terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Liturgia do dia 11/01/2018


Leituras
1Sm 4,1-11
Sl 43(44),10-11.14-15.24-25 (R/. 26d)
Mc 1,40-45

1ª semana do Tempo Comum Ano B

Quinta-Feira

Primeira Leitura:1Sm 4,1-11

1 Ora, naqueles dias os filisteus se reuniram para combater Israel. Israel marchou contra os filisteus para combate: eles acamparam perto de Eben-Ha-Ezer, ao passo que os filisteus acamparam em Afec. 2 Os filisteus se puseram em linha de batalha em face de Israel, e houve um duro combate. Israel foi batido diante dos filisteus e morreram no front, em batalha campal, cerca de quatro mil homens. 3 Quando o povo voltou para o acampamento, os anciãos de Israel disseram: “Por que Javé nos bateu hoje diante dos filisteus? Vamos fazer vir de Silo a Arca de nosso Deus; que ela venha para o meio de nós e nos salve das garras de nossos inimigos”. 4 O povo mandou uma delegação a Silo e trouxeram de lá a Arca de Javé dos exércitos que se assenta sobre os querubins; e os dois filhos de Eli, Ofni e Fineias, estavam lá, junto com a Arca. 5 Quando pois a Arca de Javé chegou ao acampamento, todo Israel lançou uma aclamação tão forte que a terra estremeceu. 6 Os filisteus, ao ouvirem o grito da aclamação, disseram: “Que significa o barulho dessa aclamação no acampamento dos hebreus?” E eles souberam que a Arca de Javé tinha chegado ao acampamento. E os filisteus ficaram com medo, pois eles diziam: “Deus chegou ao acampamento!”. E eles disseram: “Ai de nós! Pois até agora isto não tinha acontecido. Ai de nós! Quem nos libertará destes poderosos deuses? Estes foram os deuses que feriram os egípcios com todas as pragas no deserto. 9 Coragem, sede homens, ó filisteus, para que não venhais a servir aos hebreus, como estes vos serviram. Sede homens e lutai!”. 10 Os filisteus travaram a batalha, e Israel foi vencido, e cada um fugiu para as suas tendas. Grande foi a derrota, e tombaram em Israel trinta mil homens. 11 A Arca de Javé foi capturada, e morreram os dois filhos de Eli, Ofni e Fineias.
Salmo: Sl 43(44),10-11.14-15.24-25 (R/. 26d)
R. Por teu amor nos libertes, Senhor!
10 Porém agora, Senhor, tu nos rejeitas e humilhas: Ó Deus, com nossos exércitos, não mais saíste a combate!11 Tu nos fizeste fugir diante do nosso inimigo; quem ódio tinha de nós levou os nossos despojos.

14 Tu nos tornaste o ludíbrio, da vizinhança a risota; 15das nações somos a fábula, suas cabeças abanam.

24 Acorda, Senhor, acorda! Por que te pões a dormir. Desperta, e não nos vejamos eternamente enjeitados! 25Por que esconder o teu rosto e esquecer nossa miséria?
Evangelho: Mc 1,40-45

Naquele tempo 40 um leproso chegou perto de Jesus, implorando auxílio. Ajoelhou-se e lhe suplicou: “Se queres, tu podes me curar”. 41 Cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão e tocando nele disse: “Quero! Fica curado!”. 42 E no mesmo instante a lepra desapareceu e ele recuperou a saúde. 43 Jesus o mandou embora com palavras severas. 44 Disse-lhe: “Cuidado! Não fales nada a ninguém. Mas vai apresentar-te ao sacerdote e oferece pela tua cura o que Moisés determinou, para que lhes sirva do atestado”. 45 Ele, porém, logo que partiu, começou a proclamar bem alto e espalhar o acontecido, de modo que Jesus já não podia entrar abertamente numa cidade, mas ficava fora, em lugares retirados. Contudo, iam procurá-lo pessoas de toda parte.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
Jesus, cheio de compaixão,
estendeu a mão,
tocou nele,
e disse:
“Eu quero: fica curado!” (Mc 1,41).
Os discípulos de Jesus, atentos a tudo o que Ele fazia e dizia, prestaram atenção a Seu estado emocional ao ver aquele leproso que lhe pedia com fé sua cura.
Observaram como Jesus, cheio de compaixão, fez um gesto proibido pela Lei (Lv 13,2-3): tocou o leproso. Isto nenhum judeu podia fazer, porque se tornava impuro, contagioso. No entanto, Jesus não se contagiou com a lepra nem foi motivo de contágio para ninguém. O que Ele realmente contagiava era a alegria de ver Deus agindo no meio das pessoas através Dele.
Notemos que além de tocar o leproso, Jesus disse: “Eu quero”.
E imediatamente acrescentou: fica curado!
E foi o que aconteceu, diante dos olhares deslumbrados de seus discípulos e de todas as pessoas que estavam por ali. Por meio destas palavras Jesus mostrava sua sensibilidade com as pessoas que neste mundo não tinham esperança alguma de cura. Os leprosos eram pessoas enjeitadas pela sociedade. Eram um problema que os discípulos, por si mesmos, não sabiam como resolver, se isto dependesse deles.
Este fato foi importante confirmação, para os discípulos, que Jesus era o Santo de Deus.
Eles precisavam ter esta convicção cada vez mais confirmada para garantirem sua adesão a Jesus. Ficarão de tal forma seguros de que Jesus era o Filho de Deus, que um dia Ele, pondo-os à prova, perguntou-lhes: “Vós também quereis ir embora?” (Jo 6,57). Em nome de todos Pedro respondeu:
68. “... Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da Vida Eterna,
69. e nós cremos e sabemos que tu és o Cristo, o Filho de Deus”. (Jo 6,68-69).
Digamos a Jesus Cristo o mesmo: nós cremos e sabemos que tu és o Cristo, o Filho de Deus.
Aquele momento no passado da vida pública de Jesus, ecoa, deste modo, em nosso presente, em nossa vida atual de fé em Jesus Cristo. Digamos a todos que Ele é o Filho de Deus, o Salvador do mundo.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário