quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Liturgia do dia 26/01/2018


Liturgia do dia 26/01/2018


Leituras
2Tm 1,1-8
Sl 95(96),1-2a. 2b-3.7-8a. 10 (R/. 3)
Lc 10,1-9

3ª semana do Tempo Comum Ano B

Sexta-Feira

Primeira Leitura: 2Tm 1,1-8

1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, com a missão de anunciar a promessa da vida que temos em Jesus Cristo, 2 a Timóteo, filho caríssimo. Graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor! 3 Dou graças a Deus, a quem sirvo, como os meus antepassados, com consciência limpa, sempre lembrando de ti em minhas orações, noite e dia. 4Lembrando de tuas lágrimas, sinto grande vontade de te rever e me alegrar. Recordo a fé sincera que está no teu íntimo, que também foi a de tua avó Loide e tua mãe Eunice, e não duvido que é a tua também. Por isso eu te peço que reanimes o dom de Deus, recebido pela imposição das minhas mãos. 7 Porque não foi um espírito de fraqueza que Deus nos deu, mas um espírito de força, de amor e de autodomínio. 8 Portanto, não tenhas vergonha de ser testemunha de Nosso Senhor, nem de mim, que estou preso por causa dele. Mas, pelo contrário, sofre comigo pelo Evangelho, confiando na força de Deus.
Salmo: Sl 95(96),1-2a. 2b-3.7-8a. 10 (R/. 3)
R. Mostrai entre as nações a sua glória, entre todos os povos seus prodígios.
1 Entoai ao Senhor um canto novo; sim, cantai ao Senhor, ó terra inteira! 2a Celebrai o Senhor, louvai seu nome,

2b Proclamai cada dia: “Ele nos salva!”. 3 Mostrai entre as nações a sua glória, entre todos os povos seus prodígios.

7 Dai ao Senhor, famílias das nações, dai ao Senhor aplausos e louvores. 8a Dai ao Senhor a glória do seu nome;

10 Dizei entre as nações: “Reina o Senhor!”. Jamais vacila o mundo que firmou, ele governa os povos com justiça.
Evangelho: Lc 10,1-9

Naquele tempo 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, à sua frente a todas as cidades e lugares aonde ele estava para ir. 2 E lhes disse: “A colheita é grande, mas os operários são poucos. Pedi ao dono da colheita que envie operários para a sua colheita. 3 Ide! Eu vos envio como cordeiros no meio de lobos. 4 Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias; e não saudeis ninguém pelo caminho. 5 Em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa!’. 6 E se houver ali um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não houver, ela voltará para vós.7 Permanecei nesta mesma casa, comendo e bebendo o que vos servirem, porque o trabalhador tem direito ao seu salário. Não mudeis de uma casa para outra. 8 Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que vos for servido; 9 curai seus doentes e dizei aos seus moradores: ‘O Reino de Deus está perto de vós!’.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia

“... dizei ao povo: o Reino de Deus está próximo”.(Lc 10,9bc).
Hoje a Igreja comemora a festa de São Lucas. O Evangelho apropriado é o de Lc 10,1-9, em que Jesus envia seus discípulos pelas diversas cidades e aldeias proclamando a chegada do Reino de Deus.
Jesus os previne: “... eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos” (Lc 10,3a). Quem eram os ‘lobos’? Não precisamos perguntar muito: eram os mesmos inimigos de Jesus: sacerdotes, anciãos do Povo, fariseus, escribas e doutores da Lei. Para nós hoje esta lição de Jesus continua válida: quando testemunhamos nossa fé enfrentamos ‘lobos’, os inimigos de Deus, da Igreja, os inimigos de Jesus.Porém o poder de Deus supera todas estas contrariedades e está ao nosso lado.
Jesus os manda na pobreza e confiantes na providência de Deus: “Não leveis bolsa nem sacola, em sandálias ...” (Lc 10,4a). Jesus disse isto para que os discípulos aprendessem que Deus cuida de quem é mandado por Ele em missão pelo Seu Reino. Para nós esta ordem de Jesus mostra que em nossas iniciativas para nos revelarmos cristãos é Deus quem primeiro arranja os meios. Tudo pertence a Ele e de tudo dispõe para o bem dos que O amam (Rm 8,28).
Jesus os tranquiliza quanto a pessoas que os rejeitarem: “... dizei primeiro: ‘a paz esteja nesta casa!’ Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós”.(Lc 10,5-6). Ou seja, os discípulos não poderão esperar nada mais que a paz que levam seja aceita com a mensagem do Reino de Deus. Não serão responsáveis por aqueles que os rejeitarem, à sua paz e ao Reino de Deus.
Para nós esta lição também tranquiliza: há muitas pessoas que rejeitam nossas mensagens de paz ou testemunho do Evangelho. Depois de termos feito nossa obrigação com insistência e constância, por fim a responsabilidade pelo insucesso será dos que nos rejeitarem a nós e ao Evangelho que lhes levamos.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário