sábado, 20 de janeiro de 2018

Liturgia do dia 13/01/2018


Liturgia do dia 13/01/2018


Leituras
1Sm 9,1-4.17-19; 10,1a
Sl 20(21),2a-3. 4-5. 6-7 (R/. 2a)
Mc 2,13-17

1ª semana Tempo Comum - Ano B

Sábado

Primeira Leitura: 1Sm 9,1-4.17-19; 10,1a

Havia entre os benjaminitas um homem chamado Cis, filho de Abiel, filho de Seror, filho de Becorat, filho de Afiá, de família benjaminita. Era um homem de valor. 2Tinha ele um filho chamado Saul, jovem e belo. Nenhum dos filhos de Israel era mais formoso do que ele; dos ombros para cima, ele ultrapassava todos do povo. 3Tinham-se perdido as jumentas de Cis, pai de Saul. E disse a seu filho: “Toma contigo um dos servos, e vai procurar as jumentas”. 4 Eles percorreram a montanha de Efraim e a região de Salisa, e não acharam; pesquisaram a terra de Saalim, e nada; foram à região de Benjamin e nada encontraram. 17 Quando Samuel viu Saul, Javé lhe disse: “Eis o homem de que te falei: ele reinará sobre o meu povo”. 18 Saul abordou Samuel no meio da porta, dizendo lhe: “Ensina-me onde está a casa do vidente”. 19Samuel tornou-lhe: “Eu sou o vidente. Sobe na minha frente ao lugar de culto, pois hoje comereis comigo. Amanhã te despedirei, revelando-te tudo que tens no coração. 10,1 Samuel tomou um vaso de óleo, e derramou-o sobre a cabeça de Saul; depois beijou-o e disse: “Eis que Javé te ungiu como chefe de seu povo Israel. És tu que regerás o povo de Javé, és tu que o salvarás dos inimigos que o rodeiam. E eis para ti o sinal que Javé te ungiu como chefe de sua herança:
Salmo: Sl 20(21),2a-3. 4-5. 6-7 (R/. 2a)
R. Senhor, por teu poder se alegra o rei.
2 Senhor, por teu poder se alegra o rei, por teu auxílio exulta de alegria. 3 Deste-lhe o que sonhou seu coração, não negaste o pedido dos seus lábios.

4 Vieste a ele em bênçãos copiosas, coroaste de ouro a sua fronte. 5 Ele pediu-te vida e tu lhe deste, longos dias, agora e para sempre.

6 Por tua graça, grande é a sua glória, de prestígio e esplendor o revestiste. 7 Fizeste dele bênção que não passa, encheste-o de alegria em tua face.
Evangelho: Mc 2,13-17

Naquele tempo,13 Jesus voltou de novo para a beira do lago. Todo o povo ia à sua procura, e ele os instruía. 14Passando por lá ele viu Levi, filho de Alfeu, sentado à mesa de cobrador de impostos, e lhe disse: “Segue-me!”. Ele se levantou e se pôs a segui-lo. 15 Na casa dele, quando Jesus estava sentado à mesa, muitos cobradores de impostos tão desprezados e pecadores estavam com Jesus e seus discípulos, porque eram muitos os que o estavam seguindo. 16 Quando os mestres da lei dos fariseus viram que ele comia com os pecadores e publicanos, perguntavam a seus discípulos: “Por que é que ele come e bebe junto com os cobradores de impostos e pecadores?”. 17 Ouvindo isto, Jesus lhes disse: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Não vim chamar os justos, mas os pecadores”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Por que ele come com os cobradores de impostos e pecadores?” (Mc 2,16f).
Poderíamos responder a estes mestres da Lei, inimigos de Jesus, da maneira mais rápida e direta,porque hoje, mais que eles, sabemos quem é Jesus: Ele comia com os cobradores de impostos e pecadores porque Sua missão divina era precisamente recuperar e salvar quem tinha necessidade da Salvação.
Os mestres da Lei tinham obrigação de saber o que significava o nome de ‘Jesus’, isto é ‘Salvador’. Se fossem realmente mestres, teriam chegado a este ponto. Porém, o coração deles estava endurecido. Para eles Jesus era um concorrente na liderança espiritual do Povo Eleito. Eles jamais admitiriam ceder a Jesus a autoridade moral e religiosa que até aquele momento conservavam em benefício próprio.
Jesus lhes responde com clareza, e, podemos supor, com paciência, porque os mestres da Lei também eram pecadores: Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas os doentes. Eu não vim para chamar os justos, mas sim os pecadores (cf. Mc 2,17).
Ora, aqueles mestres da Lei eram os doentes aos quais Deus tinha mandado Seu Filho. Eles eram os pecadores merecedores da misericórdia divina. No entanto, não a acolheram.               

No Evangelho de ontem vimos como o paralítico acolheu o perdão dos pecados oferecido por Jesus. Mas no Evangelho de hoje vemos os mestres da Lei cheios de soberba: não admitem serem doentes espirituais e pecadores. Como tudo seria diferente se eles tivessem coração puro, perdoados e curados por Jesus, para verem a Deus!
Vejamos a nós mesmos em comparação com os pecadores que Jesus acolhe e os mestres da Lei que rejeitam Jesus. Podemos escolher qual figura assumir.
Sintamos, como pecadores que somos, a bondade e doçura divina de Deus que vem ao nosso encontro na pessoa de Jesus. E a Ele digamos, como na Liturgia Penitencial: “Cristo que viestes salvar os pecadores humilhados, piedade de nós”.
Entendamos no Evangelho de hoje um convite para purificarmos nosso coração por meio do sacramento da reconciliação, numa confissão feita por amor a Deus. Viveremos envolvidos em Seu amor desde agora, até o dia em que com Ele estaremos na Vida Eterna.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário