sábado, 27 de maio de 2017

Liturgia do dia 27/05/2017

A imagem pode conter: texto

Leituras
At 18,23-28
Sl 46, 2-3. 8-9. 10 (R. 8a)...
Jo 16,23b-28

6ª Semana da Páscoa Ano A

Sábado

Primeira Leitura: At 18,23-28

23 Tendo passado ali algum tempo, Paulo partiu de novo e percorreu, por etapas, as regiões da Galácia e da Frígia, confortando todos os discípulos. 24 Certo judeu, chamado Apolo, natural de Alexandria, homem erudito, chegou a Éfeso. Era profundo conhecedor das Escrituras. 25 Tinha sido instruído na doutrina do Senhor e com entusiasmo e exatidão falava e ensinava a respeito de Jesus, embora tivesse apenas conhecimento do batismo de João. 26 Com toda a firmeza ele começou a falar na sinagoga. Ouvindo-o, Priscila e Áquila levaram-no consigo e explicaram-lhe mais minuciosamente a doutrina de Deus. 27 E como quisesse partir para a Acaia, os irmãos, depois de lhe dirigir palavras de estímulo, escreveram aos discípulos que o acolhessem bem. Quando chegou ali pela graça de Deus, foi de grande ajuda aos fiéis, por causa de seus dons. 28 De fato, respondia aos judeus com firmeza e publicamente, demonstrando pelas Escrituras que Jesus é o Messias.

Salmo: Sl 46, 2-3. 8-9. 10 (R. 8a)

R. O Senhor é o grande Rei de toda a terra.

2 Povos todos, batei palmas, aclamai a Deus com júbilo; 3 pois o Altíssimo é terrível, grande rei por toda a terra.

8 Deus é o rei de toda a terra: vossos hinos o proclamem! 9 Das nações Deus é o rei, em seu trono está sentado.

10 Eis que os reis dos povos juntam-se a louvar o Deus de Abraão; são de Deus os reis da terra: subiu mais alto que todos!

Evangelho: Jo 16,23b-28

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 23b Eu vos declaro: se pedirdes alguma coisa a meu Pai em meu nome, ele vos dará. 24 Até agora não pedistes nada em meu nome. Pedi e recebereis, para que vossa alegria seja perfeita. 25 Estou dizendo estas coisas por meio de figuras. Vem o momento em que não vos falarei mais assim obscuramente, mas vos anunciarei claramente o que se refere a meu Pai. 26 Naquele dia pedireis em meu nome, e digo: não pedirei mais ao Pai por Vós, 27 pois o próprio Pai vos ama, porque vós me tendes amado, e crido que saí de junto de Deus. 28 Saí de meu Pai e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo e vou para o Pai”.

Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.

Boa Nova para cada dia

... se pedirdes alguma coisa ao Pai em meu nome, Ele vo-la dará (Jo 16,23b).

O Evangelho de hoje, Jo 16,23b-28, começa no versículo 23b.

Mas para entender esta mensagem de Jesus, devemos ler o v. 23a: naquele dia ... Qual dia? Nestas pequenas palavras Jesus está se referindo ao tempo posterior à sua Ressurreição, em que o Reino de Deus estará instalado na terra.

A Ressurreição de Jesus mudou o sentido do tempo, da história, da humanidade, de tudo. É um tempo novo marcado por um novo relacionamento dos homens com Deus.

A marca deste tempo novo é a amizade de Deus com a humanidade redimida por Jesus de seus pecados. Era o pecado que separava os homens de Deus. Jesus fez a paz entre o céu e a terra, como diz o Hino de Colossenses, Cl 1,20: havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.

Ora, neste tempo novo em que prevalece a paz entre Deus e os homens, é normal que Deus conceda aos homens tudo o que Lhe pedirem em nome do Filho.

Por isso Jesus também diz em Jo 16,24: pedi e recebereis. Jesus diz mais em Mt 7,8: Quem pede recebe, quem procura encontra, ao que bate, abrir-se-á.

Jesus não disse isto só por dizer. Ele o disse para valer: apenas devemos pedir com fé, como ensina em Lc 17,6: é a fé simples; um grão de mostarda.

... se pedirdes alguma coisa ao Pai em meu nome, Ele vo-la dará (Jo 16,23b).

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário