quinta-feira, 18 de maio de 2017

Liturgia do dia 18/05/2017

A imagem pode conter: texto


A imagem pode conter: 3 pessoas, texto

Leituras
At 15,7-21
Sl 95, 1-2a. 2b-3. 10 (R. Cf. 3)
Jo 15,9-11

5ª Semana da Páscoa Ano A

Quinta-Feira

Primeira Leitura: At 15,7-21

Naqueles dias: 7 Depois de uma longa discussão, Pedro se levantou e lhes disse: “Irmãos! Sabeis que desde muito tempo Deus fez uma escolha entre vós: que os pagãos ouvissem de minha boca o Evangelho e abraçassem a fé. 8 E Deus, que conhece os corações, manifestou-se em favor deles, dando-lhes o Espírito Santo do mesmo modo que a nós, 9 sem fazer nenhuma distinção entre nós e eles, depois de purificar seus corações pela fé. 10 Por que agora tentais a Deus, impondo aos discípulos um peso que nem nossos pais nem nós mesmos pudemos suportar? 11 Mais uma vez: pela graça do Senhor Jesus é que nós cremos ter alcançado a salvação, exatamente como eles”.12 Toda a assembleia ficou em silêncio e escutou a Barnabé e Paulo relatarem todos os sinais e prodígios que Deus tinha feito entre os pagãos por meio deles.13 Quando acabaram de falar, Tiago tomou a palavra e disse: “Irmãos, escutai-me! 14 Simão acabou de explicar como Deus, logo de início, se dignou separar dentre os pagãos um povo consagrado a ele. 15 Isto concorda com a palavra dos profetas, porque está escrito: 16 Depois disso, voltarei e reconstruirei a tenda arruinada de Davi. Reedificarei as suas ruínas e as reerguerei 17 Os outros homens irão procurar o Senhor, como também as nações que: foram consagradas pela invocação de meu nome. Assim fala o Senhor, que faz essas coisas 18 conhecidas desde os tempos mais antigos. 19 Julgo, por isso, que deixeis de molestar os que se convertem do paganismo para Deus. 20 Basta lhes escrever que não se contaminem com a idolatria ou uniões ilegais, nem tampouco comendo sangue ou carne de animais estrangulados. 21 Porque desde muito tempo a lei de Moisés está sendo lida e proclamada todos os sábados nas sinagogas de cada cidade”.
Salmo: Sl 95, 1-2a. 2b-3. 10 (R. Cf. 3)
R. Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações.
1 Entoai ao Senhor um canto novo; sim, cantai ao Senhor, ó terra inteira! 2a Celebrai o Senhor, louvai seu nome,

2b Proclamai cada dia: “Ele nos salva!”. 3 Mostrai entre as nações a sua glória, entre todos os povos seus prodígios.

10 Dizei entre as nações: “Reina o Senhor!”. Jamais vacila o mundo que firmou, ele governa os povos com justiça.

Evangelho: Jo 15,9-11

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9 Como o Pai me ama assim também eu vos amo. Permanecei no meu amor. 10 Se observardes os meus mandamentos permanecereis no meu amor, como eu cumpro os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor. 11 Eu vos digo isto para que minha alegria esteja em vós e vossa alegria seja completa.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Como o Pai me amou, assim também eu vos amei.
Permanecei no meu amor”. (Jo 15,9).
Ontem vimos a importância de permanecermos em união com Jesus Cristo, a Videira Verdadeira.
Hoje Jesus Cristo nos motiva pelos laços de afeto que nos unem a Ele e a Deus Pai.
Notemos esta sequência com que Jesus descreve esta nossa união com Ele e com o Pai:
- primeiro: o Pai ama o Filho. Jesus diz isto com a segurança de quem experimentou tal amor desde toda a eternidade.
- segundo: Jesus Cristo também nos amou. Somos seus discípulos, os ramos da Videira Verdadeira, que é Ele.
- terceiro: Jesus afetuosamente nos dá uma ordem: permanecei no meu amor. É uma ordem dada por quem tem a certeza de que somente isto é o melhor para nós, excluindo qualquer outra forma de relacionamento com Ele, como o de rejeição ou um amor tão débil que de nada valeria.
Alguém disse: a medida para amar a Deus é amá-Lo sem medida.
É um amor sem medida que Jesus pede de nós.
Portanto vamos corresponder a seu desejo, afetuosamente, amorosamente e saboreando a felicidade espiritual que só o amor a Deus pode nos dar.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário