terça-feira, 17 de abril de 2018

Liturgia do dia 18/04/2018


Liturgia do dia 18/04/2018


Leituras
At 8,1b-8
Sl 65(66),1-3a.4-5.6-7a (R/. 1)
Jo 6,35-40

3ª semana da Páscoa

Quarta-Feira

Primeira Leitura: At 8,1b-8

Naquela época, começou uma violenta perseguição contra a Igreja de Jerusalém. Todos foram dispersados pelas regiões da Judeia e da Samaria, menos os apóstolos. 2 Algumas pessoas piedosas sepultaram o corpo de Estêvão e fizeram um grande luto. 3 Saulo, entretanto, devastava a Igreja, invadindo as casas; arrastava consigo homens e mulheres e os entregava à prisão. 4 Aqueles que tinham sido dispersados iam de lugar em lugar, anunciando o Evangelho. 5 Foi assim que Filipe desceu a uma cidade da Samaria e ali anunciava o Cristo. 6 As multidões prestavam atenção, de modo unânime, às palavras de Filipe, enquanto o escutavam e viam os milagres que fazia. 7 Os espíritos impuros, gritando furiosamente, saíam de muitos possessos. Muitos paralíticos e coxos ficaram curados. 8 E houve grande alegria naquela cidade.
Salmo: Sl 65(66),1-3a.4-5.6-7a (R/. 1)
R. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
1 Gritai vivas a Deus, ó terra inteira, 2 cantai salmos em honra de seu nome, dai a Deus o louvor que lhe é devido! 3 Dizei a Deus: “Terríveis tuas obras, pelo imenso poder que manifestam: teus inimigos rendem-te homenagem.

4 Diante de ti se prostre a terra inteira, 
cante o teu poder, cante o teu nome!”. 5 Oh, vinde e vede, as obras do Senhor, temível por seus feitos entre os homens!

6 Ele mudou o mar em terra firme, fez-nos passar o rio a pé enxuto; nele rejubilemos e exultemos! 7a Pois reina eternamente em seu poder.
Evangelho: Jo 6,35-40

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 35 “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e o que crê em mim não terá mais sede. 36 Mas eu já vos disse: vós me vedes e não credes. 37 Tudo o que o Pai me dá, virá a mim e não jogarei fora o que vem a mim, 38 porque desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39 E é esta a vontade de quem me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que me deu, mas os ressuscite no último dia. 40 Porque esta é a vontade de meu Pai: que quem vê o Filho e nele crê, tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“... esta é a vontade Daquele que Me enviou: que eu não perca nenhum daquele que Ele me deu, mas os ressuscite no último dia”. (Jo 6,39).
Do Evangelho lido nos dias anteriores compreendemos claramente que houve pessoas que rejeitaram Jesus e pessoas que O acolheram. Isto é evidente.
Mas no caso da Liturgia da Palavra destes dias, o motivo da rejeição e aceitação de Jesus foi seu anúncio da Eucaristia. Portanto uma questão fundamental em nossa Salvação. Jesus disse claramente que teriam a Vida Eterna somente os que comessem de Sua Carne e bebessem de Seu Sangue.
Um dos motivos pelos quais aceitar esta proposta de Jesus era difícil foi a incapacidade das pessoas de entenderem a diferença entre o sentido material e o espiritual da Carne e Sangue de Jesus.
Ora, Jesus não veio dar um pão que passa e que alimenta somente para a vida deste mundo.
Ele veio dar o pão eterno que dá a Vida Eterna não só como nosso alimento espiritual neste mundo mas para a vida eterna. Se, neste mundo, já recebemos o pão que não é para a vida só deste mundo, é porque Jesus Cristo antecipa nossa participação em Sua Vida Divina antes mesmo de nossa morte e ressurreição.É precisamente isto que Ele dá a quem, neste mundo, crê Nele. Ora, isto quer dizer que se não acreditarmos Nele antes de nossa morte, depois dela não teremos a Vida Eterna. A importância de recebermos a comunhão na Eucaristia está exatamente nisto. É nesta vida que decidimos se teremos ou não a Vida Eterna que Jesus nos oferece.
Vamos dizer a Jesus que cremos e reconhecemos que Ele é o Filho de Deus, Ele é quem tem o poder de nos trazer uma Vida que não tem fim, Vida espiritual e celeste alimentada pelo Pão espiritual e celeste de Seu Corpo e Sangue.
Terminemos estas considerações com nossa meditação sobre tudo o que Jesus nos ensinou sobre a Eucaristia. Em Seu Poder Ele virá no Último Dia para nos levar para a Vida Eterna.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário