quinta-feira, 11 de maio de 2017

Liturgia do dia 11/05/2017

A imagem pode conter: texto

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas


Leituras
At 13,13-25
Sl 88, 2-3. 21-22. 25.27 (R. Cf. 2a)
Jo 13,16-20

4ª Semana da Páscoa Ano A

Quinta-Feira

Primeira Leitura: At 13,13-25

13 Embarcando em Pafos, a caravana de Paulo chegou a Perge, na Panfília. Mas ali. João separou-se deles para voltar a Jerusalém. 14 Os outros, entretanto, foram além de Perge e chegaram a Antioquia da Pisídia. Num sábado, entraram na sinagoga e sentaram-se. 15 Acabada a leitura da Lei e dos Profetas, os chefes da sinagoga mandaram lhes dizer: “Irmãos, se tendes alguma palavra para exortar o povo, podeis falar”. 16 Então Paulo se levantou, fez sinal com a mão e disse: “Homens de Israel e todos os que temeis a Deus, escutai! 17 O Deus deste povo de Israel escolheu nossos pais e multiplicou o povo, enquanto habitava no Egito. Depois, os tirou de lá com grande poder. 18 Por quarenta anos mais ou menos, alimentou-os no deserto. 19 Em seguida, na terra de Canaã, exterminou sete povos; cujos domínios lhes deu em herança, 20 depois de uns quatrocentos e cinquenta anos. Então lhes deu Juízes, até o tempo do profeta Samuel. 21 Em seguida, pediram um rei e Deus lhes deu Saul, filho de Cis, da tribo de Benjamim, que reinou quarenta anos. 22 Depois de o ter rejeitado, o Senhor fez surgir Davi como rei. Dele é que deu este testemunho: Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que cumprirá integralmente a minha vontade. 23 Foi de sua descendência que Deus fez sair Jesus, o Salvador de Israel, conforme a sua promessa. 24 Precedendo sua vinda, João tinha proclamado a todo o povo de Israel a mensagem do batismo de conversão. 25 Quando João estava para encerrar a sua missão, declarou: ‘Quem pensais que eu seja? Eu não sou esse tal. Mas depois de mim virá aquele a quem não sou digno de desamarrar as correias das sandálias’.
Salmo: Sl 88, 2-3. 21-22. 25.27 (R. Cf. 2a)

R. Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.
2 Senhor, cantarei sempre a tua graça, direi às gerações quanto és fiel; 3 a tua graça é firme como a terra; tua fidelidade, como o céu.

21 eu encontrei Davi, meu servidor, ungi-o com o meu óleo consagrado; 22 para que minha mão fosse com ele, e sempre fosse forte por meu braço.

25 Com ele a minha graça e lealdade, por mim se exaltará o seu poder.

27 A mim ele dirá: ‘Tu és meu Pai, meu Deus e meu rochedo salvador!’.
Evangelho: Jo 13,16-20

Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse:
16 Eu vos afirmo e esta é a verdade: não é o servidor maior que seu patrão, nem o enviado maior que aquele que o envia. 17 Já que sabeis disto, sereis felizes se o praticardes. 18 Não o digo de todos vós, conheço aqueles que escolhi; mas é preciso que se cumpra a Escritura: Aquele que come meu pão levantou contra mim seu calcanhar! 19 Desde já, antes que aconteça, eu vos digo, para que, quando acontecer, creiais que eu sou. 20 Eu vos afirmo e esta é a verdade: quem receber aquele que eu envio, estará também me recebendo; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
... o mensageiro não é maior do que Aquele que o enviou ... (Jo 13,16d).
... quem recebe aquele que eu enviar, Me recebe a Mim.
E quem Me recebe, recebe Aquele que Me enviou. (Jo 13,20c).
Jesus, neste Evangelho, engrandece a missão que dará a seus discípulos, os doze apóstolos.
Eles não são meros voluntários de uma entidade puramente humana.
Eles são representantes Dele mesmo, e, assim, enviados por Deus.
É por meio deles que Deus chegará ao mundo.
Maior elogio a seus discípulos Jesus não poderia ter feito.
Confirmados por esta afirmação de Jesus, os apóstolos darão a própria vida pela missão que Dele receberam.
Entendamos do mesmo modo os que hoje em dia Deus chama para o serviço do Evangelho na Igreja. São pessoas escolhidas, apesar de suas limitações, para a mesma tarefa que Jesus deu a seus apóstolos.
Isto não quer dizer que todos os enviados por Jesus sejam todos perfeitos e santos. Infelizmente a natureza humana tem si a marca do pecado. Não foi o que Jesus falou sobre aquele seu discípulos, Judas, muitas vezes enviado com os demais para anunciar o Evangelho, mas que terminou por traí-Lo?
Entre os enviados por Jesus Cristo há pessoas santas e menos santas, santos e pecadores. Sejamos realistas, não atribuindo a Jesus Cristo as falhas humanas de seus enviados. Se Ele admitiu um

Judas entre seus discípulos, disto tirou proveito e ensino para toda a Igreja
: diante do pecado dos homens vencem a sabedoria e misericórdia de Deus.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário