quinta-feira, 4 de maio de 2017

Liturgia do dia 04/05/2017

A imagem pode conter: texto

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e texto
Leituras
At 8,26-40
Sl 65, 8-9. 16-17. 20 (R. 1)
Jo 6,44-51

3ª Semana da Páscoa Ano A

Quinta-Feira

Primeira Leitura: At 8,26-40

Naqueles dias: 26 O anjo do Senhor dirigiu a Filipe estas palavras: “Tu irás rumo ao sul pela estrada que desce de Jerusalém a Gaza. Ela está deserta”. 27 Filipe partiu imediatamente. Ora, vinha chegando um etíope, eunuco e alto funcionário na corte de Candace, rainha da Etiópia, que lhe tinha entregue a guarda de todos os seus tesouros. Ele tinha ido a Jerusalém para adorar a Deus. 28 Agora voltava, lendo o profeta Isaías, sentado em sua carruagem. 29 O Espírito disse a Filipe: “Aproxima-te e acompanha essa carruagem”. 30 Filipe logo se aproximou e percebeu que o homem lia o profeta Isaías. E lhe perguntou: “Por acaso compreendes o que lês?”. 31 Ele respondeu: “Como posso compreender sem que alguém me explique?”. 32 Ora, o trecho da Escritura que estava lendo era este: Como uma ovelha foi levada para ser morto, e como um cordeiro mudo diante do tosquiador, ele não abre sua boca. 33 Foi humilhado porque lhe negaram a justiça. Quem poderá enumerar sua descendência? Porque sua vida está para ser tirada da terra. 34 O eunuco perguntou a Filipe: “Por favor, a quem se refere o profeta nesta passagem? A si mesmo ou a um outro?” 35 Filipe começou a falar e, partindo desse texto da Escritura, lhe anunciou a boa-nova a respeito de Jesus. 36 Continuando a viagem, a certa altura do caminho encontraram água. E o eunuco disse: “Aqui temos água. Que impede que eu seja batizado?”. [37] 38 Deu ordem de parar a carruagem e entraram na água. Aí Filipe o batizou. 39 Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe. O eunuco não o viu mais e seguiu viagem, cheio de alegria. 40 E Filipe se encontrou na cidade de Azoto. E de lá prosseguiu até Cesareia, anunciando a boa-nova em todas as cidades por onde passava.
Salmo: Sl 65, 8-9. 16-17. 20 (R. 1)

R. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
8 Bendizei, povos todos, nosso Deus; fazei soar bem alto o seu louvor! 9 Pois devolveu a vida à nossa alma; não deixou resvalar os nossos passos.

16 Vós, que temeis a Deus, vinde escutar: vou narrar todo bem que ele me fez. 17 Quando clamou por ele a minha boca, de profundos abismos me elevou.

20 Deus não me repeliu, bendito seja! De sua compaixão não quis privar-me!
Evangelho: Jo 6,44-51
Naquele tempo, disse Jesus à multidão : 44 Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia. 45 Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Todo aquele que ouve o Pai e recebe seu ensinamento, vem a mim. 46 Não que alguém tenha visto o Pai; só aquele que é de Deus já viu o Pai. 47 Eu vos afirmo e esta é a verdade: aquele que crê tem a vida eterna! 48 Eu sou o pão da vida. 49 Vossos pais comeram do maná no deserto, e apesar disso morreram. 50 Este é o pão que desce do céu para que não morra quem dele comer. 51 Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente! O pão que vou dar é a minha carne, que eu ofereço pela vida do mundo”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
... o Pão que eu darei é Minha Carne para a Vida do mundo (Jo 6,51).
Do mal-entendido da multidão quanto à multiplicação dos pães e peixes narrada em Jo 6,1-15, Jesus tirou várias lições, se acompanhamos o Evangelho de João em todo o seu capítulo 6.
Em Jo 6,35.48 Jesus dissera que era o Pão da Vida. Mas não dera maiores esclarecimentos. Agora, em Jo 6,51, diz que este Pão é Sua Carne para a Vida do mundo todo. E diz mais: quem comer deste Pão nunca morrerá (Jo 6,50).
Como entender esta afirmação de Jesus? Aos judeus de seu tempo esta afirmação podia provocar confusão. Pode ser que Jesus não tenha dito isto tal como João escreveu em seu Evangelho, mas de maneira mais clara, porque os discípulos parecem terem entendido bem. Jesus não se refere a uma vida eterna terrena, e isto sabemos muito bem. Ele não disse que comendo de sua Carne as pessoas viveriam por tempos infinitos neste mundo. Nós sabemos, no entanto, que Ele tinha em mente uma Vida Eterna que se segue à Ressurreição, como a Dele.
Ora, se há uma Vida Eterna, quem não a receber terá uma Morte Eterna. E é isto que acontece com quem não comer do Pão que é a Carne de Jesus para a Vida do mundo.
O Evangelho de João não fala da existência do inferno; João não usa esta palavra. Mas em outros Evangelhos Jesus afirma a existência de um lugar onde haverá choro e ranger de dentes (Mt 13,42.50; 22,13; Lc 13,28), e em muitos outros é claro em afirmar o “inferno de fogo / local de tormentos”. Dizendo isto Jesus somente repete o que era já conhecido no mundo judaico sobre a vida no além-túmulo, o sheol, o mundo subterrâneo, a mansão dos mortos. Mas ressuscitado, Jesus desceu ao sheol para resgatar os justos e levá-los consigo para a Vida Eterna, como confessamos no Credo.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário