segunda-feira, 8 de maio de 2017

Liturgia do dia 08/05/2017

A imagem pode conter: texto


A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre



Leituras
At 11,1-18
Sl 41, 2-3; 42, 3.4 (R. Cf. Sl 41, 3a)
Jo 10,11-18

4ª Semana da Páscoa Ano A

Segunda-Feira

Primeira Leitura: At 11,1-18

Naqueles dias:1 Os apóstolos e os irmãos que viviam na Judeia souberam que também os não judeus tinham recebido a palavra de Deus. 2 Assim, quando Pedro subiu a Jerusalém, os fiéis de origem judaica o atacaram, 3 dizendo: “Entraste na casa de pessoas não circuncidadas e comeste à mesa com eles”. 4 Pedro começou a lhes explicar tudo, segundo a ordem dos acontecimentos, dizendo: 5 “Eu rezava na cidade de Jope, quando, em êxtase, tive uma visão. Era um objeto parecido com uma grande toalha, que descia do céu, amarrada pelas quatro pontas. E vinha até perto de mim. 6 Olhando e reparando na aparição, vi dentro dela os quadrúpedes da terra, os animais selvagens, os répteis e as aves do céu. 7 Também ouvi uma voz que me dizia: ‘Levanta-te, Pedro, mata e come’. 8 Mas eu disse: ‘De jeito nenhum, Senhor, porque nunca entrou em minha boca nada de profano ou impuro’. 9 Então se ouviu, pela segunda vez, a voz do céu: ‘O que Deus purificou, tu não deves considerar como impuro’. 10 Isto aconteceu três vezes, e depois tudo foi de novo recolhido para o céu. 11 Eis que, naquele mesmo instante, três homens, enviados de Cesareia à minha procura, pararam diante da casa em que estávamos. 12 O Espírito me disse que os acompanhasse sem medo. Estes seis irmãos foram comigo e assim entramos na casa de Cornélio. 13 Ele nos contou como tinha visto um anjo se apresentar em sua casa dizendo: ‘Manda alguém a Jope para trazer a Simão Pedro. 14 Ele falará dos acontecimentos que hão de trazer a salvação para ti e para toda a família’. 15 Ora bem, apenas comecei a falar, desceu o Espírito Santo sobre eles da mesma forma que sobre nós, no princípio. 16 Foi então que me lembrei da declaração do Senhor, quando disse: ‘É verdade que João
batizou com água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo’. 17 Portanto, se Deus deu a eles o mesmo dom que a nós, por termos abraçado a fé no Senhor Jesus Cristo, quem era eu para impedir a ação de Deus?”. 18 Ouvindo isso, ficaram tranquilos e glorificaram a Deus, dizendo: “Eis que Deus concedeu também aos pagãos a conversão que leva para a vida!”.
Salmo: Sl 41, 2-3; 42, 3.4 (R. Cf. Sl 41, 3a)

R. A minh'alma tem sede de Deus e deseja o Deus vivo.

2 Anseia a corça por água viva, assim minh’alma por ti, meu Deus. 3 Ela tem sede de ti, Deus vivo; quando verei a 
tua face?
42,3 Tua luz manda-me, tua verdade: guiem-me ao templo, teu monte santo! 4 E então irei ao teu altar, Deus do meu júbilo, minha alegria. Dar-te-ei graças, ao som da cítara, a ti, meu Deus, a ti, Senhor.
Evangelho: Jo 10,11-18
Naquele tempo, disse Jesus:11 Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas. 12 O mercenário, que não é pastor nem dono das ovelhas, quando vê o lobo se aproximar, abandona as ovelhas e foge, enquanto o lobo as arrebata e as dispersa. 13 E isto porque é mercenário, e não se importa com as ovelhas. 14 Eu sou o bom pastor. Conheço minhas ovelhas e minhas ovelhas me conhecem, 15 como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a vida pelas minhas ovelhas. 16 Tenho ainda outras ovelhas, mas não estão neste cercado, é preciso trazê-las também. Elas ouvirão minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor. 17 Se o pai me ama é porque dou minha vida para retomá-la de novo. 18 Ninguém tira a vida de mim; mas eu a dou por minha própria vontade. Tenho poder de entregá-la e poder de a reto mar. Este é o mandamento que recebi de meu Pai”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
O bom pastor dá a vida por suas ovelhas (Jo 10,11b).
Jesus fazia oração com muita frequência, e seus discípulos notaram isto, deixando- o registrado nos Evangelhos.
Ele estava em oração no momento de seu Batismo: o céu se abriu e se ouviu a voz de Deus confirmando Seu Filho (Lc 3,21).
Um dia em que os discípulos viram Jesus em oração, ficaram impressionados e quiseram aprender Dele como rezar do mesmo modo; então Ele lhes ensinou o Pai-Nosso (Lc 11,1). Mais ainda: Jesus ensinou a rezar com insistência, sem jamais desanimar: Lc 18,1.
Coisas maravilhosas aconteciam com Jesus quando Ele entrava em oração. Foi assim no dia em que, no monte Tabor, entrou e oração: seu rosto se transfigurou e vieram falar com Ele Moisés e Elias: Lc 9,29-30.
O Evangelho de hoje termina com uma frase reveladora de um dos pontos mais importantes do Plano Salvador de Deus, Plano sobre o qual Jesus dialogava com o Pai:
Ninguém tira a minha vida ...;
tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente:
esta é a ordem que recebi de Meu Pai”. (Jo 10,18).
Aqui está a explicação para todo o Evangelho de hoje.
Nele Jesus afirmou que dava a Sua vida pelas suas ovelhas. Foi isto que ouviu do Pai como Sua missão salvadora.
E de fato morreu na cruz para salvar o rebanho que Deus lhe confiou.
Não abandonou suas ovelhas ao lobo (Jo 10,12).
Não se comportou como um mercenário (Jo 10,12).
Cumpriu a vontade do Pai, foi amado por Ele (Jo 10,17).
Enfim, a missão de Jesus, de salvar as ovelhas, tem início na vontade do Pai e termina no amor do Pai pelo Filho.
E nós, onde estamos neste Plano Divino?
Nós somos as ovelhas que Jesus ama e por quem dá a Sua vida.
O rebanho de Deus cuidado por Jesus Cristo é Sua Igreja.
Esta Igreja cresce continuamente. Por isso Jesus disse: “Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir ... e haverá um só rebanho e um só Pastor”. (Jo 10,16).
Contemplemos Jesus em sua figura de Bom Pastor, considerando seu relacionamento com Deus Pai por obediência e amor, e olhando por nós com dedicação total a ponto de dar Sua vida para nos salvar.
E, imitando Jesus, rezemos sobre todos estes pontos, dialogando com Deus Pai e com Jesus Cristo o Bom Pastor.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário