quarta-feira, 24 de maio de 2017

Liturgia do dia 24/05/2017

A imagem pode conter: texto

Leituras
At 17,15.22 - 18,1
Sl 148, 1-2. 11-12ab. 12c-14a. 14bcd
Jo 16,12-15

6ª Semana da Páscoa Ano A

Quarta-Feira

Primeira Leitura: At 17,15.22 - 18,1

Naqueles dias: 15 Os acompanhantes de Paulo o conduziram até Atenas. Depois voltaram de lá, trazendo a Silas e Timóteo o recado para que fossem encontrá-lo quanto antes. 22 Então Paulo, de pé no meio do Areópago, disse: “Atenienses, tudo indica que sois de uma religiosidade sem igual. 23 Passando por aí, mais de uma vez eu contemplava vossos monumentos sagrados. Encontrei inclusive um altar com a inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Pois bem! Justamente aqui estou para vos anunciar este Deus que adorais sem o conhecer. 24 O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, e que é o Senhor do céu e da terra, não mora em templos construídos por mãos humanas. 25 E nem se deixa servir por mãos humanas, como se necessitasse de alguma coisa, porque é ele quem dá a todos vida, respiração e tudo mais. 26 Ele criou todas as nações humanas a partir de um só indivíduo, para povoar toda a face da terra, determinando as etapas da sua história e os limites de seus territórios. 27 Fez assim para que os homens procurassem a Deus e, como que tateando, pudessem encontrá-lo, porque não está longe de cada um de nós. 28 Pois nele vivemos, nos movemos e existimos. Aliás, alguns de vossos poetas o disseram: Somos também de sua raça. 29 Se somos de raça divina, não devemos pensar que a divindade seja alguma coisa parecida com ouro, prata, pedra, expressão de arte e imaginação humana. 30 Ora, fechando os olhos sobre os tempos da ignorância, Deus faz saber agora a todos os homens que, por toda parte, devem mudar de vida. 31 Isto porque ele marcou um dia em que julgará o universo com justiça, por meio do homem que destinou para isso, dando como garantia o fato de tê-lo ressuscitado dentre os mortos”. 32 Ouvindo falar de ressurreição dos mortos, alguns começaram a zombar. Outros disseram: “Noutra ocasião te ouviremos a respeito disso”. 33 Paulo então saiu do meio deles. 34 Alguns homens contudo aderiram a ele e abraçaram a fé. Entre eles achavam-se Dionísio, o Areopagita, uma mulher de nome Damaris e mais alguns outros. 18,1 Depois disso, Paulo partiu de Atenas e foi para Corinto.
Salmo: Sl 148, 1-2. 11-12ab. 12c-14a. 14bcd
R. Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.
1 Nos céus louvai o Senhor, louvai a Deus nas alturas. 2 Louvai-o, seus anjos todos; louvai-o, exército angélico.
11 Ó reis e povos da terra, juízes, príncipes todos! 12 E vós, ó jovens e virgens, ó anciãos e crianças!

13 Do Senhor louvem o nome, pois só seu nome é excelso. E ao céu e à terra ultrapassa a majestade divina.

14 Este hino, este aleluia, a todo o povo fiel, às gerações de Israel, aos que estão perto de Deus.
Evangelho: Jo 16,12-15

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 12 Tenho ainda muitas coisas a vos dizer, mas não podeis compreender agora. 13 Quando ele, o Espírito da verdade, vier, vos conduzirá à verdade completa. Pois não há de falar por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas futuras. 14 Ele me glorificará, porque receberá do que é meu para vos anunciar. 15 Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso eu vos disse que ele receberá do que é meu, para vos anunciar.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Tenho muitas coisas a vos dizer, mas não sois capazes de compreendê-las agora”. (Jo 16,12).
Com esta frase Jesus está preparando os discípulos para sua subida ao céu, e para a vinda do Espírito Santo. Ele não estará mais corporalmente presente no meio deles. O Espírito Santo virá e completará a obra iniciada por Jesus. Portanto Deus jamais deixará os discípulos sozinhos na grande tarefa de anunciar o Evangelho ao mundo até o fim dos tempos.
Notemos o que Jesus ensina sobre o Espírito Santo:
Em Jo 14,26 Jesus já tinha explicado:
“ ... aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome,
esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”.
Em Jo 16,13:
- O Espírito Santo conduzirá os discípulos à plena verdade.
- Não falará por si mesmo, mas o que tiver ouvido [do Pai].
- Até coisas futuras anunciará.
Em Jo 16,14:
- o Espírito Santo glorificará Jesus porque é Dele que receberá o que deve esclarecer aos discípulos.
Em Jo 16,15:
- o Espírito Santo só dirá o que Jesus recebeu do Pai.
Portanto aqui está a continuidade da obra de Jesus pelo Espírito Santo. Não há desacordo nenhum entre o que Jesus ensinou e o que o Espírito Santo ensinará quando vier.
Devemos imaginar a satisfação com que ao discípulos ouviram Jesus falar assim sobre o Espírito Santo.
Eles temiam ficar isolados de Jesus quando Ele subisse ao céu. Pelo contrário, depois da Ascensão de Jesus, os discípulos voltarão para Jerusalém sem sentimento algum de abandono ou tristeza (At 1,12).
Se perguntarmos qual sentimento devemos ter sabendo que Jesus está à direita de Deus Pai e que o Espírito Santo nos foi dado, o que encontraremos?
Entenderemos que nós somos os discípulos de Jesus nos dias de hoje.
O que Jesus ensinou aos discípulos em seu tempo sobre o Espírito Santo é o mesmo que ensina a nós. Nós somos a Igreja, onde o Espírito Santo está. E todos os dias o Espírito Santo nos instrui para cumprirmos com alegria a vontade de Deus e sermos salvos.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário