sábado, 20 de maio de 2017

Liturgia do dia 20/05/2017

A imagem pode conter: texto

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas em pé

Leituras
At 16,1-10;
Sl 99, 2. 3. 5 (R. 2a);
Jo 15,18-21

5ª Semana da Páscoa Ano A

Sábado

Primeira Leitura: At 16,1-10

Naqueles dias:1 Paulo chegou a Derbe, depois a Listra. Encontrava-se ali um discípulo chamado Timóteo, filho de mulher judia, mas cristã, e de pai grego. 2 Os irmãos de Listra e Icônio falavam bem dele. 3 Paulo resolveu que ele o acompanhasse. Mas antes o circuncidou, por consideração aos judeus daquelas regiões: pois todos sabiam que seu pai era grego. 4 Em cada cidade por onde passavam, eles transmitiam as decisões que os apóstolos e presbíteros de Jerusalém tinham tomado e recomendavam sua observância. 5 As Igrejas ficavam, assim, mais fortes na fé e o número de seus membros aumentava de dia para dia.6 Paulo e Silas percorreram a Frígia e a região da Galácia, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia. 7 Chegaram aos confins da Mísia. Aí tentaram ir até a Bitínia. Mas o Espírito de Jesus não o permitiu. 8 Por isso atravessaram a Mísia e desceram a Trôade. 9 Durante a noite, Paulo teve uma visão: um macedônio estava lá de pé e lhe suplicava: “Vem para a Macedônia e ajuda-nos”. 10 Logo após essa visão, procuramos ir para a Macedônia, convencidos de que Deus nos tinha chamado para anunciar aí a boa-nova do Senhor.
Salmo: Sl 99, 2. 3. 5 (R. 2a)
R. Aclamai o Senhor, ó terra inteira.
2 Rendei culto ao Senhor com grande júbilo, vinde a ele com cantos de alegria!

3 Sabei-o todos: é o Senhor que é Deus, foi ele que nos fez e somos dele, somos seu povo, ovelhas do seu campo.

5 Bom é o Senhor, e o seu amor eterno, fiel de geração em geração.
Evangelho: Jo 15,18-21

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18 Se o mundo vos odeia, lembrai-vos que me odiou antes. 19 Se fôsseis do mundo, o mundo vos amaria como ama o que é seu; mas, porque não sois do mundo, e pelo fato de eu vos ter escolhido do meio dele, o mundo vos odeia. 20 Lembrai- vos do que eu vos disse: o servidor não é maior do que o seu patrão. Se a mim perseguiram, perseguirão também a vós. Se cumpriram as minhas palavras, cumprirão também as vossas. 21 Mas vos farão tudo isso por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro odiou a mim”. (Jo 15,18).
No Evangelho de ontem vimos como Jesus acentua a importância do amor para que os discípulos permaneçam unidos a Ele e entre si.
Hoje vemos Jesus falar do ódio que o mundo tem contra Jesus e seus discípulos.
Assim constatamos que perante Jesus, o Reino de Deus e os discípulos o mundo se comporta de maneira contraditória:
- haverá quem odeie Jesus e O persiga. Portanto haverá quem odeie e persiga os discípulos: “Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós” (Jo 15,20c).
- haverá quem acolha Jesus, o Reino de Deus e os discípulos: “Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa” (Jo 15,20d).
Por qual motivo as pessoas odeiam Jesus e seus discípulos?
Jesus responde:
“Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome,
porque não conhecem Aquele que me enviou” (Jo 15,21).
Enfim, o ódio a Jesus, ao Reino de Deus, aos discípulos, não é devido somente à pregação de Jesus que condena o pecado, mas é devido à ignorância de Quem Deus é.
Ora, esta ignorância não é inocente. É culpada.
Há muita gente que se recusa a conhecer melhor o Evangelho, a doutrina cristã, porque sabe que aí estão críticas à consciência deformada e pecadora. Ficando neste estado, nem amam a Deus, nem a Jesus Cristo, nem a seus discípulos, nem à Igreja.
Aqui está o motivo pelo qual a Igreja, hoje também, tem inimigos em nosso mundo. E tem inimigos até mesmo dentro dela, pois católicos indiferentes e relaxados não querem ser corrigidos de seus pecados.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário