terça-feira, 23 de maio de 2017

Liturgia do dia 23/05/2017

A imagem pode conter: texto


Leituras
At 16,22-34;
Sl 137, 1-2a. 2bc-3. 7c-8 (R. 7c);
Jo 16,5-11

6ª Semana da Páscoa Ano A

Terça-Feira

Primeira Leitura: At 16,22-34;

Naqueles dias:22 A população se revoltou contra eles e os oficiais de justiça mandaram arrancar suas roupas para serem flagelados. 23 Depois de os cobrirem de ferimentos, os lançaram na cadeia, recomendando ao carcereiro que os guardasse com cuidado. 24 Atendendo à recomendação, ele os trancou na cela interior, amarrando os seus pés a um cepo. 25 Pela meia-noite, Paulo e Silas, estando a rezar, cantavam louvores a Deus. Os outros presos os escutavam. 26 De repente, deu-se um terremoto tão forte que abalou os alicerces da cadeia. Nesse instante as portas se abriram e se quebraram as algemas de todos os prisioneiros. 27 O carcereiro acordou e, vendo as portas da prisão escancaradas, julgou que os prisioneiros tivessem fugido; foi então que puxou da espada para se matar. 28 Mas Paulo gritou com voz forte: “Não te faças mal algum! Estamos todos aqui”. 29 O carcereiro mandou buscar tochas, correu para dentro e, tremendo, caiu de joelhos aos pés de Paulo e de Silas. 30 Depois, conduziu os dois para fora e disse: “Senhores, que devo fazer para me salvar?”. 31 “Acredita no Senhor Jesus — responderam — e te salvarás com toda a tua família”. 32 E anunciaram a palavra do Senhor a ele e a todas as pessoas de sua casa. 33 O carcereiro começou a cuidar deles, naquela mesma hora da noite e a lavar as suas feridas. Logo depois, recebeu o batismo com todos os seus. 34 Então subiu com os dois para sua casa, preparou-lhes a mesa e celebrou uma festa de família por haver crido em Deus.
Salmo: Sl 137, 1-2a. 2bc-3. 7c-8 (R. 7c);
R. Ó Senhor, me estendeis o vosso braço e me ajudais.
1 Senhor, de coração eu te agradeço, atendeste às palavras do meu lábio, quero cantar-te em face dos teus anjos. 2a Ante o teu templo santo eu me prosterno:

2bc És clemente e fiel, louvo o teu nome, tua promessa e nome engrandeceste. 3 Tu me atendeste quando eu te invoquei, aumentaste o vigor da minha alma.

7c Salva-me, Senhor, a tua destra. 8 Leva a termo o trabalho começado! Senhor, tua bondade é para sempre, obra de tuas mãos, não me abandones.
Evangelho: Jo 16,5-11
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5 Mas agora, volto para aquele que me enviou e ninguém de vós pergunta: ‘Aonde vais?’. 6 Entretanto, porque vos disse isto, vosso corações se encheram de tristeza. 7 No entanto, eu vos digo a verdade: convém a vós que eu vá; se eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas, se eu for, eu o enviarei a vós. 8 E ele, quando vier, convencerá a gente do mundo de que se engana a respeito do pecado, do que é justo e do julgamento: 9 Estão enganados a respeito do pecado, porque não creram em mim; 10 a respeito do que é justo, porque vou para o Pai e não me vereis mais; 11 e a respeito do julgamento por que o príncipe deste mundo já está julgado.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“... quando vier [o Espírito Santo] Ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento”. (Jo 16,8).
Nos dias anteriores vimos como Jesus predissera sua morte por culpa dos sumos sacerdotes judeus. Vimos também como Jesus predissera perseguições dos líderes judeus contra os discípulos.
Hoje vemos Jesus prometendo a vinda do Espírito Santo. Será no dia de Pentecostes. O Povo de Israel tomará consciência do pecado que cometeu apoiando os sumos sacerdotes na condenação de Jesus à morte.
O Espírito Santo mostrará em que Israel pecou contra Jesus.
Depois de curar um paralítico no Templo, São Pedro, inspirado pelo Espírito Santo, dirá como o Povo de Israel pecou por não ter aceito Jesus (Jo 16,9). Em At 3,13 diz:
O Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó, o Deus de nossos antepassados glorificou o seu servo Jesus. Vós o entregastes e o rejeitastes diante de Pilatos, que estava decidido a soltá-lo”.
E ainda continua São Pedro em At 3,17:
“Portanto, arrependam-se e convertam-se para que os pecados de vocês sejam perdoados”.
O Espírito Santo mostrará ao mundo em que consistiu a Justiça de Deus em relação a Jesus injustamente condenado pelos líderes judeus
São Pedro, inspirado sempre pelo Espírito Santo, disse ainda que Jesus subiria para junto de Deus, pois esta era a justiça que Deus lhe fazia contra a injustiça dos sumos sacerdotes (Jo 16,10). Diz São Pedro em At 3,21:
“... é necessário que o céu o receba, ... , conforme disse Deus nos tempos passados pela boca de seus santos profetas”.
O Espírito Santo mostrará ao mundo em que consiste o julgamento do “chefe deste mundo” (Jo 16,11).
O Evangelho de hoje não diz como isto aconteceu, mas em Jo 12,31 estão estas palavras de Jesus, pronunciadas antes de sua morte:
“Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo”.
Portanto a morte de Jesus é a vitória sobre Satanás, aquele que levou os líderes de Israel a condenarem Jesus.
O que nos mostram estas demonstrações que o Espírito Santo faz ao mundo, nas palavras de Jesus que acabamos de ouvir?
- O Espírito Santo mostra que a aparente derrota de Jesus foi sua vitória.
- O Povo de Israel se convenceu de ter cometido pecado matando Jesus. Converteu-se e aceitou o Batismo (At 2,38.41). Entrou assim no Reino de Deus. Descobriu as profundezas do amor de Deus tal como Jesus ensinara a seus discípulos (Jo 15,12). Era tudo o que Jesus devia realizar e tudo o que desejou. Jesus venceu.
Pensemos na ilusão em que vivem os inimigos de Deus, de Jesus Cristo e da Igreja.
Estão na ilusão porque ignoram a sabedoria de Deus.
Ignoram como Deus também os ama enquanto pecadores que precisam de salvação.
Estão na ilusão, enfim, porque não aceitaram o amor de Deus por eles. Deste modo condenaram-se a uma existência sem amor. Se não se converterem, a Vida – Amor Eterno de Deus – não lhes será dado, apesar dos méritos de Jesus em benefício também deles.
De nossa parte resta o dever de rezar pelos pecadores que permanecem ainda na inimizade com Deus. Rezemos pelos que estão nesta condição, seja que os conheçamos ou não.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário