sexta-feira, 27 de abril de 2018

Liturgia do dia 23/04/2018


Liturgia do dia 23/04/2018


Leituras
At 11,1-18
Sl 41(42),2.3; 42(43),3.4 (R/. cf. Sl 41[42],3a)
Jo 10,1-10

4ª semana da Páscoa

Segunda-Feira

Primeira Leitura: At 11,1-18

Naqueles dias: 1 Os apóstolos e os irmãos que viviam na Judeia souberam que também os não judeus tinham recebido a palavra de Deus. 2 Assim, quando Pedro subiu a Jerusalém, os fiéis de origem judaica o atacaram, 3 dizendo: “Entraste na casa de pessoas não circuncidadas e comeste à mesa com eles”. 4 Pedro começou a lhes explicar tudo, segundo a ordem dos acontecimentos, dizendo: 5 “Eu rezava na cidade de Jope, quando, em êxtase, tive uma visão. Era um objeto parecido com uma grande toalha, que descia do céu, amarrada pelas quatro pontas. E vinha até perto de mim. 6 Olhando e reparando na aparição, vi dentro dela os quadrúpedes da terra, os animais selvagens, os répteis e as aves do céu. 7 Também ouvi uma voz que me dizia: ‘Levanta-te, Pedro, mata e come’. 8 Mas eu disse: ‘De jeito nenhum, Senhor, porque nunca entrou em minha boca nada de profano ou impuro’. 9 Então se ouviu, pela segunda vez, a voz do céu: ‘O que Deus purificou, tu não deves considerar como impuro’. 10 Isto aconteceu três vezes, e depois tudo foi de novo recolhido para o céu. 11 Eis que, naquele mesmo instante, três homens, enviados de Cesareia à minha procura, pararam diante da casa em que estávamos. 12 O Espírito me disse que os acompanhasse sem medo. Estes seis irmãos foram comigo e assim entramos na casa de Cornélio. 13 Ele nos contou como tinha visto um anjo se apresentar em sua casa dizendo: ‘Manda alguém a Jope para trazer a Simão Pedro. 14 Ele falará dos acontecimentos que hão de trazer a salvação para ti e para toda a família’. 15 Ora bem, apenas comecei a falar, desceu o Espírito Santo sobre eles da mesma forma que sobre nós, no princípio. 16 Foi então que me lembrei da declaração do Senhor, quando disse: ‘É verdade que João batizou com água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo’. 17 Portanto, se Deus deu a eles o mesmo dom que a nós, por termos abraçado a fé no Senhor Jesus Cristo, quem era eu para impedir a ação de Deus?”. 18 Ouvindo isso, ficaram tranquilos e glorificaram a Deus, dizendo: “Eis que Deus concedeu também aos pagãos a conversão que leva para a vida!”.
Salmo: Sl 41(42),2.3; 42(43),3.4 (R/. cf. Sl 41[42],3a)
R. A minh'alma tem sede de Deus e deseja o Deus vivo.
2 Anseia a corça por água viva, assim minh’alma por ti, meu Deus.

3 Ela tem sede de ti, Deus vivo; quando verei a tua face?

15 (3) Tua luz manda-me, tua verdade: guiem-me ao templo, teu monte santo!

16 (4) E então irei ao teu altar, Deus do meu júbilo, minha alegria. Dar-te-ei graças, ao som da cítara, a ti, meu Deus, a ti, Senhor.
Evangelho: Jo 10,1-10

Naquele tempo, disse Jesus: 1 “Eu vos afirmo e esta é a verdade: quem não entra pelo portão no redil das ovelhas, mas pula o cercado, é um assaltante e ladrão. 2 Pelo contrário, quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3 A ele o vigia permite a entrada, e as ovelhas reconhecem sua voz. Ele chama a cada uma das suas próprias ovelhas pelo nome e as leva para fora. 4 E, depois de tirar todas as ovelhas que lhe pertencem, caminha diante delas e elas o seguem, porque reconhecem a sua voz. 5 Mas elas não seguirão, de jeito nenhum, a um estranho. Pelo contrário, fugirão dele, porque não conhecem a voz de estranhos”. 6 Jesus lhes apresentou esta parábola. Mas eles não compreenderam o significado do que dizia. Jesus, o Bom Pastor. 7 Por isso ele lhes explicou: “Eu vos afirmo e esta é a verdade: eu sou a porta das ovelhas. 8 Todos os outros que vieram antes de mim foram ladrões e assaltantes; mas as ovelhas não lhes deram ouvidos. 9 Eu sou a porta. Quem por mim entrar será salvo e poderá entrar e sair e achará pastagens. 10 O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que os homens tenham a vida e a tenham em abundância.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“ ... Eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escuraram”. (Jo 10,7c-8).
Jesus conta a parábola do redil, isto é, do local onde o pastor reúne as ovelhas.
Este redil tem sua porta. Somente o pastor entra por ela. Os que saltam a cerca para levar embora as ovelhas são ladrões e assaltantes.
Com isto Jesus quis dizer que sua missão neste mundo foi a de abrir para as pessoas a Salvação, isto é, entrarem no rebanho de Deus, onde a Salvação se encontra.
Jesus disse isto porque sua missão salvadora era impedida por muita gente. E entre esta gente, estavam os líderes religiosos de Israel.
Jesus disse que muitos vieram antes Dele para tirar vantagens do rebanho de Deus, o Povo Eleito. Mas o Povo Eleito identificou em Jesus a porta para o redil de Deus. As ovelhas, isto é, o Povo Eleito, não ouviu os ladrões e assaltantes. Jesus foi reconhecido como ‘porta’, e não os outros.
Se o Povo Eleito viu em Jesus o Profeta enviado, tal como profetizara Moisés (Ex 18,18), os líderes de Jerusalém não O reconheceram. O Povo Eleito reconheceu em Jesus a porta da Salvação.
Depois da Ressurreição de Jesus foram milhares os judeus que acreditaram em Jesus. Foram as ovelhas que entraram, por meio Dele, para o redil de Deus, isto é, a Salvação para a Vida Eterna.
Nós somos o rebanho de Deus.
Redil de Deus é Sua Igreja. Nele entramos por meio de Jesus, a porta.
Em outras palavras: Jesus é o único que nos pode dar acesso a Deus.
Entendamos isto, espiritualmente, pedindo a Deus a graça de aprofundar esta compreensão: fora de Jesus não há Salvação.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário