quarta-feira, 10 de maio de 2017

Liturgia do dia 10/05/2017

A imagem pode conter: textoA imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto


Leituras
At 12,24 - 13,5a
Sl 66, 2-3. 5. 6.8 (R. 4)
Jo 12,44-50

4ª Semana da Páscoa Ano A

Quarta-Feira

Primeira Leitura: At 12,24 - 13,5a

24 No entanto, a palavra de Deus crescia e se espalhava cada vez mais. 25 Barnabé e Saulo terminaram seu trabalho e voltaram para Jerusalém, levando com eles João, chamado também Marcos.13,1 Havia na Igreja de Antioquia diversos profetas e mestres, a saber: Barnabé, Simão, apelidado o Negro; Lúcio, o Cireneu; Manaém, irmão de leite do tetrarca Herodes, e Saulo. 2 Ora, certa vez, enquanto celebravam o culto do Senhor e jejuavam, o Espírito Santo disse: “Reservai-me Barnabé e Saulo para fazerem o trabalho que lhes destinei”. 3 Então, depois de jejuns e orações, impuseram as mãos sobre eles e os enviaram. 4 Assim, mandados em missão pelo Espírito Santo, os dois desceram para Selêucia e de lá navegaram para Chipre. 5 Chegando a Salamina, anunciaram aí a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus.Tinham consigo João como auxiliar.
Salmo: Sl 66, 2-3. 5. 6.8 (R. 4)

R. Que as nações vos glorifiquem ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.
2 Tenha Deus compaixão, nos abençoe: faça brilhar seu rosto sobre nós! 3 Conheçam-se na terra os seus caminhos e a sua salvação entre as nações!

5 Rejubilem-se e alegrem-se as nações, porque julgas os povos com justiça e guias as nações por toda a terra.

6 Ó Deus, que os povos todos rendam graças, agradeçam-te, ó Deus, todos os povos!

8 Queira Deus conceder-nos sua bênção, todos o temam pela terra inteira!
Evangelho: Jo 12,44-50

44 Jesus exclamou: “Quem crê em mim, crê não somente em mim, mas também naquele que me enviou; 45 e quem me vê, vê aquele que me enviou. 46 Eu vim como a luz ao mundo, para que todo o que crer em mim, não fique no escuro. 47 E se alguém ouve minhas palavras e não as observa, não sou eu que o julgo, porque não vim para julgar o mundo, mas para o salvar. 48 Quem me rejeita e não recebe minhas palavras, já tem quem o julgue: a palavra que anunciei, o julgará no último dia, 49 porque não falei por minha conta, mas aquele que me enviou, o Pai, me determinou o que dizer e anunciar. 50 E eu sei que o seu mandamento dá a vida eterna. Portanto, o que falo é justamente aquilo que o Pai me mandou anunciar”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Quem crê em mim, não é em Mim que crê, mas Naquele que Me enviou”. (Jo 12,44bc).
Quando o Filho de Deus se encarnou e assumiu a natureza humana, humilhou-Se diante de Deus Pai. Isto é São Paulo quem nos diz no Hino Cristológico da epístola aos Filipenses 2,7-8:
7. .. a Si mesmo Se esvaziou, assumindo a forma de servo,
tornando-se semelhante aos homens;
e, reconhecido em figura humana,
8. a Si mesmo Se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.
Era necessário que o próprio Filho de Deus dissesse isto às pessoas que O ouviam: “Quem crê em mim, não é em Mim que crê, mas Naquele que Me enviou”. (Jo 12,44bc).
Isto é, Jesus, nesta passagem do Evangelho, quer insistir que tudo o que faz não é por pura iniciativa sua como homem obediente a Deus. Tudo o que Ele faz é por ordem do Pai, conforme a Vontade do Pai. Sua figura fica em segundo plano. É como se dissesse: ao Me ouvirem, esqueçam-se de Mim, mas fixem suas mentes e corações unicamente no Pai.
É para Deus que Jesus nos leva.
Ele é a porta do redil de Deus.
Ele é quem nos conduz para a Salvação que Deus preparou para nós.
Com isto em mente, entendemos como Jesus ensinou, como primeiro pedido no Pai-Nosso, a dizer: “... santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa Vontade ... ”.
Ora, a Vontade de Deus é a que queremos cumprir, como Jesus a cumpriu enquanto Filho de Deus Encarnado. Ele é nosso modelo. E como sua obediência resultou no que de melhor Deus podia nos dar, isto é, a Salvação e a Vida Eterna, vamos cumprir sempre a Vontade de Deus em toda a nossa vida. Esta é a nossa parte para conseguirmos a Vida Eterna. Tudo o mais o Pai e o Filho fazem por nós.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário