terça-feira, 16 de maio de 2017

Liturgia do dia 16/05/2017

A imagem pode conter: texto

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas


Leituras
At 14,19-28
Sl 144, 10-11. 12-13ab. 21 (R. Cf. 12a)
Jo 14,27-31a

5ª Semana da Páscoa Ano A

Terça-Feira

Primeira Leitura: At 14,19-28

Naqueles dias:19 apareceram alguns judeus de Antioquia e Icônio, que conseguiram atrair o povo para seu lado. Apedrejaram então a Paulo e o arrastaram para fora da cidade, pensando que estivesse morto. 20 Mas, quando os discípulos se juntaram ao seu redor, ele se levantou e voltou para a cidade. No dia seguinte, partiu com Barnabé para Derbe. 21 Depois de terem anunciado o Evangelho àquela cidade, conseguindo muitos discípulos, voltaram a Listra, Icônio e Antioquia. 22 Confortavam os ânimos dos discípulos e os exortavam a se manterem firmes na fé, dizendo: “Precisamos passar por muitos sofrimentos para podermos entrar no Reino de Deus”. 23 Em cada Igreja eles constituíam presbíteros, impondo-lhes as mãos, faziam preces e jejuns, recomendando-os ao Senhor, em quem tinham acreditado. 24 Atravessaram a Pisídia e chegaram à Panfília. 25 Anunciaram a palavra em Perge, depois desceram a Atália. 26 De lá navegaram para Antioquia, onde tinham sido recomendados à graça de Deus para a missão que acabavam de cumprir. 27 Ao chegarem, eles reuniram a Igreja e contaram tudo o que Deus tinha feito com eles, e sobretudo como tinham aberto a porta da fé aos pagãos. 28 Depois, ficaram longo tempo com os discípulos.
Salmo: Sl 144, 10-11. 12-13ab. 21 (R. Cf. 12a)

R. Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso.
10 Todas as criaturas te agradeçam, bendigam-te, Senhor, teus santos todos! 11 Falem eles da glória do teu reino e saibam proclamar teu poderio.

12 Para os filhos de Adão narrem teus feitos, a grandiosa glória do teu reino. 13 Pois o teu reino é um reino para sempre, todas as gerações são teu domínio.
Evangelho: Jo 14,27-31a

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:27 Eu vos deixo a paz; dou-vos minha paz. Eu vo-la dou, não como a dá o mundo. Não se perturbe, nem desfaleça o vosso coração. 28 Ouvistes o que eu vos disse: vou e volto a vós. Se me amásseis, vos alegraríeis de que eu vá ao Pai, porque o Pai é maior do que eu. 29 Digo isto agora, antes que aconteça, para que acrediteis, quando acontecer. 30 Já não falarei mais convosco, porque está para chegar o príncipe deste mundo. Ele não pode nada contra mim; 31 mas é preciso que o mundo saiba que eu amo o Pai e procedo como o Pai me ordenou.

Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Deixo-vos minha paz, a minha paz vos dou”. (Jo 14,27a).
Antes de sua Paixão e Morte, Jesus profetizou sua Ressurreição.
É por este motivo que o Evangelho de hoje as palavras de Jesus são de despedida: “Deixo-vos minha paz”.
A paz de Jesus consiste em sua presença espiritual em meio a Sua comunidade, a Sua Igreja, e, hoje, em nosso meio.
Jesus sabia que os discípulos sofreriam o trauma de Sua prisão e morte. Ele os preveniu: “... não se perturbe o vosso coração” (Jo 14,27c). E ainda: “Vou, mas voltarei a vós” (Jo 14,28b).
Esta volta é a da Ressurreição.
Mas Jesus sabe que será difícil aos discípulos acreditar nos primeiros testemunhos de Sua Ressurreição. Por isso falou: “Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis” (Jo 14,29).
Mas os discípulos não acreditaram nem em Madalena nem nas outras mulheres que tinham visto o túmulo vazio. Acreditarão depois de uma repreensão que o lhes fizer (Mc 16,14).
A meditação que o Evangelho de hoje nos propõe não é apenas uma recordação do dever de crer na Ressurreição de Jesus. É também a lembrança de que mesmo não sendo visto por nossos olhos de carne, pode ser visto por nossos olhos espirituais.
E nesta visão, o Jesus que vemos é o que nos garante a paz: “Deixo-vos minha paz, a minha paz vos dou”. (Jo 14,27a).
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário