sábado, 20 de janeiro de 2018

Liturgia do dia 16/01/2018


Liturgia do dia 16/01/2018


Leituras
1Sm 16,1-13
Sl 88(89),20.21-22.27-28 (R/. 21a)
Mc 2,23-28

2ª semana do Tempo Comum - Ano B

Terça-Feira

Primeira Leitura: 1Sm 16,1-13

1 Disse Javé a Samuel: “Até quando ficarás chorando por causa de Saul, quando eu o rejeitei do governo de Israel? Enche de óleo o teu frasco de chifre, e vai! Eu te enviarei a Jessé, de Belém, pois escolhi um rei entre os seus filhos”. 2 Objetou Samuel: “Como hei de ir? Se Saul souber, me matará”. Disse Javé: “Leva contigo uma novilha, e dize: ‘Foi para sacrificar a Javé que eu vim!’. 3Tu convidarás Jessé para o sacrifício, e então eu te indicarei o que haverás de fazer, e ungirás para mim aquele que eu mandar”. 4 Fez Samuel conforme Javé lhe mandara. Ao chegar em Belém, os anciãos da cidade vieram, tremendo, ao seu encontro e indagaram: “Será bom sinal a tua vinda?”. 5 “Sim”, respondeu ele. “Vim para sacrificar a Javé. Purificai-vos, e vinde comigo ao sacrifício.” Ele mesmo purificou Jessé e seus filhos, e chamou-os para o sacrifício. 6 Logo que entraram, Samuel avistou Eliab, e pensou: “Certamente o ungido de Javé está diante dele!”. 7 Porém, Javé disse a Samuel: “Não te impressiones com sua aparência nem com sua estatura, pois este eu excluí. Não é como os homens veem que Deus vê, pois o homem vê a aparência; Javé, porém, vê o coração!”. 8 Então Jessé chamou Abinadad, e fê-lo passar diante de Samuel, que declarou: “Não é este também o que Javé escolheu”. 9 Jessé fez Sama comparecer, mas Samuel disse: “Não é este também o que Javé escolheu”. 10 Jesse apresentou, assim, seus sete filhos, mas Samuel declarou: “Javé não escolheu nenhum deles”. 11 Samuel perguntou a Jessé: “Acabaram-se os teus filhos?”. Ele respondeu: “Resta ainda o mais novo, que está vigiando as ovelhas”. Samuel ordenou a Jessé: “Manda buscá-lo, pois não nos sentaremos à mesa antes que ele tenha chegado”. 12Jessé mandou buscá-lo. Ele era bem corado, de belos olhos e formosa aparência. Então Javé ordenou: “Anda, dá-lhe a unção: é ele!”. 13 Samuel tomou o chifre de óleo e ungiu-o no meio dos seus irmãos. E daquele dia em diante o espírito de Javé se apoderou de Davi. Quanto a Samuel, ele viajou, e foi para Ramá.
Salmo: Sl 88(89),20.21-22.27-28 (R/. 21a)

R. Eu encontrei Davi, meu servidor.

20 Por meio de visões falaste outrora, aos teus santos então comunicaste: “Na fronte de um herói pus a coroa, exaltei um eleito do meu povo:

21 eu encontrei Davi, meu servidor, ungi-o com o meu óleo consagrado; 22 para que minha mão fosse com ele, e sempre fosse forte por meu braço.

27 A mim ele dirá: ‘Tu és meu Pai, meu Deus e meu rochedo salvador!’. 28 Eu o farei então meu primogênito, o mais excelso sobre os reis da terra.
Evangelho: Mc 2,23-28

23 Num sábado Jesus caminhava entre as lavouras, e os seus discípulos, enquanto andavam, iam colhendo espigas. 24 Então, os fariseus lhe diziam: “Reparas bem o que estão fazendo em dia de sábado? Não é permitido”.25 Ele lhes respondeu: “Nunca lestes o que fez Davi, quando ele e seus companheiros se viram em necessidade por causa da fome? 26 Como entrou na casa de Deus, no tempo do Sumo Sacerdote Abiatar, e comeu os pães da oferta, que só os sacerdotes podiam comer, e até os deu aos companheiros?”. 27 E lhes disse ainda mais: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28 Por isso o Filho do homem é senhor também do sábado”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado”. (Mc 2,27b).
Esta lição de Jesus mostra a compreensão que Ele, o Filho de Deus, tinha da Lei feita por Seu Pai.
O Pai ama todas as suas criaturas.
Deus ama seu Povo Eleito.
Deus não quis que seu Povo vagasse desorientado pelas estradas da vida.
Deus não planejou Sua Lei como um fardo para as pessoas.
Pelo contrário, deu seus santos Mandamentos como guias sábias, escolhidas, fonte de segurança para os que O amam.
Esta compreensão da Lei de Deus não era desconhecida pelo povo de Israel.
Mais de uma vez encontramos nos salmos e nos escritos bíblicos o elogio da Lei como guia santa e segura para os que querem viver em paz com Deus e com todos.
No Novo Testamento também esta compreensão da Lei de Deus está presente, nas palavras de São Paulo:... a Lei é santa; e o Mandamento, santo, justo e bom. (Rm 7,12).
No ensino de Jesus, portanto, entendemos o amor de Deus ao dar Sua Lei ao Povo que Ele ama. Não era intenção de Deus oprimir ninguém, nem complicar Seus Mandamentos com prescrições humanas, fruto da vaidade dos mestres da Lei, dos fariseus e saduceus.
Jesus mesmo disse que os judeus de seu tempo não conseguiam suportar o fardo de prescrições desnecessárias inventadas por guias judeus de seu tempo. Jesus oferecia um relacionamento com Deus sem este peso. Ele quis libertar todos de tal peso, quando disse:
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mt 11,28). Ele se referia ao cansaço do povo judeu sob o peso das prescrições judaicas meramente humanas de seu tempo.
Nós vamos a Jesus, em nossos dias, livres destes pesos antigos.
No entanto o peso que encontramos com inúmeros problemas em nossa vida, neste vale de lágrimas, nos leva a ir a Jesus, pedindo-Lhe que alivie nossos sofrimentos.
Os sofrimentos, de fato, têm o triste poder até de nos afastar do Único que pode nos livrar deles: Deus, por meio de Jesus.
Não deixemos que os sofrimentos desta vida sejam impedimento para nossa união com Deus. Pelo contrário, sejam o impulso para nos levar bem depressa a Ele e pedir-lhe o socorro: Ele sabe do que precisamos antes que o peçamos (Mt 6,8).

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário