quarta-feira, 17 de maio de 2017

Liturgia do dia 17/05/2017

A imagem pode conter: texto


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto


Leituras
At 15,1-6
Sl 121, 1-2. 3-4a. 4b-5 (R. Cf. 1)
Jo 15,1-8

5ª Semana da Páscoa Ano A

Quarta-Feira

Primeira Leitura: At 15,1-6

Naqueles dias:1 Alguns indivíduos que tinham chegado da Judeia começaram a ensinar aos irmãos o seguinte: “Se vós não receberdes a circuncisão, conforme a lei de Moisés, não podereis ser salvos”. 2 Paulo e Barnabé protestaram, travando uma discussão muito forte com eles. Por isso ficou resolvido que Paulo e Barnabé, acompanhados de alguns deles, iriam a Jerusalém para tratar da questão com os apóstolos e os presbíteros. 3 Assim, mandados com recomendações pela Igreja, atravessaram a Fenícia e a Samaria, relatando a conversão dos pagãos e causando imensa alegria entre todos os irmãos. 4 Chegando a Jerusalém, foram acolhidos pela Igreja, os apóstolos e os presbíteros. Relataram, então, tudo o que Deus tinha feito com eles. 5 Contudo, algumas pessoas do grupo dos fariseus, que tinham abraçado a fé, intervieram para sustentar que era preciso circuncidar os pagãos e mandar que seguissem a lei de Moisés. 6 Então os apóstolos e os anciãos se reuniram para examinar essa questão.
Salmo: Sl 121, 1-2. 3-4a. 4b-5 (R. Cf. 1)

R. Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa Senhor!
1 Quanta alegria quando ouvi: “Nós vamos à Casa do Senhor!”. 2 E eis os nossos pés, Jerusalém, chegando às tuas portas.

3 Jerusalém, cidade edificada como um único corpo!

4 Em cuja direção sobem as tribos, as tribos do Senhor.

4b Para louvar o nome do Senhor, tarefa de Israel. 5 Lugar onde se encontram os tribunais e a casa de Davi!
Evangelho: Jo 15,1-8

Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1 Eu sou a videira autêntica e o meu Pai é o lavrador. 2 Ele cortará todo o ramo que não der fruto em mim, e podará todo o que der fruto, para que produza mais. 3 Vós já estais limpos por meio da palavra que vos tenho anunciado. 4 Permanecei em mim, como eu em vós. Como um ramo, se não permanecer na videira, não poderá dar fruto por si mesmo, assim também vós, se não permanecerdes em mim. 5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto, porque, sem mim, nada podeis fazer. 6 Se alguém não permanece em mim, será lançado fora como o ramo e secará. Será como os ramos secos que são juntados, atirados ao fogo e queimados. 7 Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem também em vós, então, pedi o que quiserdes e vos será concedido. 8 Meu Pai é glorificado nisto: em que produzais muito fruto e vos comporteis como meus discípulos.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Eu sou a videira verdadeira e Meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em Mim não dá fruto, Ele o corta;  e todo ramo que dá fruto, Ele o limpa, para que dê mais fruto ainda” (Jo 15,1 2).
Para entendermos o capítulo 15 do Evangelho de São João precisamos voltar ao passado do Povo de Israel.
O Salmo 79(80),8 diz:
Trouxeste uma vinha do Egito; lançaste fora os gentios, e a plantaste.
O Salmo inteiro é sobre esta videira que Deus conduziu do Egito para a Terra Prometida. Esta videira é a figura do Povo Eleito, Israel.
Mais claro ainda é o texto de Is 5,7:
... a vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel ...
Em Is 5,1-7 tudo se refere a Israel. Aqui Deus se lamenta de que a vinha que transplantou do Egito somente produz uvas amargas. Será por isso que Deus fez seu pronunciamento:
“E a tornarei em deserto; não será podada nem cavada;
porém crescerão nela sarças e espinheiros;
e às nuvens darei ordem que não derramem chuva sobre ela”. (Is 5,6).
É claro, por esta profecia de Isaías, que Deus mudará o tratamento que sempre deu a Israel para substituir aquela videira por outra.
Que Israel é entendido aqui? Não é somente o Povo Eleito, mas também os seus líderes religiosos.
Entendemos, assim, o motivo pelo qual Jesus contou a parábola da vinha confiada a vinhateiros mal intencionados que não a cuidavam para que desse uva e bom vinho. Os vinhateiros chegaram a matar o próprio filho do proprietário, querendo eles mesmos se tornar os donos da vinha.
Diz Mt 21,38-39:
Os agricultores, porém, ao verem o filho, pensaram:
“Esse é o herdeiro. Venham, vamos matá-lo, e tomar posse da sua herança”.                Então agarraram o filho, o jogaram para fora da vinha, e o mataram.
Os líderes religiosos de Jerusalém matarão o Filho do proprietário de Israel, Deus. Jesus deixa isto bem claro a seus discípulos. Não só a eles, mas também aos seus opositores judeus: Os chefes dos sacerdotes e os fariseus ouviram as parábolas de Jesus, e compreenderam que estava falando deles (Mt 21,45).
Contra os chefes dos sacerdotes e os fariseus, e diante de seus discípulos, Jesus se apresenta como o Novo Israel, a Videira Verdadeira de Deus. Foi o que o Evangelho hoje nos disse: “Eu sou a videira verdadeira e Meu Pai é o agricultor”.
Ou seja, com a vinda do Filho de Deus ao mundo, o antigo Israel é tirado dos sumos sacerdotes, dos anciãos do povo, dos fariseus e escribas. Deus deu a Seu Filho toda autoridade sobre Israel, fazendo-O seu Senhor e seu Deus no dia de sua Ressurreição. Isto, dito por São Tomé, expressava a certeza de todos os outros discípulos.
Ainda a partir da parábola da vinha Jesus nos dá mais este ensino:
Jesus ocupa o lugar de Israel enquanto Povo Eleito a ser salvo por Deus.
Por isto Ele diz que é a Videira Verdadeira, num sentido corporativo e salvífico: é preciso fazer parte deste Novo Povo de Deus, que Cristo representa, para sermos salvos.
São Paulo dirá: a Igreja é o Corpo de Cristo, e nós seus membros.
Os discípulos de Jesus, nós, somos os ramos da Videira Verdadeira.
Enquanto os ramos estão presos ao tronco da Videira, permanecem vivos e dão frutos. Os que não dão bastante fruto são podados pelo Pai de Jesus, que é o agricultor. Isto é, em Jesus, com seus discípulos que formam a Igreja, o Pai aperfeiçoa cada um dos batizados, para que produza frutos esperados e sempre melhores. Deus cuida de quem faz parte de sua Igreja.
De algum modo temos experiência espiritual enquanto representados pelos ramos da Videira Verdadeira que é Jesus Cristo. Sabemos que por diversos modos Deus nos “poda”, nos prova, e nos faz produzir sempre frutos melhores.
Assim a Videira permanece exuberante, e com ela seus ramos e frutos.
Entendamos bem o que isto diz: diz o quanto somos importantes para Jesus Cristo e para Deus Pai!
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário