareceu aos que o tinham acompanhado da Galileia a Jerusalém, os quais são agora suas testemunhas junto ao povo. 32 Nós também vos anunciamos a boa-nova, que a promessa feita a nossos pais 33 foi cumprida por Deus em favor de nós, seus filhos, ressuscitando Jesus. Assim está escrito, no Salmo segundo: Tu és Meu Filho; hoje te gerei.
Salmo: Sl 2,6-7.8-9.10-11 (R/. 7)
R. Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!
6 “Sagrei eu próprio o meu rei em Sião, meu monte santo!” 7 Eis do Senhor o decreto: ele me disse: “És meu filho, foi hoje que eu te gerei!

8 Pede-me, e dou-te as nações, a terra toda por reino. 9 Rege-as com cetro de ferro, quebra-as qual vaso de barro”.

10 Prudência agora, juízes; ó reis da terra, aprendei! 11 Servi a Deus com temor, os pés beijai-lhe, tremendo.
Evangelho: Jo 14,1-6

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1 Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim. 2 Há muitos lugares na casa de meu Pai. Se não fosse assim, eu vos teria dito, porque vou preparar um lugar para vós. 3 E depois que eu me for e vos tiver preparado o lugar, virei outra vez e vos levarei comigo. Assim, onde eu estiver, vós estareis também 4 Sabeis o caminho do lugar aonde vou”.5 Tomé lhe disse: “Senhor, não sabemos para onde vais. Como poderíamos, então, conhecer o caminho?”. 6 Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.
Leituras: 
Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: 
Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
... depois que eu tiver ido e preparado um lugar para vós, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais vós também (Jo 14,3).
Jesus sabia muito bem que algumas pessoas teriam incertezas sobre o que viria depois de Sua Ressurreição. Ele não quis que as pessoas se perturbassem por isso.
Foi assim que preveniu seus discípulos revelando um fato celeste que eles nem sequer podiam imaginar: no céu o Pai dispôs muitas moradas para os discípulos de Jesus.
E estas moradas não poderão ficar vazias. Foram feitas para serem ocupadas pelos seus discípulos.
Quantas moradas existem no céu? Seriam somente doze, o número dos apóstolos escolhidos pessoalmente por Jesus?
Não podemos pensar assim. Na casa do Pai há moradas para todos os que se tornarem discípulos de Jesus. Sejam quantos forem, em qualquer época, em qualquer lugar. E sabemos que são milhões e milhões os que creem Nele.
Haveria dificuldade para Deus preparar milhões e milhões, trilhões, quatrilhões de moradas em Sua casa celeste? E se os salvos forem tredecilhões? Jamais saberemos quantos seres humanos viveram e viverão no planeta até o Juízo Final. Para Deus o que importa é que suas criaturas todas sejam levadas de volta para Ele. E para isto, se bilhões foram pecadores mas salvos pelo Sangue de Jesus, é nisto que está a alegria de Deus.
Não nos preocupemos sobre o modo como Deus Pai realizará isto.
Jesus mesmo disse: para chegar às moradas celestes é Ele quem nos conduzir, pois disse também: “Eu sou o caminho!” (Jo 14,6).

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário