quarta-feira, 31 de maio de 2017

Liturgia do dia 31/05/2017

A imagem pode conter: texto


A imagem pode conter: 1 pessoa, texto


Leituras
Sf 3,14-18
Salmo - Is 12,2-3.4bcd.5-6 (R.6b)
Lc 1,39-56

7ª Semana da Páscoa Ano A

Quarta-Feira

Primeira Leitura: Sf 3,14-18

14 Alegra-te, filha de Sião! Rejubila-te, Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, filha de Jerusalém! 15 Javé retirou tua condenação e afastou o teu inimigo. Javé é Rei de Israel em teu seio: não verás mais a infelicidade. 16 Naquele dia, dirão a Jerusalém: “Nada temas, Sião! Não desfaleçam as tuas mãos! 17 Javé, teu Deus, está em teu seio, o herói, o salvador! Por ti ele exulta de alegria e seu amor renovar-te-á. Por ti ele se rejubila com alegria, 18 como nos dias do Encontro. De ti afastarei a desgraça, opróbrio que te oprime.
Salmo: Is 12,2-3.4bcd.5-6 (R.6b)
R. O Santo de Israel é grande entre vós.
2 Eis o Deus de minha salvação, confio e não temo: Javé é minha força e meu canto, a minha salvação!”. 3 Com alegria haurireis a água nas fontes da salvação.

4 Direis, naquele dia: “Louvai a Javé, invocai seu Nome! Entre os povos anunciai suas maravilhas! Proclamai que seu Nome é sublime!

5 Cantai a Javé, que mostrou sua grandeza! Que se publique por toda a terra! 6 Clama de alegria e júbilo, habitante de Sião! É grande, entre vós, o Santo de Israel!”.
Evangelho: Lc 1,39-56
39 Naqueles dias, Maria se dirigiu a toda a pressa para a região montanhosa, a uma cidade da Judeia. 40 Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou no seio dela e ficou cheia do Espírito Santo. 42 Então, exclamou em voz alta: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu seio! 43 De onde me vem a felicidade de que a mãe do meu Senhor venha me visitar? 44 Logo que ouvi a voz da tua saudação, o menino saltou de alegria em meu seio. 45 Sim, feliz a que acreditou na realização do que lhe foi dito da parte do Senhor!”. Magnificat: O cântico de Maria. 46 Então, Maria disse: “Minha alma engrandece o Senhor, 47 meu espírito alegra-se intensamente em Deus meu Salvador, 48 porque olhou para a humildade da sua serva. De agora em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49 porque o Todo-Poderoso fez em mim grandes coisas. Santo é Seu Nome 50 e Sua misericórdia se estende de geração em geração sobre os que o temem. 51 Manifestou a força de seu braço, dispersou os homens de coração soberbo. 52 Derrubou os poderosos de seus tronos e elevou os humildes.  53 Deixou os famintos satisfeitos, despediu os ricos de mãos vazias. 54 Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se da sua misericórdia — 55 conforme tinha prometido aos nossos pais — para com Abraão e sua descendência, para sempre!”. 56 Maria ficou cerca de três meses com Isabel. Depois voltou para a sua casa.
Leituras:
Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas:
Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
As leituras dos Evangelhos do Tempo Comum são substituídas pelo Evangelho próprio desta Festa da Visitação da Mãe de Jesus à Mãe de João Batista, grávida de seis meses.
Consideremos a dedicação de Maria neste fato.
Ela viajou mais de cem quilômetros para chegar a Ein Karim, onde Isabel morava. Se pensarmos nos perigos de uma viagem deste tipo, que durava mais de dez dias, concluímos que Maria não foi sozinha, nem a pé. Ela deve ter tido alguma companhia e possivelmente um burrinho como cavalgadura. Ela também estava no início da gravidez, da qual nasceria Jesus.
O mais importante deste relato evangélico é que a identidade de Jesus, como Filho de Deus, é apresentada pela primeira vez no Evangelho, nas palavras de uma mulher, Isabel. Ela discerne na Mãe do Meu Senhor (Lc 1,43) o próprio Filho do Senhor, de Deus.
Como Isabel soube disto?

O Evangelho é claro: o Espírito Santo a inspirou, iluminou, deu-lhe este conhecimento. Devemos concluir que Isabel era uma mulher de constante união com Deus para saber o que vinha da parte Dele e não de sua imaginação de simples mulher.
Em constante união com Deus estava Maria que em seu seio trazia o próprio Deus Filho. Entendemos como ela se alegra, serena e santamente, cantando seu Magnificat. Rezemos agora, com Maria, o Magnificat, para entendermos sua elevação espiritual e santificadora.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário