quinta-feira, 25 de maio de 2017

Liturgia do dia 25/05/2017

A imagem pode conter: texto


Leituras
At 18,1-8
Sl 97, 1. 2-3ab. 3cd-4 (R. Cf. 2b)...
Jo 16,16-20

6ª Semana da Páscoa Ano A

Quinta-Feira

Primeira Leitura: At 18,1-8

Naqueles dias:1Paulo partiu de Atenas e foi para Corinto. 2 Ali encontrou “um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, que, com sua esposa Priscila, tinha chegado recentemente da Itália. Isto aconteceu por causa do decreto de Cláudio, que obrigava todos os judeus a saírem de Roma. Paulo os procurou, 3 e, como exercia o mesmo ofício, ficou trabalhando na casa deles. Eram fabricantes de tendas. 4 Aos sábados, Paulo discutia na sinagoga, procurando convencer judeus e gregos. 5 Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo dedicou-se exclusivamente à pregação, demonstrando aos judeus que Jesus é o Messias. 6 Mas, como começassem a resistir e a insultar, Paulo sacudiu sua roupa e lhes disse: “Vós sois responsáveis pelo que vos acontecer! Não cabe a mim a culpa! Daqui por diante irei aos pagãos!”. 7 Saindo de lá, foi para a companhia de um homem chamado Tício Justo, que adorava a Deus, cuja casa ficava junto da sinagoga. 8 Crispo, o chefe da sinagoga, acreditou no Senhor com toda a sua família. Também muitos coríntios, ouvindo a pregação, acreditavam e eram batizados.

Salmo: Sl 97, 1. 2-3ab. 3cd-4 (R. Cf. 2b)

R. O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

1 Entoai ao Senhor cântico novo, que ele fez maravilhas! Sua mão poderosa e braço santo valeram-lhe a vitória.

2 Revelou o Senhor o seu auxílio, sua justiça aos povos. 3a De seu fiel amor ele lembrou-se, em favor de Israel.

3c Os extremos da terra contemplaram nosso Deus a salvar-nos. 4 Aclamai o Senhor, ó terra inteira,

com cânticos e música!

Evangelho: Jo 16,16-20

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16 Daqui a pouco, não me vereis; mas pouco depois, me vereis de novo. 17 Perguntavam os discípulos uns aos outros: “Que é isto que diz: ‘Daqui a pouco não me vereis; mas pouco depois me vereis de novo’, e também: ‘Vou para o Pai?’”. 18 Diziam então: “Que é este pouco? não sabemos de que fala!”. 19 Jesus compreendeu que desejavam fazer perguntas e lhes disse: “Perguntais entre vós por que eu disse: ‘Daqui a pouco não me vereis, mas pouco depois me vereis de novo’. 20 Eu vos afirmo e esta é a verdade: chorareis e gemereis, enquanto o mundo se alegrará. Vós estareis na tristeza; mas vossa tristeza se converterá em alegria.

Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.

Boa Nova para cada dia

“Vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria.” (Jo 16,20c).

O capítulo 16 do Evangelho de São João continua as palavras de Jesus aos discípulos na Última Ceia. A Liturgia nos trouxe estas palavras nesta semana toda.

Aqui entendemos muitas coisas sobre o fim da vida pública de Jesus.

Ele predisse que depois de sua morte subiria ao Céu. Naquele momento, os discípulos não faziam a menor ideia de como isto poderia acontecer.

Para que os discípulos não se sentissem abandonados quando virem Jesus crucificado, morto e sepultado, Ele os consola dizendo que isto durará somente pouco tempo (Jo 16,16). E que depois, o verão novamente, mas desta vez, revestido pela Glória de Sua Ressurreição.

Portanto por um tempo os discípulos ficarão tristes, mas depois ficarão felizes (Jo 16,20).

Todos os anos, em Igreja, recordamos a Paixão, Morte, Sepultamento e Ressurreição de Jesus.

Não ficamos tristes como os apóstolos que, antes da Ascensão de Jesus, não sabiam o que lhes aconteceria depois.

Vivemos na alegria pascal todos os nossos dias, mesmo comemorando o memorial da Paixão e Morte de Jesus na Liturgia com a Igreja.

Demos graças a Deus que nos faz viver felizes a certeza de que Jesus Cristo está intercedendo por nós à direita do Pai.

Demos graças a Deus por continuar os ensinos de Jesus a nós, seus discípulos hoje, por meio da ação do Espírito Santo.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário