sexta-feira, 12 de maio de 2017

Liturgia do dia 12/05/2017

A imagem pode conter: texto

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas
Leituras
At 13,26-33
Sl 2, 6-7. 8-9. 10-11 (R. 7)
Jo 14,1-6

4ª Semana da Páscoa Ano A

Sexta-Feira

Primeira Leitura: At 13,26-33

Naqueles dias, tendo chegado a Antioquia da Pisídia, Paulo disse na sinagoga: 26 Irmãos, descendentes de Abraão e todos vós que adorais a Deus! É a nós que foi dirigida esta mensagem de salvação. 27 De fato, os habitantes de Jerusalém e seus chefes não reconheceram a Jesus; mas ao condená-lo, cumpriram o que foi anunciado pelos profetas que são lidos todos os sábados. 28 Embora não encontrassem nele motivo de morte, eles o condenaram e pediram a Pilatos que o mandasse matar. 29 Quando tinham realizado tudo o que estava escrito a respeito dele, tiraram-no da cruz e o colocaram num sepulcro. 30 Mas Deus o ressuscitou dentre os mortos. 31 Durante muitos dias ele apareceu aos que o tinham acompanhado da Galileia a Jerusalém, os quais são agora suas testemunhas junto ao povo. 32 Nós também vos anunciamos a boa-nova, que a promessa feita a nossos pais 33 foi cumprida por Deus em favor de nós, seus filhos, ressuscitando Jesus. Assim está escrito, no Salmo segundo: Tu és Meu Filho; hoje te gerei.
Salmo: Sl 2, 6-7. 8-9. 10-11 (R. 7)

R. Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!
6 “Sagrei eu próprio o meu rei em Sião, meu monte santo!” 7 Eis do Senhor o decreto: ele me disse: “És meu filho, foi hoje que eu te gerei!

8 Pede-me, e dou-te as nações, a terra toda por reino. 9 Rege-as com cetro de ferro, quebra-as qual vaso de barro”.

10 Prudência agora, juízes; ó reis da terra, aprendei! 11 Servi a Deus com temor, os pés beijai-lhe, tremendo.
Evangelho: Jo 14,1-61 Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim. 2 Há muitos lugares na casa de meu Pai. Se não fosse assim, eu vos teria dito, porque vou preparar um lugar para vós. 3 E depois que eu me for e vos tiver preparado o lugar, virei outra vez e vos levarei comigo. Assim, onde eu estiver, vós estareis também 4 Sabeis o caminho do lugar aonde vou”.5 Tomé lhe disse: “Senhor, não sabemos para onde vais. Como poderíamos, então, conhecer o caminho?”. 6 Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.Boa Nova para cada dia... voltarei e vos levarei comigo... (Jo 14,3b).Neste Evangelho Jesus responde a uma preocupação dos discípulos quanto a Vida Eterna: eles iriam ou não para o céu quando Ele partisse para lá? Jesus respondeu, antes de tudo: “Não se perturbe o vosso coração. Tende fé em Deus e em Mim também” (Jo 14,1). Ou seja, afirmou que os discípulos iriam com Ele para o céu.Maior esperança e alegria lhes deu quando completou: ... voltarei e vos levarei comigo... (Jo 14,3b).Notemos que este diálogo de Jesus acontece somente entre Ele e seus discípulos mais próximos. O desejo deles de permanecerem com Jesus também depois da morte, é o assunto deste diálogo.Aos que permanecem com Jesus Ele prepara moradas no céu.Permaneçamos com Ele até o fim desta vida, para merecermos a Vida Eterna em Sua companhia.No fim deste diálogo Jesus disse aos discípulos que eles conheciam o caminho para ir para “a casa de Seu Pai” (Jo 14,2a). Mas São Tomé falou que não sabia nem para onde Jesus ia, nem qual era o caminho que para lá conduzia. Ora, Jesus tinha dito que ia para “a casa de Seu Pai”. Faltou a São Tomé recordar-se disto. Só faltava dizer qual era o caminho para a casa do Pai.Pois então Jesus aproveita a pergunta de São Tomé para nos dar lição preciosíssima: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.Temos, nesta resposta de Jesus, a lição que orienta toda nossa existência nesta terra em vista de nossa moradia no céu junto de Deus Pai e de Jesus Cristo.São Tomé verá mais tarde Jesus Cristo Ressuscitado, e dirá: “Meu Senhor e meu Deus” (Jo 20,28). Também desta vez, por meio de São Tomé, reconhecemos no Cristo Ressuscitado o Senhor e Deus de todos os que Nele têm fé.E foi esta fé em Jesus Cristo que São Tomé levou à Índia como seu Evangelho, em sua atividade missionária, até morrer martirizado em Mylapore, perto de Madras, na Índia. Perseverou em sua fé em Jesus Cristo Ressuscitado. Nele encontrou o Caminho, a Verdade e a Vida Eterna.Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário