quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Liturgia do dia 25/01/2018


Liturgia do dia 25/01/2018


Leituras
At 22,3-16
Sl 116(117),1.2 (R/. Mc 16,15)
Mc 16,15-18 (Envio Missionário)

3ª semana do Tempo Comum Ano B

Quinta-Feira

Primeira Leitura: At 22,3-16

Paulo disse ao povo: “Eu sou judeu, nascido em Tarso, da Cilícia. No entanto, criei-me nesta cidade e fui educado aos pés de Gamaliel, rigorosamente segundo as normas da Lei de nossos pais. Tinha tanto fervor religioso pela causa de Deus, como hoje todos vós também tendes. 4 Persegui até a morte os seguidores desta nova doutrina, prendendo e encarcerando homens e mulheres.5 O Sumo Sacerdote e todo o conselho dos anciãos podem dar testemunho a esse respeito: eles, na verdade, me deram cartas para os irmãos de Damasco e fui até lá para trazer algemados a Jerusalém a quantos eu encontrasse, para serem castigados. 6 Ora, enquanto caminhava e me aproximava de Damasco, por volta do meio-dia, de repente um forte clarão do céu brilhou à minha volta. 7 Caí por terra e ouvi uma voz que dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’. 8 Respondi: ‘Quem és, Senhor?’. E ele me disse: ‘Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem tu persegues’. 9 Meus companheiros enxergaram a luz, mas não entenderam a voz que falava comigo. 10Perguntei: ‘Senhor que farei?’. E o Senhor me disse: ‘Levanta-te e vai a Damasco. Lá te será dito tudo o que deves fazer’. 11 Mas, como eu não enxergava nada, ofuscado pelo brilho daquela luz, meus companheiros me levaram pela mão e assim cheguei a Damasco. 12 Ora, certo Ananias, homem piedoso segundo a Lei, bem conceituado entre todos os habitantes da cidade, de origem judaica, 13 foi procurar-me, apresentou-se e me disse: ‘Irmão Saulo, recupera a vista’. E, no mesmo momento, olhei para ele. 14 Ele disse mais: ‘O Deus de nossos pais te destinou para conheceres sua vontade, veres o Justo e ouvires sua própria voz, 15 porque serás testemunha dele perante todos os homens, sobre o que viste e ouviste. 16 E agora, que estás esperando? Vamos! Recebe o batismo, purifica-te de teus pecados, invocando o seu nome’.
Salmo: Sl 116(117),1.2 (R/. Mc 16,15)
R. Ide ao mundo inteiro, proclamai o Evangelho a todas as criaturas.
1 Louvai o Senhor, todos os povos; festejai o Senhor, países todos!

2 Pois forte é o seu amor para conosco, sua fidelidade é para sempre!
Evangelho: Mc 16,15-18 (Envio Missionário)

Naquele tempo Jesus disse aos discípulos: 15  “Ide ao mundo inteiro, proclamai o Evangelho a todas as criaturas. 16 Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17 Eis os milagres que acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios, falarão línguas novas, 18 pegarão em serpentes e, se beberem um veneno mortal, não lhes fará mal algum; imporão as mãos sobre os enfermos, que serão curados”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo. (Mc 16,15-16).
A Liturgia da Palavra de hoje é especial para a festa da conversão de São Paulo.
A Primeira Leitura é a descrição que São Paulo mesmo faz de sua conversão.
Portanto é necessário ouvi-la atentamente.
O Salmo Responsorial prevê o mundo evangelizadopor ação de Jesus e de seus apóstolos, de São Paulo inclusive. O Salmo canta os louvores de Deus porque Ele demonstrou seu amor por toda a humanidade, concedendo-lhe a salvação por meio de Jesus Cristo.
Ora, esta demonstração do amor de Deus pela humanidade era conhecida pelo Povo de Israel por séculos antes de Cristo. Quando em Jesus a Salvação se manifesta como amor de Deus pela humanidade, é normal ouvir o Salmo dizer: “comprovado é Seu amor para conosco, para sempre Ele é fiel”. [Sl 116(117),2].
Deus foi fiel no passado de Israel, no tempo de Jesus Cristo, continua fiel nos nossos dias e o será para toda a eternidade.
O Evangelho de hoje é o fim da narração de São Marcos sobre o que Jesus fez e disse, ou seja, a Salvação da humanidade.
No entanto São Marcos somente narrou os momentos em que Jesus esteve na terra antes de ressuscitar, de enviar seu Espírito Santo e criar a Igreja.
Hoje constatamos que o anúncio do Evangelho por meio dos apóstolos e de São Paulo é uma realidade que modificou o mundo.
Embora São Paulo não fosse escolhido por Jesus quando chamou os doze apóstolos, Jesus fez dele Seu apóstolo para uma missão especial: pregar o Evangelho aos não judeus.
Isto para nós não parece ser muito importante, mas é.
É porque os judeus acreditavam que somente eles mereciam a Salvação como cumprimento das promessas de Deus aos Patriarcas de Israel. Quem não fosse desse Povo não seria salvo.
Deus quis salvar toda a humanidade além dos judeus.
E é neste plano de Deus que entra a vocação de São Paulo como apóstolo de Jesus Cristo. É disto que São Paulo nos fala na Primeira Leitura de hoje. É isto que ele diz, com insistência, em Gl 1,1, Rm 1,1 e em outras cartas.
Nós, os não judeus, somos cristãos em grande parte porque herdamos o Evangelho que as comunidades paulinas nos transmitiram desde o primeiro século da era cristã.
Sejamos gratos a Deus, portanto, por nos ter enviado o apóstolo São Paulo.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário