terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Liturgia do dia 10/01/2018


Leituras
1Sm 3,1-10.19-20
Sl 39(40),2.5.7-8a.8b-9.10 (R/. 8a.9a)
Mc 1,29-39

1ª semana do Tempo Comum Ano B

Quarta-Feira

Primeira Leitura: 1Sm 3,1-10.19-20

Naqueles dias 1 O jovem Samuel servia, pois, a Javé diante de Eli. Era raríssimo que Javé falasse naqueles tempos, e as visões não eram frequentes. 2 Ora, um dia Eli dormia no seu quarto; seus olhos enfraquecidos já não enxergavam direito; 3 a lâmpada de Javé não se apagara ainda; Samuel dormia no santuário de Javé, no lugar em que estava a Arca de Javé. 4 Então Javé o chamou. “Samuel, Samuel!”. Ele respondeu: “Eis-me aqui!”. 5 E correu para junto de Eli, dizendo: “Eis-me aqui, porque me chamaste”. Eli retrucou: “Não te chamei; volta e dorme”. Voltou, pois, e foi se deitar. Javé chamou de novo: “Samuel, Samuel!”. Este mais uma vez se levantou e foi ter com Eli, dizendo: “Eis-me aqui, porque me chamaste”. “Não te chamei, meu filho”, disse Eli, “volta para a cama”. 7 Samuel ainda não conhecia Javé, e a palavra de Javé não lhe fora ainda revelada. 8 Pela terceira vez Javé chamou por Samuel. Este se levantou e foi para junto de Eli, 9 dizendo: “Eis-me aqui, porque me chamaste”. Compreendeu, enfim, Eli, que era Javé quem chamava o menino, e disse a Samuel: “Vai deitar-te; e se mais uma vez te chamarem, tu dirás: ‘Fala, Javé, que teu servo escuta’”. E Samuel tornou a deitar-se em seu lugar.10 Javé veio, se deteve, e chamou como das outras vezes: “Samuel, Samuel!”. E Samuel respondeu: “Fala, que teu servo escuta!”.19 Samuel cresceu. Javé estava com ele, e não deixou cair por terra nenhuma das suas palavras, 20 de sorte que todo Israel, de Dan até Bersabé, reconheceu que Samuel era profeta de Javé.
Salmo: Sl 39(40),2.5.7-8a.8b-9.10 (R/. 8a.9a)
R. Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!
Esperei no Senhor ansiosamente, e ele se inclinou e ouviu meu grito.

5 Feliz quem nele põe sua esperança e não segue em seus erros os idólatras!
Não quiseste oblação nem sacrifício, mas abriste, Senhor, os meus ouvidos. Não aceitaste vítima e holocausto, 8a e por isso é que eu disse: “Eis-me aqui!
8b No Livro está escrito a meu respeito que é preciso cumprir tua vontade. 9 Sim, ó meu Deus, é este o meu prazer; trago no coração a tua lei”.

10 Dei à grande assembleia a boa nova, não fechei os meus lábios, tu o sabes.
Evangelho: Mc 1,29-39

Naquele tempo, Jesus 29, saindo da sinagoga, foi com Tiago e João à casa de Simão e André. 30 A sogra de Simão estava de cama, com febre, e logo lhe falaram dela. 31 Aproximando-se, ele a tomou pela mão e a fez se levantar. A febre passou e ela começou a servi-los. 32Caindo a tarde, já depois do pôr do sol, trouxeram para junto dele todos os doentes e possessos: 33 toda a população estava reunida na entrada da cidade. 34 Ele curou muitos doentes, atacados de diversas enfermidades, e expulsou muitos demônios. Mas não permitia que os demônios falassem, porque sabiam quem era ele. 35 De madrugada, ele se levantou muito antes de raiar o dia, e saindo para um lugar deserto, ali ficou rezando. 36 Simão e seus companheiros foram procurá-lo.37 Quando o acharam, disseram-lhe: “Todos estão à sua procura”. 38 Ele lhes respondeu: “Vamos por aí afora, aos povoados vizinhos, para que eu pregue também por lá, porque foi para isso que eu saí”. 39 E saiu pregando pelas sinagogas, em toda a Galileia, e expulsava os demônios.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios. (Mc 1,39).
Neste Evangelho vemos como Jesus vai confirmando a impressão causada por sua pessoa, palavras e ações na multidão que já o seguia. Ele não só curou o possesso da sinagoga de Cafarnaum como curou a sogra de Pedro, muitos outros doentes e expulsou muitos demônios.
Tudo isto era uma grande descoberta para Simão e André, em cuja casa Jesus estava, acompanhado por Tiago e João (Mc 1,29). Quem via Jesus agindo assim procurava entender que tipo de pessoa Ele era.
Jesus mesmo nunca disse: ‘Eu sou o Filho de Deus, e por isso tenho estes poderes’.
Pelo contrário, esta revelação foi feita pelos grandes inimigos do homem, do próprio Jesus, os demônios. E o Evangelho nos diz: E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem Ele era. (Mc 1,34cd). De fato, os que tinham estado na sinagoga de Cafarnaum e viram Jesus expulsar o demônio, também ouviram o demônio dizer: “Eu sei quem és: tu és o Santo de Deus” (Mc 1,24c).
Nós não precisamos que seja o demônio quem nos diga quem é Jesus.
Nós sabemos e confessamos no Creio que Jesus é o Filho de Deus, Nosso Senhor. Portanto não nos encontramos em situação de inferioridade em relação às testemunhas oculares das curas e exorcismos feitos por Jesus no tempo em que esteve nesta terra antes de ressuscitar.
Hoje cremos em Jesus Ressuscitado, e vemos que Ele é a Imagem e Semelhança perfeita de Deus Pai.Deus Lhe deu o poder com que nos protege do demônio e nos leva à Salvação eterna.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário