segunda-feira, 22 de maio de 2017

Liturgia do dia 22/05/2017

Leituras
At 16,11-15
Sl 149, 1-2. 3-4. 5.6a.9b (R.4a)
Jo 15,26 - 16,4a

6ª Semana da Páscoa Ano A

Segunda-Feira

Primeira Leitura: At 16,11-15

11 Então, embarcamos em Trôade e seguimos diretamente para a ilha de Samotrácia. No dia seguinte, chegamos a Neápolis. 12 De lá fomos para Filipos, cidade do primeiro distrito da Macedônia e colônia romana. Nesta cidade nos demoramos vários dias. 13 No sábado, saímos da cidade e fomos para perto do rio, onde pensávamos que houvesse um lugar de oração. Sentamos e começamos a falar às mulheres reunidas ali. 14 Ora, uma delas, chamada Lídia, vendedora de púrpura, natural da cidade de Tiatira e que já adorava a Deus, também nos escutava. Pois o Senhor abriu seu coração, para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. 15 Depois de receber o batismo com toda a família, fez nos o seguinte convite: “Se me julgais fiel ao Senhor, vinde morar em minha casa”. E insistiu vivamente conosco.
Salmo: Sl 149, 1-2. 3-4. 5.6a.9b (R.4a)
R. O Senhor ama seu povo, de verdade.
1Entoai ao Senhor cântico novo, na assembleia dos santos seu louvor. 2 Por seu autor alegre-se Israel, os filhos de Sião pelo seu rei.

3 Louvem em suas danças o seu nome, toquem tímpano e harpa em seu louvor 4 Na verdade o Senhor ama o seu povo, coroa com o triunfo os pequeninos.

5 Exultem os fiéis em sua glória, aclamem-no a caminho do seu templo.

6a Tragam nos lábios hinos de louvor.

9b Esta é a glória de todos os seus santos.
Evangelho: Jo 15,26 - 16,4a

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
26 Quando vier o Paráclito que eu enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. 27 E vós também dareis testemunho, porque desde o princípio estais comigo. 16, 1 Estou dizendo estas coisas para que não vos escandalizeis. 2 Eles vos expulsarão das sinagogas: e mais ainda, virá a hora quando quem vos matar julgará prestar culto a Deus. 3 Chegarão a isto por não terem conhecido nem ao Pai, nem a mim. 4a Mas eu vos digo isto para que, quando chegar a hora, vos lembreis.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“... chegará a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto Deus.” (Jo 16,2b).
Por qual motivo os líderes judeus que mataram Jesus julgaram ter prestado culto a Deus? O próprio Jesus responde:
“Agiram assim porque não conheceram o Pai nem a Mim” (Jo 16,3).
Esta e a acusação mais grave de Jesus contra os que O levaram à morte, os sumos sacerdotes de Israel.
Eles deviam ser homens de Deus, profundamente espirituais, instruídos pela meditação das Escrituras, preparados para a chegada do Messias, para sua aceitação como Rei de Israel, como o Filho de Deus.
Mas eles ignoravam tudo isto.
Esta não era uma ignorância inocente. Era uma ignorância culpada, porque Deus mesmo lhes dera todos os meios para chegarem a descobrir que Jesus era o Seu Filho, o Filho de Davi, o Cristo, o Salvador do mundo.
Este ódio a Jesus e a seus discípulos se deve à falta do amor a Deus nos líderes religiosos de Israel.
O maior pecado dos líderes religiosos, portanto, foi o descumprimento do Primeiro Mandamento da Lei de Deus: não amaram a Deus o suficiente para se deixarem instruir por Ele.
A consequência deste pecado dos líderes judeus foi a morte de Jesus e a perseguição da comunidade cristã nascente.
Porém a aparente derrota de Jesus crucificado se tornou sua vitória.
Os sumos sacerdotes foram mortos pelos romanos em Jerusalém destruída com seu Templo. E Jesus Ressuscitado se revelou o Novo Moisés, fundador da Nova Aliança e da Nova Lei do Amor a Deus e ao próximo.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário